Mais alguma informação útil, retirado do DMA da EDP:
10
DERIVAÇÕES PARA INSTALAÇÕES DE OBRAS (PROVISÓRIAS)
As ligações para obras devem limitar a sua duração ao estritamente necessário.
Em regra, o ramal que alimente as instalações para obras deve, sempre que possível, ser construído em termos definitivos, o que pressupõe que a portinhola, ou caixa de distribuição, e a caixa do contador sejam igualmente instaladas no local definitivo.
Nota: com este procedimento pretende-se agilizar o processo de contratação, com as inerentes vantagens para o cliente.
Recorda-se que os Pedidos de Ligações para Obras estão dependentes da exibição da licença municipal de construção ou documento equivalente e que, para potências superiores a 10,35kVA
é legalmente obrigatória a entrega de um Termo de Responsabilidade pela Exploração conjuntamente com o de Responsabilidade pela Execução.
A viabilidade da ligação está igualmente dependente da existência de rede com disponibilidade no local e de uma vistoria prévia às instalações, a realizar por pessoal da EDP Distribuição.
O fornecimento e a colocação do contador e do disjuntor de entrada são da responsabilidade da EDP Distribuição.
Não é autorizada a colocação dos quadros eléctricos de obras nos apoios de rede de distribuição e nem nos da rede de IP.
Estes quadros devem ser localizados, preferencialmente, no interior do estaleiro, em local acessível a pessoal da EDP Distribuição e devem ser fixos e sem possibilidades de remoção durante o período de duração da obra. Podem ficar no interior de uma construção, como um contentor, ou no exterior, num pedestal em alvenaria ou num poste de cimento devidamente arvorado e com resistência mecânica suficiente. Este quadro deve possuir um invólucro construído em material isolante, respeitar as condições regulamentarmente definidas para os locais expostos e poeirentos e ter um Índice de Protecção mínimo
IP 44 e IK 07.
Deve alojar os órgãos de corte geral e de protecção das saídas, sendo a protecção de pessoas contra contactos indirectos assegurada por dispositivo
diferencial de alta sensibilidade (IΔn ≤ 30 mA).
Os cabos a utilizar nestas instalações devem ser adequados ao tipo de local e aos riscos existentes.
Nos quadros eléctricos de obras, deve ser reservado espaço para a colocação do disjuntor de controlo de potência, a instalar pela EDP Distribuição quando da ligação do ramal.
http://www.edp.pt/pt/negocios/apoioaocl ... eiros.aspx
Além do mais deves de preencher este formulário:
http://www.edp.pt/pt/negocios/apoioaocl ... Obras.aspx
Fiz o esquema unifilar (um pouco à pressa) do quadro. Dá uma vista de olhos.