Boa tarde,
Necessito de entregar um projecto de licenciamento de dois quadros parcias que alimentam os serviços auxiliares de uma cogeração. Estes quadros parciais são alimentados apartir de uma QGBT de um grande edificio, neste caso um hospital.
O que tenho que entregar para o licenciamento? Penso que será um MD e os esquemas eléctricos.
Alguem já fez qualquer coisa parecida que possa ajudar? Um dos quadros tem uma potência instalada aproximadamente de 300kW.
Projecto licenciamento de quadros parciais apartir de um QGB
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: Projecto licenciamento de quadros parciais apartir de um
Primeiro, normalmente nos projectos de cogeração os serviços auxiliares da mesma, são alimentados a partir de um TSA, da própria cogeração, que está alimentado a partir de um monobloco de MT, alimentado logo pela tensão de geração do alternador.
É assim que eu tenho feito em todos os projectos, mesmos os dos hospitais que necessitam de cogeração.
Pergunta: A cogeração é para o Hospital?
Segundo, terás de fazer uma MD com cálculos justificativos e respectivos desenhos eléctricos.
Depois terás de entregar este processo à DRE da área em questão, para que eles a possam juntar ao processo das IE do referido hospital.
Aclarei, ou baralhei?
É assim que eu tenho feito em todos os projectos, mesmos os dos hospitais que necessitam de cogeração.
Segundo, terás de fazer uma MD com cálculos justificativos e respectivos desenhos eléctricos.
Depois terás de entregar este processo à DRE da área em questão, para que eles a possam juntar ao processo das IE do referido hospital.
Aclarei, ou baralhei?
migjac Escreveu:Boa tarde,
Necessito de entregar um projecto de licenciamento de dois quadros parcias que alimentam os serviços auxiliares de uma cogeração. Estes quadros parciais são alimentados apartir de uma QGBT de um grande edificio, neste caso um hospital.
O que tenho que entregar para o licenciamento? Penso que será um MD e os esquemas eléctricos.
Alguem já fez qualquer coisa parecida que possa ajudar? Um dos quadros tem uma potência instalada aproximadamente de 300kW.
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Enviou: 6 vezes
Os quadros parciais é para alimentar o equipamento de distribuição ao edificio. As alimentações provem do QGBT do próprio edificio.
-
- Técnico Dedicado
Não entendo.
Os quadros parciais são para alimentar equipamento de distribuição do edificio, ou para alimentar os auxiliares da cogeração?
Tens algum esquema que eu possa ver?
De qq modo, para mim está claro. Se vais introduzir alterações numa instalação eléctrica do tipo B, terás de efectuar um aditamento à mesma.
Na introdução da MD, indica que é um aditamento ao processo nº XPTO (pergunta na DRE qual é o nº do processo).
Terás de entregar também a FE, a ficha de identificação e um TR.
Os quadros parciais são para alimentar equipamento de distribuição do edificio, ou para alimentar os auxiliares da cogeração?
Tens algum esquema que eu possa ver?
De qq modo, para mim está claro. Se vais introduzir alterações numa instalação eléctrica do tipo B, terás de efectuar um aditamento à mesma.
Na introdução da MD, indica que é um aditamento ao processo nº XPTO (pergunta na DRE qual é o nº do processo).
Terás de entregar também a FE, a ficha de identificação e um TR.
migjac Escreveu:Os quadros parciais é para alimentar o equipamento de distribuição ao edificio. As alimentações provem do QGBT do próprio edificio.
-
- Curioso
- Registado: 09 ago 2009, 01:47
- Enviou: 1 vez
- Agradecimento recebido: 1 vez
parreirajoao Escreveu:Primeiro, normalmente nos projectos de cogeração os serviços auxiliares da mesma, são alimentados a partir de um TSA, da própria cogeração, que está alimentado a partir de um monobloco de MT, alimentado logo pela tensão de geração do alternador.
Aclarei, ou baralhei?
Caro Parreira João,
Alguma informação que possa partilhar em relação aos projectos de Cogerações?
Tenho encontrado algumas coisas pequenas (300 - 400KVA) e não sei muito bem por onde começar.
Obrigado
-
- Técnico Dedicado
Torrado
Infelizmente não, dado que é propriedade da empresa onde trabalho.
Se tiver alguma dúvida em concreto, pode ser que eu possa ajudar-lhe.
Eu estive envolvido nos projectos de cogerações (a nível eléctrico) da:
1 - Central de cervejas (7MW) - Turbina Turbomach
2 - Refinarias do Porto (2x40 MW) e de Sines (2x40 MW) - Turbinas GE
Infelizmente não, dado que é propriedade da empresa onde trabalho.
Se tiver alguma dúvida em concreto, pode ser que eu possa ajudar-lhe.
Eu estive envolvido nos projectos de cogerações (a nível eléctrico) da:
1 - Central de cervejas (7MW) - Turbina Turbomach
2 - Refinarias do Porto (2x40 MW) e de Sines (2x40 MW) - Turbinas GE
torrado Escreveu:parreirajoao Escreveu:Primeiro, normalmente nos projectos de cogeração os serviços auxiliares da mesma, são alimentados a partir de um TSA, da própria cogeração, que está alimentado a partir de um monobloco de MT, alimentado logo pela tensão de geração do alternador.
Aclarei, ou baralhei?
Caro Parreira João,
Alguma informação que possa partilhar em relação aos projectos de Cogerações?
Tenho encontrado algumas coisas pequenas (300 - 400KVA) e não sei muito bem por onde começar.
Obrigado