Iniciação cabo guia o que fazer ...

Responder
LEMENE
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2010, 18:20

Iniciação cabo guia o que fazer ...

Mensagem por LEMENE »

Boas,

Eu pretendo verificar se dá para passar mais um cabo ethernet pelos tubos onde só têm passado um cabo e vejo que cabe à entrada outro cabo e pouco mais.

O primeiro tubo é de 15 metros e tem uma unica curva aos 10 metros que não é 90º mas curva para seguir numa parede perpendicular.
O segundo tubo é mais complicado. São 4 curvas entre estas distâncias de 10m + 5m + 5m + 2m + 2m. (ou seja contorna uma sala, 2m no corredor e entra no quarto).

Pelo que vi não há tomadas a meio ou zonas a meio por onde possa ajudar puxar.
Quero evitar usar o cabo já interior que está ligado nas pontas e funcionam.

Nunca usei guias, sei que há diferentes materiais de plastico e de metal, sei que há técnicas para puxar e fazer curvar torcendo, e procuro aqui se têm alguma sugestão?
Fui a uma loja AKI aqui em LX e não tinham guias. Onde existem já agora?
Obrigado.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
Pedrodd
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 ago 2011, 01:35

Re: Iniciação cabo guia o que fazer ...

Mensagem por Pedrodd »

Ora boas colega...
eu nao sou electricista, alias, pretendo-o ser...
sei que ja passei uma fase, um neutro e um cabo rj45, os tres por um tubo pvc...
o que fiz foi tirar o cabo fase, por um mais pequeno, utilizar o neutro e o rj45
se quiseres trocar algum dos cabos, nunca o neutro, pois é o "mais" importante na electricidade...
abraço
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Pedrodd Escreveu:Ora boas colega...
sei que ja passei uma fase, um neutro e um cabo rj45, os tres por um tubo pvc...
o que fiz foi tirar o cabo fase, por um mais pequeno, utilizar o neutro e o rj45
se quiseres trocar algum dos cabos, nunca o neutro, pois é o "mais" importante na electricidade...
abraço
Bem mas que barbaridade, se o quer ser primeiro aprenda alguma coisita, reduzir a secção do condutor de fase, e o neutro é o mais importante na electricidade, bem amigo esqueça, respostas destas axo que devem ser evitadas.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

pedro_mendes Escreveu:
Pedrodd Escreveu:Ora boas colega...
abraço
Bem mas que barbaridade, se o quer ser primeiro aprenda alguma coisita, reduzir a secção do condutor de fase, e o neutro é o mais importante na electricidade, bem amigo esqueça, respostas destas axo que devem ser evitadas.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Se for no Brasil, onde muitos usam o neutro para fazer de "aterramento", até acho alguma graça defenderem que o neutro é o mais importante.
LEMENE
Curioso
Curioso
Registado: 15 mai 2010, 18:20

Mensagem por LEMENE »

Alem de desviarem o assunto com asneiras confundem cabos de dados com electricicade. Vai lá vai.

Como se trata de uma duvida algo generalista de passar cabos e pouco haver com ITED e REDES coloquei a questão aqui em dúvidas.
Obrigado.
ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
www.aquinaoentras.haha
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Em qualquer loja de material electrico tem dessas guias ou cabos de reboque (outro nome que são conhecidos). No Aki costuma ter, mas numa loja da especialidade tem de certeza.

Tentar rebocar cabos dentro tubos, que já contenham cabos (principalmente de telecomunicações), devido à sua flexibilidade, os cabos novos costumam oferecer muita resistência. Além de mais, a tarefa de enfiar uma guia com um cabo lá introduzido, já si é uma tarefa ingrata, se não impossivel, em distâncias elevadas e com muitas curvas.

Recomendo que por mais que custe cravar fichas novas (caso o cabo velho as tenha), retirar o cabo velho, usando-o como reboque da guia e depois usar a guia para rebocar os dois cabos, o velho e o novo.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Pois é preciso ter em conta que alguns comentários são Brasileiros e mesmo alguma informação aqui colocada também é Brasileira. É preciso ter em atenção que as normas europeias são diferentes das Americanas.
Responder

Voltar para “Dúvidas”