Retorno detectado em lampadas com LED's

Delmar
Curioso
Curioso
Registado: 20 jan 2010, 21:24

Re: Retorno detectado em lampadas com LED's

Mensagem por Delmar »

ola amigos.
eu não me senti ofendido, nem quero criar conflitos com ninguem, apenas quero participar, expor problemas e situações k surgem n dia a dia, ajudar no k puder e ser ajudado também.
peço desculpa se me exprimi mal.
abraço.
PauloMalas
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2007, 00:29
Contacto:

Mensagem por PauloMalas »

Em resposta ás lampadas led manhosas vs lampada led de "boa marca"

nos automoveis recentes o Computador de Bordo detecta lampadas fundidas(minimos,medios,maximos,stop, matricula, etc) assinalando tal erro no painel.
tambem se tem visto substituição ás lampadas dos mesmos por lampadas led, mas como estas têm um consumo muito inferior á lampada de filamento o CB detecta como a mesma está fundida.
mas há maneira de "enganar" o CB, metendo resistencias de carga de modo a fazer subir o consumo no dito circuito.

Imagem

Descrição Resisistencias para ... is fios)

Quer isto dizer que se numa lampada manhosa dos chineses interligarem uma resistencia de carga, a mesma irá apagar-se no problema descrito aqui neste topico. claro está a resistencia terá de ser calculada para a rede electrica
pic's on the rocks

Tecnico de Electronica a trabalhar como picheleiro e electricista.
magnetico8
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 jan 2011, 10:03

Mensagem por magnetico8 »

Boa tarde.

Eu já tive imensos problemas mais ou menos parecido, sei mais ou menos a razão mas não sei resolver o problema.

A questão é esta e que tiver o problema experimente.
Usando um multímetro desligue o interruptor para off.
Para que tiver problemas o multímetro irá medir entre a fase e o neutro um valor residual que pode ir de 5 a 50VAC.
A primeira vista iríamos pensar que o problema esta no interruptor, pois não faz o corte na totalidade, vamos ao interruptor e desligamos os dois fios do interruptor ( a fase permanente "ATENÇÂO" e a fase que vai á lâmpada), pois bem iram verificar que continuamos com a mesma tensão entre o neutro e a fase.
A minha questão é de onde vem a tensão? do neutro não é. Sabem porque? Vão ao vosso quadro eléctrico e desliguem o disjuntor desse circuito da iluminação e desta maneira não temos valor residual nenhum.

NOTA: No caso dos leds com ligação a 230VAC para os que ficam com alguma luminosidade, se desligarem a fase mesmo no ponte de ligação com a lâmpada iram verificar que ela desliga, mais uma prova que o problema não está no neutro.
Então de onde vêm a tensão? Eu acho que é uma passagem electromagnética do fio da fase permanente para ao fio de fase que vai para a lâmpada no interior da tubagem ao longo do percurso onde se encontram.

E a pergunta final:

Como podemos eliminar esta corrente residual que influência tanto lâmpadas económicas com a leds ?
pedropingalim
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 fev 2008, 19:15

Mensagem por pedropingalim »

CLAUDIOFERREIRA Escreveu:Boas pessoal,

Tenho o seguinte problema e gostava da vossa opinião.
Tenho uma habitação com corrente trifasica, e no fim de semana esteve a trocar as lampadas pequeninas de halogónio por lampadas de Led, quando desligo o interruptor os led's não desligam totalmente, ficam sempre com uma pequena luz muito fraca. Não sou muito entendido mas deduzo que seja o neutro que tem corrente, certo ? Este tipo de situação é normal, ou terei um problema grave na minha instalação electrica.

Obrigado por qualquer ajuda que possam dar ...
Cumprimentos.
ola boa noite não terás tu um regulador de lumusidade?tipo um reoste isso pode aconteçer por inpedançia do neutro quanto á tua instalação de ceretesa não têm problema
arhsrfdrc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 25 jul 2011, 10:15

Mensagem por arhsrfdrc »

Estou com este problema também. Qual a solução encontrada?
Aker Nato
Curioso
Curioso
Registado: 09 mar 2011, 01:40

Mensagem por Aker Nato »

Não sei como resolver mas depois do que li aqui vai uma possível resolução meia maluca. hehehe

Alterar o interruptor para um bipolar tipo o efapel 21021...
Aker Nato
Curioso
Curioso
Registado: 09 mar 2011, 01:40

Mensagem por Aker Nato »

Comprei hoje umas lampadas Tipo 21 LED 2W 12V- 3€- nas lojas orientais e mesmo depois de retirar da instalação ficam acesas durante alguns minutos... Devem ter condensadores ou sei lá...
Já instalei umas de 40 e tal LED SMD 230V 3,6W - 12€- e apagam logo que o circuito seja interrompido no interruptor.

Preço.... Qualidade....
Leds
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mar 2009, 18:31

Mensagem por Leds »

Bom dia a todos.

Estou a construir uma moradia de raiz e toda a minha instalação (ILUMINAÇÃO) é efectuada com lampadas de LED GU10.

Em algumas partes da casa, nomeadamente sala e quarto estou com um problema identico, falei com colegas electricistas e nenhum apresentou uma solução concreta. Andei as voltas com aquilo e cheguei a uma brilhante conclusão.

Solução:
colocar um contactor ou rele que faça corte de fase e neutro entre a linha que vem da caixa de derivação ou quadro electrico e a primeira lampada do circuito, assunto resolvido (Comigo funcionou).

Fiquem bem

Paulo Figueiredo
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, em uma instalação instalei 60 lâmpadas LED SMD 48, e não foi necessário andar com invenções, desliga-se o interruptor correspondente e elas apagam logo!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Leds Escreveu:Bom dia a todos.

Estou a construir uma moradia de raiz e toda a minha instalação (ILUMINAÇÃO) é efectuada com lampadas de LED GU10.

Em algumas partes da casa, nomeadamente sala e quarto estou com um problema identico, falei com colegas electricistas e nenhum apresentou uma solução concreta. Andei as voltas com aquilo e cheguei a uma brilhante conclusão.

Solução:
colocar um contactor ou rele que faça corte de fase e neutro entre a linha que vem da caixa de derivação ou quadro electrico e a primeira lampada do circuito, assunto resolvido (Comigo funcionou).

Fiquem bem

Paulo Figueiredo
Uma solução para esse tipo de lâmpadas, é instalar um interruptor Bipolar.
Outra solução é usar um comutador de escada, para que quando estiver desligado, a linha de fase que vai para a lâmpada, estar ligada ao neutro.
Agora, com lâmpadas LED de baixo custo é normal que aconteçam estas coisas.
Leds
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 30 mar 2009, 18:31

Mensagem por Leds »

nelmindo Escreveu:

Solução:

Fiquem bem

Paulo Figueiredo
Outra solução é usar um comutador de escada, para que quando estiver desligado, a linha de fase que vai para a lâmpada, estar ligada ao neutro.
Peço desculpa, mas existe aqui uma coisa que eu nao percebi, o que é que a fase que vai pra lampada tem a ver com o neutro?

Em alguns dos casos em que eu tenho o problema esta mesmo relacionado com comutações de escada e lustre, que não cortam totalmente a tensão deixando uma tensão residual de cerca de 50v, na qual origina o dito problema.

Paulo Figueiredo
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

São tensões capacitivas , parasitas!!
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Leds Escreveu:
nelmindo Escreveu:

Solução:

Fiquem bem

Paulo Figueiredo
Peço desculpa, mas existe aqui uma coisa que eu nao percebi, o que é que a fase que vai pra lampada tem a ver com o neutro?

Em alguns dos casos em que eu tenho o problema esta mesmo relacionado com comutações de escada e lustre, que não cortam totalmente a tensão deixando uma tensão residual de cerca de 50v, na qual origina o dito problema.

Paulo Figueiredo

Para nós os electrotécnicos, o sinal de desligado, pode ser um interruptor desligado, qualquer coisa no ar...
Para o pessoal da electrónica isso só não chega. O sinal "zero", desligado ou outra coisa que lhe queiramos chamar, significa "encostar" o potencial mesmo a zero ou próximo disso (por exemplo com as resistências "pull down" ou o contrário com as "pull up"), para evitar as situações intermédias, que é o que está a acontecer.
Não parece, mas uma instalação eléctrica é uma autentica antena, para lhe serem induzidas tensões capazes de "alimentar" equipamentos tão sensíveis como os Leds, principalmente quando temos muitos fios dentro das canalizações, paralelos entre si. Por vezes nas comutações de escada, dentro do tubo não vão só as linhas de "vai-e-vem" sozinhas. Vai também o neutro, para alimentar a lâmpada que está após o último comutador de escada. ora tratando-se de corrente alterna, ora tufas, tensões parasitas.
RafaelBrito
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 fev 2016, 10:04

Mensagem por RafaelBrito »

Olá colegas!
Estou com o problema parecido, e pra piorar fiz um circuito independente para iluminação em 220V, bifasico, e interruptores monopolares, logo uma fase fica direto na luminária.
A tensão com o circuito aberto fica em tono de 5v, e quando fechado 220V.
Será que é possível corrigir com um simples diodo retificando a corrente? (Lembrando que a corrente é alternada, claro!! :) )
mitos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jul 2009, 15:37
Has thanked: 1 time
Been thanked: 17 times

Mensagem por mitos »

Boa noite,
este problema é muito comum, principalmente com lâmpadas chinesas e comutações de escada ou em troços muito grandes, resulta de correntes induzidas que, mesmo muito baixas fazem brilhar os leds...
Tirando o efeito psicológico do brilho das lâmpadas penso que não se devem de preocupar muito com o assunto, a solução é utiliza lâmpadas de qualidade...
Ipse se nihil scire id unum sciat
MiToS
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”