Projecto AVAC

Responder
gandara
Curioso
Curioso
Registado: 18 nov 2008, 21:55

Projecto AVAC

Mensagem por gandara »

Boa tarde a todos ,

tenho umas dúvidas em relação ao projecto de AVAC , sendo eu Engenheiro Electrotécnico quero começar a fazer projectos AVAC mas como tal preciso de fazer a formação de projecto de AVAC,mas depois de terminar o curso a ANET emite declarações em como estou habilitado a fazer projecto?Em termos de licenciamento como é que funciona , o que é exigido no projecto de AVAC?

Há por ai mais alguns colegas na mesma situação, ou seja , Engenheiros Electrotécnicos projectistas de AVAC ?

Em relação às entidades formadoras na zona de Lisboa e Setúbal, pesquisei e encontrei estas:
www.isq.pt
www.lusoestudante.pt
www.arqcoop.pt

Alguem tirou a formação aqui? Conhecem mais alguma?

Cumprimentos,
P.Gândara
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 fev 2008, 21:36

Re: Projecto AVAC

Mensagem por Pollux »

Eu tirei o curso de projectista de AVAC no ISQ e não recomendo. Foi mau demais e só me serviu para conhecer o RSECE e o RCCTE.
No entanto, se quiser enveredar por essa área, um curso é meio caminho andado para o reconhecimento profissional.

Deixo-lhe aqui uma ressalva:

Os Perito Qualificados da ADENE (eng.ºs Mecânicos) podem fazer projectos no âmbito do SCE, incluindo AVAC, e certificar os próprios projectos.
Esta pérola da engenharia, só ultrapassada pelos projectos dos Eng.ºs Civis e dos Arquitectos, pode ser uma condicionante na procura de projectistas de AVAC (até porque há ainda aqueles eng.ºs mecânicos que acham que percebem de electricidade a potes).
gandara
Curioso
Curioso

Mensagem por gandara »

Pollux Escreveu:Eu tirei o curso de projectista de AVAC no ISQ e não recomendo. Foi mau demais e só me serviu para conhecer o RSECE e o RCCTE.
No entanto, se quiser enveredar por essa área, um curso é meio caminho andado para o reconhecimento profissional.

Os Perito Qualificados da ADENE (eng.ºs Mecânicos) podem fazer projectos no âmbito do SCE, incluindo AVAC, e certificar os próprios projectos.
Esta pérola da engenharia, só ultrapassada pelos projectos dos Eng.ºs Civis e dos Arquitectos, pode ser uma condicionante na procura de projectistas de AVAC (até porque há ainda aqueles eng.ºs mecânicos que acham que percebem de electricidade a potes).

Todos nós sabemos como são as formações em que a maior parte pouco se aprende, mas para fazer projecto de AVAC mesmo sendo autodidacta deve haver sempre a necessidade de fazer a formaçao para a elaboração do projecto ser reconhecida pela ANET , certo?

Como é que é aceitação do mercado perante um Engenheiro Electrotécnico a fazer o projecto de AVAC?E como está a procura em termos de projectos?

Realmente certificar o proprio projecto nao faz muito sentido , é como o engenheiro electrotécnico ser técnico do ISQ e certificar o próprio projecto lol :P
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

Para que a ANET o reconheça ou tira um curso ou apresenta uma exposição curricular onde tem uma forte componente de projecto de AVAC.
O projecto de AVAC inicialmente (muito antes da ADENE) era feito por electrotécnicos.
Relativamente à procura, volta e meia aparecem anuncios de jornal a pedir projectistas.
Eu, pessoalmente, apesar de ter o curso não tenho intenção de fazer projecto de AVAC, porque não gosto daquilo até porque grande parte do tempo é passado a fazer desenhos de condutas.
Mas, pronto, para quem quiser ir para esse ramo e gostar, acho que deve seguir em frente.

PS: Relativamente ao curso no ISQ apesar de ter tido bons formadores em alguns módulos, tive outros que estavam ali a dar aquilo com medo de perder o emprego.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas gandara

Se queres seguir com "AVAC" vai em frente.
Quem fazia os projectos de AVAC eram os eng. mecânicos mas os electrotécnicos também lá iam. Muitos dos projectos e não só no Avac, requer conhecimentos fora das competências adquiridas em cursos gerais (mecânica ou electrotécnicos), antigamente havia os electromecânicos (agentes técnicos) que iam ás duas áreas.

Se formos ver que o Avac tem, uma de desenho (condutas) uma de electricidade (instalação eléctrica de potencia e comandos) e outra de mecânica para calculo das velocidades do ar e suas renovações, mas também o calcula térmico e calculo do peso estático de onde vai ser aplicada a unidade. É uma grande área o Avac, não esquecendo o controlo de humidade, o CO e o CO2 e outros, e quando pode haver voláteis, aderentes ás condições da sala a tratar o ar (bloco operatório e não só), filtros, lâmpadas de esterilização, enfim é um mundo. Vai em frente se tens gosto pela área, mas se é só, porque podes fazer alguns projectos, nunca terás hipóteses de avançar em projectos grandes (os bons, onde se factura bem), ou naqueles em que és chamado a resolver o que está errado, dado que o projecto anterior nunca funcionou muito bem.
Quando fizeres projectos, se vês que tem necessidades de por pormenores, nunca os excluas, será sempre a tua defesa se algo em execução não for feito.

Acontece muitas vezes num projecto global aparecer do tipo, quadro eléctrico para alimentar o Avac, mas nem diz que cabo nem que potencia. Mas vai em frente.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
gandara
Curioso
Curioso

Mensagem por gandara »

Mário Escreveu:Boas gandara

Se queres seguir com "AVAC" vai em frente.
Quem fazia os projectos de AVAC eram os eng. mecânicos mas os electrotécnicos também lá iam. Muitos dos projectos e não só no Avac, requer conhecimentos fora das competências adquiridas em cursos gerais (mecânica ou electrotécnicos), antigamente havia os electromecânicos (agentes técnicos) que iam ás duas áreas.

Se formos ver que o Avac tem, uma de desenho (condutas) uma de electricidade (instalação eléctrica de potencia e comandos) e outra de mecânica para calculo das velocidades do ar e suas renovações, mas também o calcula térmico e calculo do peso estático de onde vai ser aplicada a unidade. É uma grande área o Avac, não esquecendo o controlo de humidade, o CO e o CO2 e outros, e quando pode haver voláteis, aderentes ás condições da sala a tratar o ar (bloco operatório e não só), filtros, lâmpadas de esterilização, enfim é um mundo. Vai em frente se tens gosto pela área, mas se é só, porque podes fazer alguns projectos, nunca terás hipóteses de avançar em projectos grandes (os bons, onde se factura bem), ou naqueles em que és chamado a resolver o que está errado, dado que o projecto anterior nunca funcionou muito bem.
Quando fizeres projectos, se vês que tem necessidades de por pormenores, nunca os excluas, será sempre a tua defesa se algo em execução não for feito.

Acontece muitas vezes num projecto global aparecer do tipo, quadro eléctrico para alimentar o Avac, mas nem diz que cabo nem que potencia. Mas vai em frente.

Cump.
Mário

Obrigado pelo esclarecimento Mário.

Pois a área parece me muito interessante e estou sempre disposto a aprender mais.
Quanto ao facto de escolher fazer projectos porque posso, devo admitir que é uma das coisas que me levou a pensar em fazer projectos de AVAC, mas tenho consciência que é preciso aprofundar conhecimentos para se puder fazer projectos com qualidade e que até lá não vale a pena pensar em grandes projectos.

Vou pensar bem e se compensa fazer a formação e dedicar me a esta área.

Cumprimentos ,
P.Gândara
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

Mais uma dica:

Quem manda nos tectos é o projectista de AVAC, por muito que o arquitecto pense que não.
Não te encolhas nessas guerras porque depois sobra para ti se a coisa correr mal.

Boa sorte!
gandara
Curioso
Curioso

Mensagem por gandara »

Pollux Escreveu:Mais uma dica:

Quem manda nos tectos é o projectista de AVAC, por muito que o arquitecto pense que não.
Não te encolhas nessas guerras porque depois sobra para ti se a coisa correr mal.

Boa sorte!
Pois já sei como é depois em obra , porque é preciso passar a conduta , e a esteira de telecomuunicações e de electricidade , e só há 30cm livres... :P
Ainda tou a analisar bem onde é que vou tirar a formação mas tem que ser o mais breve possivel porque tenho a tese de mestrado para fazer.

Cumprimentos
smonteiro
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por smonteiro »

Não era só antigamente que existiam electromecânicos. Eu sou um deles e ainda existe esse curso na Universidade da Beira Interior. Mas para que conste, somos reconhecidos na Ordem dos Engenheiros como Electrotécnicos. Como o a licenciatura não é a base do colégio, temos que ser submetidos a uma análise curricular para podermos assinar os projectos de AVAC. Ou seja, um Eng. Mecânico pode assinar, um Electrotécnico também, e um Electromecânico porque não tem um colégio próprio, só com análise curricular. Não deixa de ser curioso não acham?
Sérgio Monteiro
www.spmengenharia.com
nsoares
Curioso
Curioso
Registado: 19 jul 2010, 11:40

Mensagem por nsoares »

Pollux Escreveu:Eu tirei o curso de projectista de AVAC no ISQ e não recomendo. Foi mau demais e só me serviu para conhecer o RSECE e o RCCTE.

1º. E existem electrotécnicos (maior parte até) que não sabem nada de termodinâmica, nem sequer uma cadeira no curso tiveram acerca disso, no entanto podem fazer projectos de AVAC. Curioso, não?

2º. Eng.º Mecânico têm obrigação de saber de electricidade... é uma grande componente da sua aprendizagem... A par disso, eng.º mecânicos não podem assinar projectos electrotécnicos, nem com análise curricular. Curioso novamente, não?
Pollux
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Pollux »

Do mesmo modo que o que eu tive de termodinâmica na universidade não é suficiente para ser projectista de AVAC, o que um eng.º mecânico teve de electricidade não é suficiente (nem de longe, nem de perto) para fazer projectos electrotécnicos.
Porém, o comentário foi feito mais com o intuito de ridicularizar uma situação que começa a ser frenquente, que é um eng.º certificar os próprios projectos.
Ainda assim, concordo com a sua opinião em que cada um devia actuar na sua área mas, tal só acontece porque não há ninguém que regule o acto de engenharia em si e a ADENE é a anedota que se sabe.
Na parte que me toca, tirei o curso para adquirir conhecimentos noutra área mas, não tenho a minima intenção de fazer projectos de AVAC (até porque nem gosto). Ainda assim, palpito que haja muito eng.º civil que queira fazer AVAC só porque sabe fazer projectos de aguas...
Responder

Voltar para “Formação / Seminários / Jornadas”