Os botões de parede podem ser simples interruptores que fecham um circuito eléctrico ou terem incorporado a electronica própria do sistema de domótica instalado.
Qualquer botão que se utilize numa tecnologia proprietária (feita por apenas 1 fabricante), não pode ser utilizado noutros sistemas. Por isso, botões exclusivos Mordomus ou de outra marca não genérica, ficará dependente sempre desse sistema.
Mas, se usar um interruptor de simples contacto, em principio todos os sistemas estão preparados para essa solução.
Se investigar, não precisa de ser muito, vai verificar que o KNX é o melhor sistema e toda (quase toda) a gente vai dizer-lhe isso.
Há alguns anos atrás o KNX funcionava com botões de contacto simples, e ainda pode funcionar. Ainda tenho alguns módulos desses que agora não servem para nada. A evolução do KNX para os botões actuais é pela simplicidade da sua ligação (apenas 1 cabo do bus ao botão), da sua versatilidade (programar a qualquer momento a função do botão), da economia (1 painel pode contar até 8 botões), qualquer botão pode ser usado para simples on/off, ou para persianas, ou para dimming, etc. Depois vem a vantagem habitual e no meu ponto de vista a principal do KNX: qualquer marca funciona com qualquer outra marca.
Mas se preferir utilizar os tradicionais botões de contacto sem electrónica incorporada, KNX também dá, mas é uma solução que não tem vantagens nenhumas, nem no preço.
Cumprimentos,
João
----
http://www.ligo.tv/