tensão de 245v medidos na tomada

Responder
cmancre
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 ago 2011, 14:55

tensão de 245v medidos na tomada

Mensagem por cmancre »

Olá a todos, estou com um problema em casa. Não sou nenhum expert em eletricidade mas estes são os dados que disponho.
Ja fiz queixas à EDP sobre altos e baixos de electricidade na casa. A EDP deixou aqui um aparelho durante uma semana para registar não sei o quê. Disseram que estava tudo OK. Talvez o problema seja cá dentro.

Um vizinho meu que dá uns toques de electricidade andou a medir junto das tomadas e registamos valores até 245v. Isto é grave?

Rebentou com a TV esta semana (também ja era velhota, agora fico na duvida).

Recomendaram-me ligar um estabilizador na tomada. Onde se comprar isto online? Ou será que aconselham outra coisa.

Desde já obrigado.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: tensão de 245v medidos na tomada

Mensagem por parreirajoao »

De acordo com o RQS no seu artº 46, poderá apresentar reclamação (e foi isso que fez e bem), devido às caracteristicas técnicas da tensão.

Veja e leia o artº 46 do RQS, no link.

http://www.erse.pt/pt/electricidade/reg ... ar2006.pdf

Ok, já disseram que estava tudo OK.

Deveriam ter-lhe entregue um relatório técnico, referente á monitorização que lhe fizeram. Entregaram-lhe? Qual foi a conclusão que chegaram?

Nem sempre a culpa é da entidade reclamada, também poderá ser sua (reclamante). Foi esse o caso?

Para 245V, estamos a falar de um aumento de 6,52%, face ao valor nominal (230V).

A EN 50160, fala em 230+-10%, o que equivale a 207/253, estando o valor de 245V dentro dos limites de tolerância.

Foi isto que lhe disseram?

cmancre Escreveu:Olá a todos, estou com um problema em casa. Não sou nenhum expert em eletricidade mas estes são os dados que disponho.
Ja fiz queixas à EDP sobre altos e baixos de electricidade na casa. A EDP deixou aqui um aparelho durante uma semana para registar não sei o quê. Disseram que estava tudo OK. Talvez o problema seja cá dentro.

Um vizinho meu que dá uns toques de electricidade andou a medir junto das tomadas e registamos valores até 245v. Isto é grave?

Rebentou com a TV esta semana (também ja era velhota, agora fico na duvida).

Recomendaram-me ligar um estabilizador na tomada. Onde se comprar isto online? Ou será que aconselham outra coisa.

Desde já obrigado.
cmancre
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 26 ago 2011, 14:55

Mensagem por cmancre »

Realmente, disseram que estava tudo OK. Mas não deixaram nenhum relatório.
Eu devia ter pedido algo escrito porque agora é a minha palavra contra deles. Tem que ficar tudo registado.

A televisão que queimou, de 5 em 5 min apareciam umas letrinhas e símbolos por cima da imagem, semelhante quando se sobe o volume ou muda de canal. Será que isto era a corrente a ir abaixo ou acima? Agora a TV de substituição passa pra standby the 15 em 15 min.

Será que vale a pena por um estabilizador na tomada?

Algum concelho caseiro para despiste?

Obrigado
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes

Mensagem por Duzia12 »

A alimentação é monofásica ou trifásica?

Não haverá aí algum neutro desapertado, se for trifásica.
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

A instalação está perto do Posto de Transformação? Poderá ser por estar próximo.
Casa se mantenham essas elevações de tensão, é aconselhado um estabilizador de tensão (utilizados em zonas de grandes flutuações de tensão).
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

Actualmente a tensão é de 240V.

Tal como foi dito, eu verificava o aperto dos neutros e fases a ver se tem algum com problema.

Já me aconteceu num quadro ter um fio de shunt "inchado" num dos bornes de neutro e a fazer mau contacto.

Se o seu vizinho dá uns toques de electricidade, veja como ele faz e use ferramentas isoladas.

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Bruno, o que quer dizer com "actualmente a tensão é de 240V"?

O valor normalizado já não é 230V (fase/neutro)?
BLima Escreveu:Viva,

Tal como foi dito, eu verificava o aperto dos neutros e fases a ver se tem algum com problema.

Já me aconteceu num quadro ter um fio de shunt "inchado" num dos bornes de neutro e a fazer mau contacto.

Se o seu vizinho dá uns toques de electricidade, veja como ele faz e use ferramentas isoladas.

Cumps,
Bruno
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Sim,

Peço desculpa pelo lapso! Parece que o fim-de-semana não me fez bem!

O valor é de facto 230V.

Cumps,
Bruno
parreirajoao Escreveu:Bruno, o que quer dizer com "actualmente a tensão é de 240V"?

O valor normalizado já não é 230V (fase/neutro)?
BLima Escreveu:Viva,

Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”