Cálculo de protecção
Cálculo de protecção
Caríssimos,
Venho aqui colocar uma duvida na selecção de disjuntor e interruptor diferencial para uma máquina de AVAC.
Antes de mais, assumo que sou um leigo na matéria. No entanto a duvida surgiu porque não costumo ver tanta diferença entre a FLA (corrente de serviço) e a MIC (corrente de pico).
Agradeço desde já qualquer ajuda.
Venho aqui colocar uma duvida na selecção de disjuntor e interruptor diferencial para uma máquina de AVAC.
Antes de mais, assumo que sou um leigo na matéria. No entanto a duvida surgiu porque não costumo ver tanta diferença entre a FLA (corrente de serviço) e a MIC (corrente de pico).
Agradeço desde já qualquer ajuda.
- Anexos
-
- Selecção Chiller WSAN-XEE 502.pdf
- (153.24 KiB) Transferido 276 vezes
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 dez 2007, 11:42
Re: Cálculo de protecção
normalmente a corrente equivalente que vais usar para o calculo da proteção
Ieq= Ib+((1/3)*Ip)
Ib corrente de serviço
Ip - corrente de pico maximo
normalmente nos equipamentos de avac utiliza-se o tipo de arranque estrela / triangulo ou arrancadores suaves por causa das correntes de piso
Ieq= Ib+((1/3)*Ip)
Ib corrente de serviço
Ip - corrente de pico maximo
normalmente nos equipamentos de avac utiliza-se o tipo de arranque estrela / triangulo ou arrancadores suaves por causa das correntes de piso
Daniel Silva Pires - Eng.º
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Eu dimensionaria para o valor nominal da corrente, ou seja para os tais 113A.
Pelo que tenho lido a inrush current, é mais comum em transformadores, devido à sua magnetização.
Presumo que o chiller apenas tenha um motor assíncrono, que como todos os motores possui uma corrente de arranque bastante elevada.
De qq modo também não vejo mal nenhum, estar-se a dimensionar para mais 1/3 do valor de In.
Não sabia o que era o MIC. Estamos sempre a aprender.
Nota: Não se esqueça de coordenar a sua protecção com a que vem equipada no chiller.
Pelo que tenho lido a inrush current, é mais comum em transformadores, devido à sua magnetização.
Presumo que o chiller apenas tenha um motor assíncrono, que como todos os motores possui uma corrente de arranque bastante elevada.
De qq modo também não vejo mal nenhum, estar-se a dimensionar para mais 1/3 do valor de In.
Não sabia o que era o MIC. Estamos sempre a aprender.
Nota: Não se esqueça de coordenar a sua protecção com a que vem equipada no chiller.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Normalmente não é estrela-triângulo, mas sim estrela-estrela, ou triângulo-triângulo.danieljpires Escreveu: normalmente nos equipamentos de avac utiliza-se o tipo de arranque estrela / triangulo ou arrancadores suaves por causa das correntes de piso
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
se os compressores forem semi-hermeticos o arranque é dupla estrela bem como quase todos os de parafuso, do tipo scroll é de arranque directo ou com variador, quase sempre é assim, muito poucos casos difere,
no caso desta unidade são dois compressores do tipo scroll, pelo que convem dimensionar na maxima condição, que são os tais 113 A, pelo o que percebi
devido á potencia do equipamento não me parece ter variador
no caso desta unidade são dois compressores do tipo scroll, pelo que convem dimensionar na maxima condição, que são os tais 113 A, pelo o que percebi
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
Também com ligação Dahlander
Mário Escreveu:BoasNormalmente não é estrela-triângulo, mas sim estrela-estrela, ou triângulo-triângulo.danieljpires Escreveu: normalmente nos equipamentos de avac utiliza-se o tipo de arranque estrela / triangulo ou arrancadores suaves por causa das correntes de piso
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
Em AVAC?parreirajoao Escreveu:Também com ligação Dahlander
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
Em ventiladores de desenfumagem.
Mário Escreveu:BoasEm AVAC?parreirajoao Escreveu:Também com ligação Dahlander
Cump.
Mário
Ora bem, existe aqui uma certa confusão....parreirajoao Escreveu:Em ventiladores de desenfumagem.
Mário Escreveu:BoasEm AVAC?parreirajoao Escreveu:Também com ligação Dahlander
Cump.
Mário
1º um chiller não pode ser ligado com nenhum tipo de dispositivo de arranque suave, estrela/triangulo, visto que o voce está a alimentar é o quadro do chiller e dentro desse quadro tem todas as protecções para os motores (ventiladores, compressores, bombas caso tenha módulo hidraulico). Para dimensionar basta apenas saber a corrente nominal máxima, não ligue à corrente de pico, visto que a própria curva do disjuntor (C) não vai fazer disparar o disjuntor nessa situação.
2º arrancadores estrela/triangulo sim senhor, mas não nas condições que falei no ponto anterior e Mário desculpe mas não sei como consegue fazer uma arranque suave com estrela/estrela ou triangulo/triangulo com a mesma tensão/ frequência. ESQUEÇA, JÁ PERCEBI, ESTAVA A PENSAR EM MOTORES ASSINCRONOS SIMPLES COM ENROLAMENTOS ESTRELA/TRIÂNGULO
3º inversão de dahlander não é possivel fazer num motor não dahlander, e pura e simplesmente ele não vai arrancar na velocidade baixa... ( se é q não queima, mas acho que não, teria de pensar um bocado

já agora, para ajudar mais um pouco, assim o é, porque normalmente os compressores que fala, são usados para potências maiores e dai a razão de ser necessário alguma forma de arranque "suave"...jaimereis Escreveu:se os compressores forem semi-hermeticos o arranque é dupla estrela bem como quase todos os de parafuso, do tipo scroll é de arranque directo ou com variador, quase sempre é assim, muito poucos casos difere,
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
eu trabalho numa empresa em que fazemos, principalmente manutenção industrial de sistemas AVAC, e fazemos algumas instalações de chiller´s, e posso dizer que só me lembro de variação de velocidade num chillerzeco da daikin, mas mesmo chillerzeco, mas sei que existe em sistemas de grande potencia
os proprios automatismos dos chiller´s usam as velocidades de arranque para escalonamento de potencia de frio e grande parte deles( os não scroll) são de arranque dupla estrela, seja de parafuso ou semi-hermeticos, nos motores de ventilação dos condensadores tambem são em algumas situações de dupla-estrla, arranca a primeira velocidade e num escalão diferente arranca outra velocidade, mesmo em torres de arrefecimento, ou mesmo nas bombas de circulação da água de arrefecimento dos condensadores, são n situações
os proprios automatismos dos chiller´s usam as velocidades de arranque para escalonamento de potencia de frio e grande parte deles( os não scroll) são de arranque dupla estrela, seja de parafuso ou semi-hermeticos, nos motores de ventilação dos condensadores tambem são em algumas situações de dupla-estrla, arranca a primeira velocidade e num escalão diferente arranca outra velocidade, mesmo em torres de arrefecimento, ou mesmo nas bombas de circulação da água de arrefecimento dos condensadores, são n situações
Jaime Reis
sim... é normal... até porque melhora em muito o ESEER dos chillers...jaimereis Escreveu:eu trabalho numa empresa em que fazemos, principalmente manutenção industrial de sistemas AVAC, e fazemos algumas instalações de chiller´s, e posso dizer que só me lembro de variação de velocidade num chillerzeco da daikin, mas mesmo chillerzeco, mas sei que existe em sistemas de grande potencia
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 26 set 2010, 08:00
Caros,
Eu faço o cálculo para o In da maquina. Até agora não deu problemas.
Eu faço o cálculo para o In da maquina. Até agora não deu problemas.