INTERLIGAÇÃO ENTRE PD'S

Responder
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 11:42

INTERLIGAÇÃO ENTRE PD'S

Mensagem por danieljpires »

Bom dia,

Tenho uma dúvida que gostaria que me pudessem ajudar:

Tenho uma fracção constituida por varios edifícios separados entre si em que cada edifício tem um bastidor (PD)

A distancia entre os bastidores supera os 200m.

No manual ITED 2 diz que quando se trata de edifícios de lares de idosos os PD's tem que estar interligados atraves das 3 tecnologias (PC, CC e FO).

Se interligar com pares de cobre e coaxial nao consigo que respeitem os minimos estipulados no manual (maximo comprimento do cabo 100m e respeitar cat 6)

Qual a vossa interpretação?
Interligam unicamente com fibra ou colocam tb pares de cobre sabendo que a distancia supera os 200m

obrigado pela ajuda
Daniel Silva Pires - Eng.º
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso
Registado: 06 dez 2007, 00:09
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: INTERLIGAÇÃO ENTRE PD'S

Mensagem por GuilhermeRodrigues »

Boa tarde.

Isso para essa situação, poderá pensar em aplicar o Regulamento ITUR talvez uma ITUR Privada...

Para cumprir as prescrições do ITED 2.ª versão é difícil com distâncias de 200 mts, tanto mais que nem seque é referido no regulamento ITED2 nada sobre interligações de edifícios (ex. Caixas de Visita), sei que em Projectos de Escolas do Parque Escolar foi considerada a interligação dos blocos em termos de Telecomunicações como sendo uma ITUR privada...
Cumprimentos.

Guilherme Rodrigues

Eng.º Téc. Electrotécnico
projectos.g.rodrigues@gmail.com
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda

Mas o ITUR só se utiliza em loteamentos ou situações em que haja mais que uma fracção, no meu caso só tenho uma fracção logo o ITUR Privado não se aplica.
Penso que esteja certo...

Não sei o que pensar neste caso....
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Eu estou de acordo com o comentário anterior.

Eu acho que o que você deve de efectuar é uma ITUR privada.

Tente colocar o ATU, num ponto central de cargas, de modo a minimizar o problema dos 100 metros.

De qq modo, penso que só se deve aplicar os tais 100 metros, nos comprimentos dos canais, ou seja, entre o PD e o dispositivo terminal.

Na rede exterior, é vulgar-se verem-se distancias muitos superiores, com cabos do tipo T1EG1HE.

danieljpires Escreveu:Mas o ITUR só se utiliza em loteamentos ou situações em que haja mais que uma fracção, no meu caso só tenho uma fracção logo o ITUR Privado não se aplica.
Penso que esteja certo...

Não sei o que pensar neste caso....
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda

mas só vou ter um ATE um bastidor principal que vai fazer de repartidor cliente e varios bastidores secundarios que teraõ que ligar ao bastidor principal para interliga-los ao servidor principal...

Alem disso o decreto-lei aplicavel é diferente

estava a pensar interligar em fibra, coaxial, mas o unico problema é pares de cobre, secalhar ligo em cablagem cat 3 pois pela distancia não consigo que me garanta classe 6.

A anacom nestas situações que recomenda?

Existe alguma clausula no manual 2 para este tipo de situações?

Ponhamos o exemplo (para o pessoal perceber o meu ponto de vista) uma moradia com grande extensão de terreno, e queremos meter telefones em dois anexos que estão longe... não vamos fazer uma rede ITUR privada numa propriedadede uma moradia certo?

O grande problema é que o manual ited diz que devemso interligar os PD's com as tres categorias.

Será obrigatorio interligar os pd's em pares de cobre cat 6? a distancia entre eles é impossivel..

Estão a ver o meu ponto de vista?

abraço
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 01 fev 2008, 14:51
Enviou: 10 vezes

Mensagem por eng_jersilva »

Boa tarde colegas, deixo aqui mais dois pontos que podem ajudar na solução final.

ponto 2.5.1.1.5 do manual ITED "As especificações seguintes são de aplicação obrigatória"

O comprimento físico de um canal, na cablagem orizontal, não deve exceder 100m;
para outros pontos da rede, poderá ser possível a existência de canais com
comprimentos superiores, utilizando componentes de categoria superior a Cat.6"

ou seja preve a existencia de canais > a 100m mas muito bem em que condições(apenas CAT sup a 6).

Ponto 4.3.1.1 do manual ited

"Para comprimentos de cabos de par de cobre superiores a 100 m, admite Pontos de Distribuição intermédios, garantindo-se assim a Classe E entre PD ."

resumindo penso que não existirá outra solução que não a de colocar os ditos PD a cada 100m
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Tlm : 968571450
Email: Jers.silva@gmail.com
Jers@Portugalmail.com
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Ok. è muito idêntico ao que faço para os hospitais.

É como se tivessem vários corpos, englobados numa unica instalação.

Eu ligaria em cabos U/UTP cat.6.

Vê lá se este desenho te ajuda para o teu projecto. Só não tenho a rede coaxial, porque ainda foi feito pelo ITED 1.

danieljpires Escreveu:mas só vou ter um ATE um bastidor principal que vai fazer de repartidor cliente e varios bastidores secundarios que teraõ que ligar ao bastidor principal para interliga-los ao servidor principal...

Alem disso o decreto-lei aplicavel é diferente

estava a pensar interligar em fibra, coaxial, mas o unico problema é pares de cobre, secalhar ligo em cablagem cat 3 pois pela distancia não consigo que me garanta classe 6.

Ponhamos o exemplo (para o pessoal perceber o meu ponto de vista) uma moradia com grande extensão de terreno, e queremos meter telefones em dois anexos que estão longe... não vamos fazer uma rede ITUR privada numa propriedadede uma moradia certo?

O grande problema é que o manual ited diz que devemso interligar os PD's com as tres categorias.

Será obrigatorio interligar os pd's em pares de cobre cat 6? a distancia entre eles é impossivel..

abraço
Anexos
telec.pdf
(210.82 KiB) Transferido 105 vezes
eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

parreirajoao Escreveu:Ok. è muito idêntico ao que faço para os hospitais.

É como se tivessem vários corpos, englobados numa unica instalação.

Eu ligaria em cabos U/UTP cat.6.

Vê lá se este desenho te ajuda para o teu projecto. Só não tenho a rede coaxial, porque ainda foi feito pelo ITED 1.

danieljpires Escreveu:mas só vou ter um ATE um bastidor principal que vai fazer de repartidor cliente e varios bastidores secundarios que teraõ que ligar ao bastidor principal para interliga-los ao servidor
principal...
Alem disso o decreto-lei aplicavel é diferent

abraço

lá esta era o que o colega Daniel queria fazer(pelo que ele explicou), mas ainda sim obtem distancia superiores a 100m, por isso acho que vai ter que prever mas PD(por exemplo minibastidores)
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda

Infelizmente fisicamente é impossivel colocar bastidores entre 100m pois nao vou colocar um bastidor intermedio no meio das alfaces ou das cebolas...

Será que se falar com a ANACOm aceitam outras soluções?
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso

danieljpires Escreveu:Infelizmente fisicamente é impossivel colocar bastidores entre 100m pois nao vou colocar um bastidor intermedio no meio das alfaces ou das cebolas...

Será que se falar com a ANACOm aceitam outras soluções?

Boa tarde.

Existe sempre essa hipótese de contactar a ANACOM.

Eu estou à espera de resposta a uma duvida já lá vai mais de um mês e nada...

Era bom que este tipo de situações fossem comentadas por eles para evitar problemas com possíveis soluções que os técnicos implementem.

Fazem os Regulamentos e depois ficam desenquadrados à casos como este que nem estão bem no ITED nem no ITUR.

Mas como disse tentar falar com eles não custa... e depois é esperar........
Cumprimentos.

Guilherme Rodrigues

eng_jersilva
Velha Guarda
Velha Guarda

ponha cá a planta para ver se tentamos "engenhar" uma hipotese!!!
Abraço

João Silva
Eng.º Electrotécnico

Jers@Portugalmail.com
zguloso
Curioso
Curioso
Registado: 19 set 2009, 22:32

Mensagem por zguloso »

Boa tarde,

Deixo aqui a minha interpretação.

Neste caso entendo que para distâncias superiores a 100m deverão existir PD’s, estes PD’s entendo que por exemplo no caso dos pares de cobre, constituídos por uma caixa com réguas de interligação, que serão ligadas por chicotes. Isto para ser possível a realização de ensaios por troços inferiores a 100m.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Nuno Melo
GuilhermeRodrigues
Curioso
Curioso

Boa tarde a todos.

Mas estamos a falar em distâncias superiores a 100 mts, mas é também importante saber se os cabos vão garantir a Categoria 6 imposta pelo ITED 2 sendo os mesmos enterrados, porque se pensar em usar o Cabo T1EG1HE não vai garantir Cat. 6.

Logo eu ter afirmado na hipótese de uma ITUR privada.
Cumprimentos.

Guilherme Rodrigues

danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda

Apos ver reler e analisar o manual ITED 2 e como bem sabemos que foi escrito á pressa sem pensar para casos particulares, ou a ANACOM dita uma circular a indicar o que fazer para este tipo de situações ou vou ter mesmo que colocar um bastidor em cima de uma macieira pois se a vistoria vem analizar as instalações o erro vai ser meu por não ter seguido á risca integral o manual e como o pais esta em crise la irei eu pagar coimas para ajudar o pais a sair da crise.

Como digo sempre para este tipo de situações: quem paga...infelizmente é o cliente...por pessoas fazerem manuais á pressa só para os apresentar numa gala fantastica...
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”