calculo de disjuntor diferencial

Responder
ramalho_rc3
Curioso
Curioso
Registado: 21 mar 2011, 20:42

calculo de disjuntor diferencial

Mensagem por ramalho_rc3 »

Boas,

ainda sou novato nestas andanças sobre instalações eléctricas, e surgiu-me uma duvida sobre como se calcula a corrente nominal de um disjuntor diferencial... alguém me pode ajudar?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Re: calculo de disjuntor diferencial

Mensagem por parreirajoao »

A intensidade de um disjuntor diferencial, terá a haver com a potência da carga que está a jusante.

Calculas o valor nominal da carga e podes escolher o calibre nominal mais próximo.

Para a protecção diferencial, terás de ver se é necessário alta sensibilidade (10 ou 30mA) ou baixa sensibilidade (300 ou 500 mA).

Terás de analisar também a selectividade no troço inteiro.

Dá-me mais dados que eu ajudo-te.

Joao

ramalho_rc3 Escreveu:Boas,

ainda sou novato nestas andanças sobre instalações eléctricas, e surgiu-me uma duvida sobre como se calcula a corrente nominal de um disjuntor diferencial... alguém me pode ajudar?
ramalho_rc3
Curioso
Curioso

Desde já agradeço a disponibilidade que ofereceu em me ajudar.

Em anexo, estão os dados.
(Para os disjuntores cujo as correntes estão já estão definidas, já foi tido em conta a seguinte condição IB<=IN<=IZ)
A duvida que me surgiu foi no calculo do disjuntor diferencial[1] e no interruptor diferencial[2], para o disjuntor que está acima do interruptor diferencial, o seu valor foi obtido de mudo a obter selectividade, mas peço que dê uma olhadela para ver se está correcto.

Cumprimentos,
André
Anexos
IMG_0002.jpg
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Ramalho

Eu normalmente coloco disjuntores diferenciais para vários circuitos de iluminação e disjuntores diferenciais para vários circuitos de tomadas.

No teu esquema eu colocaria 2 disjuntores diferenciais bipolares de 32A/30mA.

Porquê disjuntores diferenciais e não só diferenciais, porque os diferenciais, não têm p.d.c. suficiente.

ramalho_rc3 Escreveu:Desde já agradeço a disponibilidade que ofereceu em me ajudar.

Em anexo, estão os dados.
(Para os disjuntores cujo as correntes estão já estão definidas, já foi tido em conta a seguinte condição IB<=IN<=IZ)
A duvida que me surgiu foi no calculo do disjuntor diferencial[1] e no interruptor diferencial[2], para o disjuntor que está acima do interruptor diferencial, o seu valor foi obtido de mudo a obter selectividade, mas peço que dê uma olhadela para ver se está correcto.

Cumprimentos,
André
ramalho_rc3
Curioso
Curioso

Obrigado pela disponibilidade em responder, e pela "dica".

Cumprimentos,

Ramalho.
ramalho_rc3
Curioso
Curioso

Obrigado pela disponibilidade em responder, e pela "dica".

Cumprimentos,

Ramalho.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”