Boas,
ainda sou novato nestas andanças sobre instalações eléctricas, e surgiu-me uma duvida sobre como se calcula a corrente nominal de um disjuntor diferencial... alguém me pode ajudar?
calculo de disjuntor diferencial
-
- Curioso
- Registado: 21 mar 2011, 20:42
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Re: calculo de disjuntor diferencial
A intensidade de um disjuntor diferencial, terá a haver com a potência da carga que está a jusante.
Calculas o valor nominal da carga e podes escolher o calibre nominal mais próximo.
Para a protecção diferencial, terás de ver se é necessário alta sensibilidade (10 ou 30mA) ou baixa sensibilidade (300 ou 500 mA).
Terás de analisar também a selectividade no troço inteiro.
Dá-me mais dados que eu ajudo-te.
Joao
Calculas o valor nominal da carga e podes escolher o calibre nominal mais próximo.
Para a protecção diferencial, terás de ver se é necessário alta sensibilidade (10 ou 30mA) ou baixa sensibilidade (300 ou 500 mA).
Terás de analisar também a selectividade no troço inteiro.
Dá-me mais dados que eu ajudo-te.
Joao
ramalho_rc3 Escreveu:Boas,
ainda sou novato nestas andanças sobre instalações eléctricas, e surgiu-me uma duvida sobre como se calcula a corrente nominal de um disjuntor diferencial... alguém me pode ajudar?
-
- Curioso
Desde já agradeço a disponibilidade que ofereceu em me ajudar.
Em anexo, estão os dados.
(Para os disjuntores cujo as correntes estão já estão definidas, já foi tido em conta a seguinte condição IB<=IN<=IZ)
A duvida que me surgiu foi no calculo do disjuntor diferencial[1] e no interruptor diferencial[2], para o disjuntor que está acima do interruptor diferencial, o seu valor foi obtido de mudo a obter selectividade, mas peço que dê uma olhadela para ver se está correcto.
Cumprimentos,
André
(Para os disjuntores cujo as correntes estão já estão definidas, já foi tido em conta a seguinte condição IB<=IN<=IZ)
A duvida que me surgiu foi no calculo do disjuntor diferencial[1] e no interruptor diferencial[2], para o disjuntor que está acima do interruptor diferencial, o seu valor foi obtido de mudo a obter selectividade, mas peço que dê uma olhadela para ver se está correcto.
Cumprimentos,
André
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Ramalho
Eu normalmente coloco disjuntores diferenciais para vários circuitos de iluminação e disjuntores diferenciais para vários circuitos de tomadas.
No teu esquema eu colocaria 2 disjuntores diferenciais bipolares de 32A/30mA.
Porquê disjuntores diferenciais e não só diferenciais, porque os diferenciais, não têm p.d.c. suficiente.
Eu normalmente coloco disjuntores diferenciais para vários circuitos de iluminação e disjuntores diferenciais para vários circuitos de tomadas.
No teu esquema eu colocaria 2 disjuntores diferenciais bipolares de 32A/30mA.
Porquê disjuntores diferenciais e não só diferenciais, porque os diferenciais, não têm p.d.c. suficiente.
ramalho_rc3 Escreveu:Desde já agradeço a disponibilidade que ofereceu em me ajudar.
Cumprimentos,
André
-
- Curioso
Obrigado pela disponibilidade em responder, e pela "dica".
Cumprimentos,
Ramalho.
Cumprimentos,
Ramalho.
-
- Curioso
Obrigado pela disponibilidade em responder, e pela "dica".
Cumprimentos,
Ramalho.
Cumprimentos,
Ramalho.