Olá a todos!
tenho feito alguns cálculos para aferir a viabilidade económica para instalação de miniprodução fotovoltaica em dois modelos: 20kW ou 250kW e não estou muito convencido que estes sistemas sejam viáveis, pois o custo está entre 3000€ e 5000€ por kW.
O que me disseram era que apenas se fosse através de uma empresa o investimento poderia ter interesse, pois tinha as amortizações...
A questão é que não tenho dinheiro disponível para este investimento e acho que pedindo emprestado (acreditando que era possível) não conseguiria fazer o negócio rentável.
Existe algum apoio de fundos comunitários ou outros para estes investimentos?
Alguém tem uma ideia mais concreta sobre isto?
Obrigado pela ajuda.
Viabilidade fotovoltaico
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 05 mai 2011, 15:25
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Re: Viabilidade fotovoltaico
Estive no congresso dos PIPs de demonstração na universidade de Évora e pelo que alguns dos intervenientes falaram, é que é viável, mas claro terás de ter por detrás um investidor.
Tenho ideia que o valor do custo do CPV, ronda os 0,14€/kWh e ainda tens de entrar com os custos de manutenção.
Se vires na portaria o valor de remuneração do CPV ronda os 0,360€/kWh.
Agora é uma questão de efectuares um estudo económino financeiro. Normalmente não faço este tipo de trabalhos, por isso não te consigo ajudar mais.
Tenho ideia que o valor do custo do CPV, ronda os 0,14€/kWh e ainda tens de entrar com os custos de manutenção.
Agora é uma questão de efectuares um estudo económino financeiro. Normalmente não faço este tipo de trabalhos, por isso não te consigo ajudar mais.
andrestoffel Escreveu:Olá a todos!
tenho feito alguns cálculos para aferir a viabilidade económica para instalação de miniprodução fotovoltaica em dois modelos: 20kW ou 250kW e não estou muito convencido que estes sistemas sejam viáveis, pois o custo está entre 3000€ e 5000€ por kW.
O que me disseram era que apenas se fosse através de uma empresa o investimento poderia ter interesse, pois tinha as amortizações...
A questão é que não tenho dinheiro disponível para este investimento e acho que pedindo emprestado (acreditando que era possível) não conseguiria fazer o negócio rentável.
Obrigado pela ajuda.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Re: Viabilidade fotovoltaico
Vê lá se isto de ajuda:
http://www.sasenergia.pt/produtos/miniproducao.pdf
Afinal eu não sabia e existe um DL próprio para este tipo de potências:
http://dre.pt/pdf1sdip/2011/03/04700/0131601325.pdf
http://www.sasenergia.pt/produtos/miniproducao.pdf
Afinal eu não sabia e existe um DL próprio para este tipo de potências:
http://dre.pt/pdf1sdip/2011/03/04700/0131601325.pdf
parreirajoao Escreveu:Estive no congresso dos PIPs de demonstração na universidade de Évora e pelo que alguns dos intervenientes falaram, é que é viável, mas claro terás de ter por detrás um investidor.
andrestoffel Escreveu:Olá a todos!
Obrigado pela ajuda.