São iguais em %.
veja o documento em anexo.
Queda de tensão
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Queda de tensão
As fórmula da queda de tensão monofásica está malparreirajoao Escreveu:São iguais em %.
veja o documento em anexo.

Basta fazer para um caso hipotético e aplicar as 3 fórmulas (ex.: para uma canalização de 20m, corrente de 16A e com condutores de 2.5mm2) e vai ver que obtém valores diferentes!!!
-
- Técnico Dedicado
Quem te disse que eu estava a falar de circuitos monofásicos?
Eu sei que a q.d.t. num sistema monofásico é o dobro.
Vou explicar mais uma vez:
Num circuito trifásico a % da q.d.t quer para a q.d.t. composta, quer para a q.d.t. simples, é igual.
Que tal agora? Já entendeste?
Num circuito trifásico a % da q.d.t quer para a q.d.t. composta, quer para a q.d.t. simples, é igual.
joaoosvaldo Escreveu:As fórmula da queda de tensão monofásica está malparreirajoao Escreveu:São iguais em %.
veja o documento em anexo.Falta multiplicar por 2.
Basta fazer para um caso hipotético e aplicar as 3 fórmulas (ex.: para uma canalização de 20m, corrente de 16A e com condutores de 2.5mm2) e vai ver que obtém valores diferentes!!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Ok assim está correcto. Da minha parte peço desculpa pela interpretação.parreirajoao Escreveu:Quem te disse que eu estava a falar de circuitos monofásicos?
Os comentários em tom ofensivo é que são escusados e convém tratar quem não se conhece na 3.ª pessoa

-
- Técnico Dedicado
Não foi essa a minha intenção, nem é esse o meu estilo de vida.
Um abraço
Joao
Um abraço
Joao
joaoosvaldo Escreveu:Ok assim está correcto. Da minha parte peço desculpa pela interpretação.parreirajoao Escreveu:Quem te disse que eu estava a falar de circuitos monofásicos?
Os comentários em tom ofensivo é que são escusados e convém tratar quem não se conhece na 3.ª pessoaA falar é que as pessoas se entendem
-
- Velha Guarda
- Registado: 05 nov 2012, 20:32
- Has thanked: 5 times
nos calculos que devemos apresentar num projecto da qdt, para um sistema trifásico deveremos utilizar a queda fase-neutro ou fase-fase
? fase-neutro por ser a maior