Ajuda para ligação de fogão com forno electrico

Responder
anthelei
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 ago 2011, 22:11

Ajuda para ligação de fogão com forno electrico

Mensagem por anthelei »

Olá, boa noite.
Comprei um fogão modelo E3110VX -Meireles, mas vinha sem ficha e tras 4 condutores (Preto, Castanho, Azul e fio de terra). Acontece que segundo o que vejo nas instruções, devo ligar o preto o azul e terra. Assim fiz, mas, ao ligar o forno nem pensar. Será que está algo mal ou falta concretizar alguma ligação para que o forno funcione? :(
o fogão tem um disco electrico e experimentei e este funciona. Foi assim que liguei como exemplifico.Por favor digam-me se possível o que poderá não estar correcto, e desde já o meu muito obrigado.

1 2 3(castanho) 4 5(azul) o(fio Terra)
o--o--o o--o
| |
| |
L1 N
(preto)
daniel_c
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 20:16

Re: Ajuda para ligação de fogão com forno electrico

Mensagem por daniel_c »

anthelei Escreveu:Olá, boa noite.
Comprei um fogão modelo E3110VX -Meireles, mas vinha sem ficha e tras 4 condutores (Preto, Castanho, Azul e fio de terra). Acontece que segundo o que vejo nas instruções, devo ligar o preto o azul e terra. Assim fiz, mas, ao ligar o forno nem pensar. Será que está algo mal ou falta concretizar alguma ligação para que o forno funcione? :(
o fogão tem um disco electrico e experimentei e este funciona. Foi assim que liguei como exemplifico.Por favor digam-me se possível o que poderá não estar correcto, e desde já o meu muito obrigado.
o forno esta preparado para trabalhar bifasico, como esta no lado direito da esquema, por isso traz um cabo de alimentação com 4 conductores

se não tiver energia trifasica para alimentar o forno, tem de ser modificada a esquema de alimentaçao, conforme com o lado esq (ver esquema): suntar as bornes 1 2 3 e fazer ligaçao a fase e suntar as bornes 4 5 e ligar ao neutro, vai aproveitar so 3 conductores do cabo de alimentaçao, respeitando as cores: verde-amarelo - terra, azul - neutro e preto/castanho - fase
anthelei
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por anthelei »

Olá amigo Daniel_c:

Julgo que entendi a sua explicação.
Os bornes L1,2 e 3 têm que ter tensão ou seja têm que estar interligados, o que presentemente não acontece.
De L2 e 3 sai um condutor castanho que está desligado. Suponho que para o efeito deverá ser chantado L1 com L2 para assim ficarem os 3 bornes activos, certo?

Obrigado
Um abraço
daniel_c
Curioso
Curioso
Registado: 08 jan 2010, 20:16

Mensagem por daniel_c »

anthelei Escreveu:Os bornes L1,2 e 3 têm que ter tensão ou seja têm que estar interligados, o que presentemente não acontece.
isto acontece porque o forno deve estar preparado para ligação como no lado dr da esquema
anthelei Escreveu:De L2 e 3 sai um condutor castanho que está desligado. Suponho que para o efeito deverá ser chantado L1 com L2 para assim ficarem os 3 bornes activos, certo?
esta certo e o condutor castanho que está desligado ligado a fase ( vai ser o L conforme com lado esq esquema)
anthelei
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por anthelei »

O meu fogão já funciona com o forno ligado. :D
Obrigado a todos os amigos que aqui me deram as suas preciosas ideias para colmatar esta situação.

Disponham sempre e um grande abraço

António Henrique
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”