corrente nominal
-
- Curioso
- Registado: 23 out 2010, 18:28
- Contacto:
Re: corrente nominal
A minha duvida era em calcular a corrente nominal de um motor, quando esse mesmo motor era ligado em estrela ou em triângulo.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
A corrente de linha quer o motor esteja alimentado em triângulo ou em estrela é sempre 42A.
Terá de dimensionar toda a sua canalização para este valor de intensidade de corrente.
Terá de dimensionar toda a sua canalização para este valor de intensidade de corrente.
fernandescarlos Escreveu:A minha duvida era em calcular a corrente nominal de um motor, quando esse mesmo motor era ligado em estrela ou em triângulo.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,parreirajoao Escreveu:A corrente de linha quer o motor esteja alimentado em triângulo ou em estrela é sempre 42A.
fernandescarlos Escreveu:A minha duvida era em calcular a corrente nominal de um motor, quando esse mesmo motor era ligado em estrela ou em triângulo.
permita-me discordar, pois um motor de 20Kw / 400V em triângulo, não consome 42A se for ligado em estrêla!
Para que é que existe o arranque estrêla/triângulo???
Continuam a teimar em baralhar e dar de novo.
ohmico
Última edição por ohmico em 17 ago 2011, 18:45, editado 1 vez no total.
-
- Técnico Dedicado
O senhor é que baralha.
Você está a falar em situações de arranque.
O que diz é válido para situações de arranque, por isso se utiliza o arranque em estrela e depois se passa para triângulo.
Resolva este exercicio:
Calcule a intensidade de corrente absorvida por um motor assíncrono trifásico de 5kW, 400V, n=85% e cos fi= 0,8.
Agora calcule de novo, estando o motor ligado em estrela
Por fim calcule de novo para o motor ligado em triângulo.
retire as suas conclusões
O que diz é válido para situações de arranque, por isso se utiliza o arranque em estrela e depois se passa para triângulo.
Resolva este exercicio:
Calcule a intensidade de corrente absorvida por um motor assíncrono trifásico de 5kW, 400V, n=85% e cos fi= 0,8.
ohmico Escreveu:Boas,parreirajoao Escreveu:A corrente de linha quer o motor esteja alimentado em triângulo ou em estrela é sempre 42A.
permita-me discordar, pois um motor de 20Kw / 400V em triângulo, não consome 42A se for ligado em estrêla!
Para que é que existe o arranque estrêla/triângulo???
Continuam a teimar em baralhar e dar de novo.
ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
parreirajoao Escreveu:O senhor é que baralha.
Resolva este exercicio:
Boas,
não invente, leia o que já foi dito antes:
Duzia12 Escreveu:Vai aí uma confusão muito grande
Um motor de 20 KW ligado em trângulo consome 42 A, mas cada enrolamento é percorrido por In/raiz3= Logo 42/1,73 A=24,2 A
4
O mesmo motor ligado em estrela consome 1/3 = 42/3=14 A
quote="ohmico"]
Boas,
Para começar a questão levantada não está correcta, por incompleta.
A dúvida levantada é qual a corrente nominal.
Ora se o motor for de 400V em triângulo terá, como o Dúzia referiu, um consumo de 42A, mas este mesmo motor se ligado em estrêla, como também já foi referido consumirá cerca de 1/3 menos. Esta já não é corrente nominal!!.
Daí, para que se possa falar em corrente nominal com a ligação em estrêla, que, conforme também calculado pelo Dúzia, tem o mesmo consumo de 42A teremos de estar a falar de outro motor, esse de 400V em estrela.
Não sei se estou a vêr bem o problema por estar tão claro.
ohmico
Convém ler o que já foi dito, antes de comentar.
ohmico
-
- Técnico Dedicado
E você a dar-lhe.
O valor é 42A, para ambas as situações. Eu estou a falar da intensidade de linha, quer o motor esteja ligado em estrela ou em triângulo.
Você está a fazer confusão, na situação de arranque e ainda mistura mais quando se trata de calcular as intensidades nos enrolamentos.
É claro como a água.
O valor é 42A, para ambas as situações. Eu estou a falar da intensidade de linha, quer o motor esteja ligado em estrela ou em triângulo.
Você está a fazer confusão, na situação de arranque e ainda mistura mais quando se trata de calcular as intensidades nos enrolamentos.
É claro como a água.
ohmico Escreveu:parreirajoao Escreveu:O senhor é que baralha.
Resolva este exercicio:
Boas,
não invente, leia o que já foi dito antes:
Duzia12 Escreveu:Vai aí uma confusão muito grande
Um motor de 20 KW ligado em trângulo consome 42 A, mas cada enrolamento é percorrido por In/raiz3= Logo 42/1,73 A=24,2 A
4
O mesmo motor ligado em estrela consome 1/3 = 42/3=14 A
quote="ohmico"]
Boas,
Para começar a questão levantada não está correcta, por incompleta.
A dúvida levantada é qual a corrente nominal.
Ora se o motor for de 400V em triângulo terá, como o Dúzia referiu, um consumo de 42A, mas este mesmo motor se ligado em estrêla, como também já foi referido consumirá cerca de 1/3 menos. Esta já não é corrente nominal!!.
Daí, para que se possa falar em corrente nominal com a ligação em estrêla, que, conforme também calculado pelo Dúzia, tem o mesmo consumo de 42A teremos de estar a falar de outro motor, esse de 400V em estrela.
Não sei se estou a vêr bem o problema por estar tão claro.
ohmico
Convém ler o que já foi dito, antes de comentar.
ohmico
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
1º A Corrente é a mesma, seja ligado em estrela ou em triângulo.
2º Como não se fala em tensão, vale o ponto 1º.
3º Se a tensão é chamada para a duvida, então há que fazer a pergunta.
Cump.
Mário
Respondendo directamente a questãofernandescarlos Escreveu:A minha duvida era em calcular a corrente nominal de um motor, quando esse mesmo motor era ligado em estrela ou em triângulo.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Curioso
- Contacto:
Obrigado pela resposta, o que eu queria saber erea mesmo só a corrente. Será que se pode aplicar esta formula? : Itri=S/raiz3 vezes U. Em que S é a potência aparente e Itri e corrente em triangulo.Mário Escreveu:BoasRespondendo directamente a questãofernandescarlos Escreveu:A minha duvida era em calcular a corrente nominal de um motor, quando esse mesmo motor era ligado em estrela ou em triângulo.
Cump.
Mário
- Mário
- Team Apoio
Boas "fernandescarlos"
Se queres saber a corrente, tens que disser qual a tensão.
Por Ex: Um motor electrico 200Kw 400/690V 380/220Amp. Triângulo/Estrela (não contando com rendimento, coseno de fi, 4 polos e etc..)
Se o motor é ligado com a tensão de 400V tem que ser ligado em triângulo, para ter a sua potencia de 200Kw. 380Amp.
Se o motor é ligado com a tensão de 690V tem que ser ligado em Estrela, para ter a sua potencia de 200Kw. 220Amp.
Quando queres arrancar com este motor de 200Kw cá (400V) ou tens um arrancador "suave" ou "estrela-triângulo" ou "auto-transformador de arranque" e ainda pode ser por "resistência rotoricas", (no caso do rotor ser bobinado). Mas quando estiver em funcionamento pleno a corrente é de 380Amp.
Se estiveres numa Alemanha onde é comum os 690V (em fábricas) a corrente é de 220Amp e com 200Kw.
Quando cá se arrancas com este motor, e o arranque é por estrela-triangulo, em estrela a potencia maxima disponivel é de 66Kw
Tens que usar sempre "raiz de 3"(1.73).
Um motor pode ser construído para funcionar em 400V "estrela" 200 Kw 400Amp.
Editado a azul
Cump.
Mário
Se queres saber a corrente, tens que disser qual a tensão.
Por Ex: Um motor electrico 200Kw 400/690V 380/220Amp. Triângulo/Estrela (não contando com rendimento, coseno de fi, 4 polos e etc..)
Se o motor é ligado com a tensão de 400V tem que ser ligado em triângulo, para ter a sua potencia de 200Kw. 380Amp.
Se o motor é ligado com a tensão de 690V tem que ser ligado em Estrela, para ter a sua potencia de 200Kw. 220Amp.
Quando queres arrancar com este motor de 200Kw cá (400V) ou tens um arrancador "suave" ou "estrela-triângulo" ou "auto-transformador de arranque" e ainda pode ser por "resistência rotoricas", (no caso do rotor ser bobinado). Mas quando estiver em funcionamento pleno a corrente é de 380Amp.
Se estiveres numa Alemanha onde é comum os 690V (em fábricas) a corrente é de 220Amp e com 200Kw.
Quando cá se arrancas com este motor, e o arranque é por estrela-triangulo, em estrela a potencia maxima disponivel é de 66Kw
Tens que usar sempre "raiz de 3"(1.73).
Um motor pode ser construído para funcionar em 400V "estrela" 200 Kw 400Amp.
Editado a azul
Cump.
Mário
Última edição por Mário em 21 ago 2011, 22:32, editado 1 vez no total.
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- Mário
- Team Apoio
Boas "Duzia12"
" não 115 KW!!! Mas 200/3=66,6 KW
Reduz 1/3 e não 1/1,73
Correcto, já editei.
Cump.
Mário
" não 115 KW!!! Mas 200/3=66,6 KW
Reduz 1/3 e não 1/1,73
Correcto, já editei.
Cump.
Mário
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
Lá vai a demonstração
Ligação em triângulo ..corrente na fase ...If=Uc/Z
....corrente na linha.........Iinhal1=Uc x Raiz3/Z
Ligação em estrela...........Ilinha2=Us/Z
......................................Z=Us/Ilinha2
Igualando Z teremos
Il1=Uc x raiz3/(Us x Il2)= Us x Raiz3 x raiz3 xl2/(Us) Logo ....Il1=3 x Il2
Logo 1:3
Ligação em triângulo ..corrente na fase ...If=Uc/Z
....corrente na linha.........Iinhal1=Uc x Raiz3/Z
Ligação em estrela...........Ilinha2=Us/Z
......................................Z=Us/Ilinha2
Igualando Z teremos
Il1=Uc x raiz3/(Us x Il2)= Us x Raiz3 x raiz3 xl2/(Us) Logo ....Il1=3 x Il2
Logo 1:3
-
- Curioso
- Contacto:
Obrigado por todas as explicações que aqui foram dadas, foram uma grande ajuda, por agora acho que compreendi.
Cumprimentos
Carlos
Cumprimentos
Carlos