ligaçao trifasica
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 ago 2011, 20:18
ligaçao trifasica
liguei um motor trifasico com ficha de 4 pinos 3fases +1terra a uma ficha de 5 pinos trifasica mas que tinha o neutro no lugar de uma fase . o motor aqueceu e queimou . Porqué ?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: ligaçao trifasica
"mas como aconteceu isso se tem um quadro que faz a seleção das fases para o motor trabalhar na rotação correcta"
Porque com o neutro em lugar de fase, fazia com que o sistema que provavelmente controla a rotação, ficasse a funcionar como normal, porque apenas verifica o sentido da velocidade angular dos "vectores" resultantes dos sistema criado fase 1 fase 2 e neutro. É a minha hipótese. Para um sistema correcto, deveria ter também um relé de falta de fase.
Porque com o neutro em lugar de fase, fazia com que o sistema que provavelmente controla a rotação, ficasse a funcionar como normal, porque apenas verifica o sentido da velocidade angular dos "vectores" resultantes dos sistema criado fase 1 fase 2 e neutro. É a minha hipótese. Para um sistema correcto, deveria ter também um relé de falta de fase.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
Fiquei confuso!
Como é que uma ficha de 4 pinos entra numa ficha de 5 pinos?
Cps
A. Castro
Fiquei confuso!
Cps
A. Castro
danielreis8 Escreveu:liguei um motor trifasico com ficha de 4 pinos 3fases +1terra a uma ficha de 5 pinos trifasica mas que tinha o neutro no lugar de uma fase . o motor aqueceu e queimou . Porqué ?
-
- Técnico Dedicado
Boas.
Essa seleção de fases é feita no Quadro... para evitar trocas a montante! O erro foi na ficha que se encontra a jusante ...
Cps
A. Castro
Essa seleção de fases é feita no Quadro... para evitar trocas a montante! O erro foi na ficha que se encontra a jusante ...
Cps
A. Castro
mas como aconteceu isso se tem um quadro que faz a seleção das fases para o motor trabalhar na rotação correcta
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 11 ago 2011, 20:18
CF,Lda Escreveu:Boas.
Fiquei confuso!
Cps
A. Castro
com um vulgar chicote que numa ponta tem uma ficha de 4 pinos e na outra tem uma ficha de 5 pinos
danielreis8 Escreveu:liguei um motor trifasico com ficha de 4 pinos 3fases +1terra a uma ficha de 5 pinos trifasica mas que tinha o neutro no lugar de uma fase . o motor aqueceu e queimou . Porqué ?
- asubida
- Quadro de Honra
- Registado: 11 mar 2009, 12:58
- Been thanked: 5 times
- Contacto:
Bom dia,danielreis8 Escreveu:CF,Lda Escreveu:Boas.
Fiquei confuso!
Cps
A. Castro
com um vulgar chicote que numa ponta tem uma ficha de 4 pinos e na outra tem uma ficha de 5 pinos
Bom ...As causas da avaria já foram esmiuçadas por "posts" dos membros anteriores. Com o neutro mal colocado na ficha de 5 pinos o que lhe aconteceu foi aplicar aos enrolamentos motor apenas duas fases e ainda por cima tensão entre fases (ou seja composta).
Agora o que interessa é contribuir para a prevenção destas situações:
1 - Quando somos nós a fazer as ligações a) nada de atalhos e desenrascanços à portuguesa. Sigam-se as normas e as boas práticas. Não esquecer as malditas leis de Murphy http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... lit=Murphy b) Conferir sempre o trabalhos usando os instrumentos de medida pois todos podemos cometer erros.
2 - Quando fazemos ligações em fichas preparadas por outros temos sempre de conferir o que está feito, pois andam por aí muitos pseudo-electricistas que têm o mau hábito de dispensar o condutor de terra e aplicar o condutor verde amarelo do cabo como condutor de neutro ( o que se causar um acidente fatal ou que implique avaliação por um perito de seguro, dá responsabilidade civil e criminal para o executante comprovado)
3 - As protecções do motor com relés electrónicos pressupõem que a jusante da protecção ( normalmente incluída no quadro de comando do motor que pode ser de arranque directo ou estrela-triângulo ) todas as ligações respeitem a normalização.
4 - Aplicar relés electrónicos de protecção de grupos de bombagem no quadro de comando desses mesmos grupos só beneficia a segurança e previne falhas comuns como:
- sobrecargas = rotor travado por entradas de lixo nas bombas.
- baixa carga ou funcionamento em vazio por esgotamento da água.
- rotor bloqueado.
- sobre-tensões e sub-tensões
- falta de fases ou neutro
- falha na sequência de fases
- curto-circuitos nos enrolamentos
- fugas á terra
Os custos típicos de um relé electrónico com o respectivo quadro de comando do motor são da ordem dos 250 a 500 € com aplicação incluída, o que é muito menos do que uma reparação ou substituição do motor
5 - Existem soluções económicas como por exemplo os da classe VIGILEC da TOSCANO com quadro de comando http://www.toscano.es/index.php?Lng=2&Caso=6&Par2=261
ou da AVEL http://www.avel.eu/noticias/detalhes.php?id=9
Já apliquei material da TOSCANO e estou satisfeito com o desempenho e a fiabilidade pois a protecção de trabalho em vazio funciona mesmo quando as sondas de nível falham.
As instruções técnicas incluem os as ligações para as aplicações mais comuns.
Seria bom que quem tiver experiência positiva com outras marcas e modelos também a partilhasse aqui com links se possível
Saudações
António Subida
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
Blog: http://penanet.blogspot.com
email:antoniosubida@yahoo.com.br
3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Cuide do Ambiente. Só temos disponível um planeta Terra. O planeta habitável mais próximo fica a milhares de anos-luz!
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
E a protecção a montante? Não disparou?
É vulgar-se instalar sensores de temperatura (PTC ou PT100) nos enrolamentos dos motores, para que não aconteçam casos destes.
É vulgar-se instalar sensores de temperatura (PTC ou PT100) nos enrolamentos dos motores, para que não aconteçam casos destes.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Pois é, falta de protecção a montante. Se existisse nada disso se teria passado.
se no fim da ligação tal como indicam as boas praticas conferises os consumos nas fases, darias pelo problema antes de queimar o motor, no fim de qualquer trabalho electrico devemos sempre rever as ligações e testar o funcionamento. Mas o motivo do meu post é outro no final dessa ligação á TUGA, como fizeste para ajustar o magnetotermico ? Deixas te ficar como estava?
Cump.
JCarreira
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Been thanked: 2 times
nelmindo Escreveu:exemplo de um relé: http://www.avel.eu/catalogo/familia.php?cat=84
boas, será que dá para ter acesso a um manual ou datasheet deste relé? já procurei mas não encontrei.
obrigado
jose cardoso
-
- Curioso
- Registado: 26 jul 2011, 13:58
- Contacto:
Vou aproveitar este topico para tirar uma duvida algo urgente.
Tenho uma maquina com motor trifásico com uma ficha de 4 pinos e um gerador trifasico cuja saida é com ficha de 5 pinos. comprei uma ficha de 4 pinos e uma de 5 pinos para fazer a ligação de um ao outro mas não sei como fazer estas ligações e por isso preciso da vossa ajuda.
Ainda abri a caixa do motor para ver as ligações mas o cabo é de 4 condutores e o neutro está ligado à terra da caixa o que me deixou muito baralhado...
Tenho uma maquina com motor trifásico com uma ficha de 4 pinos e um gerador trifasico cuja saida é com ficha de 5 pinos. comprei uma ficha de 4 pinos e uma de 5 pinos para fazer a ligação de um ao outro mas não sei como fazer estas ligações e por isso preciso da vossa ajuda.
Ainda abri a caixa do motor para ver as ligações mas o cabo é de 4 condutores e o neutro está ligado à terra da caixa o que me deixou muito baralhado...
-
- Técnico Dedicado
Boas.
Colega Morales, nas 2 fichas que comprou, (não precisava, uma seria suficiente), bem como na que está montada no cabo da sua máquina, estão identificados os pontos de ligação dos condutores : L1, L2, L3, N e simbolo de terra (normalmente este perno é mais gordo).
Assim sendo, pega na ficha de 5 pinos que comprou e aplica-a em substituição da que está montada no cabo da sua máquina, respeitando os pontos de ligações. L1, L2, L3 e simbolo de terra, no N não liga nada.
Isto foi escrito baseado no que o colega disse. Se ao fazer estas ligações a sua máquina não funcionar ou avariar não atire com as responsabilidades para cima de mim;
nada mais estranho do que alguém ficar baralhado ao ver um fio ligado á "terra da caixa" do motor...
Cps
A. Castro
Colega Morales, nas 2 fichas que comprou, (não precisava, uma seria suficiente), bem como na que está montada no cabo da sua máquina, estão identificados os pontos de ligação dos condutores : L1, L2, L3, N e simbolo de terra (normalmente este perno é mais gordo).
Assim sendo, pega na ficha de 5 pinos que comprou e aplica-a em substituição da que está montada no cabo da sua máquina, respeitando os pontos de ligações. L1, L2, L3 e simbolo de terra, no N não liga nada.
Isto foi escrito baseado no que o colega disse. Se ao fazer estas ligações a sua máquina não funcionar ou avariar não atire com as responsabilidades para cima de mim;
nada mais estranho do que alguém ficar baralhado ao ver um fio ligado á "terra da caixa" do motor...
Cps
A. Castro
-
- Curioso
- Registado: 26 jul 2011, 13:58
- Contacto:
Fiquei baralhado obviamente porque tanto quanto sei terra é verde-amarelo e neutro azul, logo se o condutor azul está ligado à terra... algo está errado. óbvio que se trata apenas de uma cor porque o condutor em si é igual independentemente da cor.
Por acaso já resolvi a questão, nada como desmontar as fichas e ver o que dizem. Assim que abri vi na ficha o L1, L2, L3 e terra e fiz as ligações. Não é preciso ser sobre-dotado.
Por acaso já resolvi a questão, nada como desmontar as fichas e ver o que dizem. Assim que abri vi na ficha o L1, L2, L3 e terra e fiz as ligações. Não é preciso ser sobre-dotado.