Boa tarde,
Tenho uma questão: termo-acumulador ou esquentador eléctrico?
A ideia de não ter de me preocupar com a quantidade de água quente durante o banho faz-me ter vontade de adquir um esquentador eléctrico mas os consumos de energia aumentam substancialmente. O problema dos termo-acumuladores é saber dimensioná-lo.
Imaginando 2 pessoas a tomar banhos seguidos muito confortavelmente (sem preocupação em sair do banho a correr porque a água está a ficar morna), qual seria a capacidade ideal para o termo-acumulador?
E imaginando que tomam banho de manhã, posso programar o termoacumulador para aquecer a água apenas umas horas antes dos banhos e depois desligá-lo? Isso faz com que a água à noite esteja completamente fria ou apenas morna?
Compensa ligá-lo apenas nas horas antes do banho (ou seja sabendo que ele vai ter de aquecer a água toda) ou deixá-lo ligado durante o dia (usando o termoestato para manter a temperatura)?
Agradeço se me puderem ajudar.
termo-acumulador ou esquentador eléctrico?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Re: termo-acumulador ou esquentador eléctrico?
Os consumos são mais ou menos equivalentes, em ambos os casos. Se observarmos melhor, o esquentador eléctrico é mais económico do que o termoacumulador. Tecnicamente as perdas são menores. Agora é preciso isso sim, potência instalada bastante superior do que para a opção termoacumlador, já que este vai aquecendo, o outro precisa de aquecer quase instantaneamente.salcantay Escreveu:Boa tarde,
Tenho uma questão: termo-acumulador ou esquentador eléctrico?
A ideia de não ter de me preocupar com a quantidade de água quente durante o banho faz-me ter vontade de adquir um esquentador eléctrico mas os consumos de energia aumentam substancialmente. O problema dos termo-acumuladores é saber dimensioná-lo.
Imaginando 2 pessoas a tomar banhos seguidos muito confortavelmente (sem preocupação em sair do banho a correr porque a água está a ficar morna), qual seria a capacidade ideal para o termo-acumulador?
E imaginando que tomam banho de manhã, posso programar o termoacumulador para aquecer a água apenas umas horas antes dos banhos e depois desligá-lo? Isso faz com que a água à noite esteja completamente fria ou apenas morna?
Compensa ligá-lo apenas nas horas antes do banho (ou seja sabendo que ele vai ter de aquecer a água toda) ou deixá-lo ligado durante o dia (usando o termoestato para manter a temperatura)?
Agradeço se me puderem ajudar.
A versão esquentador eléctrico, é muito usada em países tropicais ou próximo disso, porque a temperatura da água está próxima da de conforto de tomar banho, logo não precisa de muita potência para a aquecer. Aqui no nosso Portugal só é prático em situações de estio e onde as outras opções se enquadram menos (número de pessoas baixo ou utilizações esporádicas) Se a instalação já contemplar diferencial de alta ou muito alta sensibilidade, o custo de uma instalação de esquentador eléctrico é uma opção a considerar. Se a água for muito "dura", a opção esquentador eléctrico perde, já que tem tendência a ganhar mais calcário ou a entupir mais facilmente, mesmo usando filtros.
Quanto às outras dúvidas ver:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=10&t=7901
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=4&t=31 (tópico 31, um tópico do paleolítico!!!)
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Boas,
só um pequeno pormenor que não sei se estará esquecido.
Na cozinha não precisa de água quente?
Quanto ao desligar o termoacumulador durante o dia só fará sentido se tiver tarifário a condizer.
ohmico
só um pequeno pormenor que não sei se estará esquecido.
Na cozinha não precisa de água quente?
Quanto ao desligar o termoacumulador durante o dia só fará sentido se tiver tarifário a condizer.
ohmico
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Enviou: 10 vezes
- Agradecimento recebido: 34 vezes
Boas.
Não sei como é nas vossas casas, mas na minha existe um termo-acumulador de 80 litros com um permutador e resistência eléctrica de 1600W, que se encontra desligada; Tenho uma caldeira a gás de cidade que funciona em circuito fechado para o termo-acumulador. A esta foi adicionado um controlador horário configurado para ligar e desligar às horas que se torna mais necessário o seu funcionamento. Paralelamente a isto, tem um dispositivo para ligar o sistema fora das horas previamente programadas em caso de necessidade.
Somos quatro pessoas e até à data temo-nos dado bem com este esquema...
Cps
A. Castro
Não sei como é nas vossas casas, mas na minha existe um termo-acumulador de 80 litros com um permutador e resistência eléctrica de 1600W, que se encontra desligada; Tenho uma caldeira a gás de cidade que funciona em circuito fechado para o termo-acumulador. A esta foi adicionado um controlador horário configurado para ligar e desligar às horas que se torna mais necessário o seu funcionamento. Paralelamente a isto, tem um dispositivo para ligar o sistema fora das horas previamente programadas em caso de necessidade.
Somos quatro pessoas e até à data temo-nos dado bem com este esquema...
Cps
A. Castro
Obrigada pelas respostas. Eu estou um bocado de pé atrás com um cilindro única e exclusivamente porque quando comprei a casa já tinha um cilindro que a bem da verdade funciona perfeitamente, mas é para aí de 80 lt e se demorar mais de 15 minutos no banho a água começa a ficar fria. Pelo que tenho lido é suposto um cilindro de 80lt dar para 2 banhos à vontade. Talvez seja o problema do cilindro ser antigo (nem sequer consigo regular a temperatura). Pensei nos esquentadores eléctricos apenas porque não quero andar sempre preocupada se a água quente vai acabar ou não. É um daqueles confortos que não estou disposta a abdicar.
Deixo o cilindro sempre ligado e a verdade é que a conta da electricidade não é assim tão alta (principalmente tendo em conta que não pago gás) mas pelo que percebi, não tendo tarifa bi-horária não compensa andar sempre a ligar e a desligar o cilindro, é isso?
Sim, preciso de água quente para lavar alguma loiça que não queira pôr na máquina de lavar loiça, mas nada de especial.
Outra coisa que me ocorreu... Então e se mantiver o cilindro e instalar um esquentador eléctrico no WC que só "actua" se a água estiver abaixo de uma determinada temperatura? Nesse caso, saindo a água morna do cilindro nem sequer gastaria muito energia, ou estarei a pensar mal?
À partida não precisarei de nada disto se encontrar um cilindro que se adapte às minhas necessidades mas as fichas técnicas que encontro por aí não são muito explícitas.
Deixo o cilindro sempre ligado e a verdade é que a conta da electricidade não é assim tão alta (principalmente tendo em conta que não pago gás) mas pelo que percebi, não tendo tarifa bi-horária não compensa andar sempre a ligar e a desligar o cilindro, é isso?
Sim, preciso de água quente para lavar alguma loiça que não queira pôr na máquina de lavar loiça, mas nada de especial.
Outra coisa que me ocorreu... Então e se mantiver o cilindro e instalar um esquentador eléctrico no WC que só "actua" se a água estiver abaixo de uma determinada temperatura? Nesse caso, saindo a água morna do cilindro nem sequer gastaria muito energia, ou estarei a pensar mal?
À partida não precisarei de nada disto se encontrar um cilindro que se adapte às minhas necessidades mas as fichas técnicas que encontro por aí não são muito explícitas.