Ilumuninação de Emergência

pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Ilumuninação de Emergência

Mensagem por pedro_mendes »

Boa noite colegas,

Estou com uma duvida num estabelecimento para uma clinica médica, já existe luz não é para pedir vesturia, mas queria na mesma deixar as coisas na lei, e é como faço a ligação ás lâmpadas de emergência, que neste caso são 2 uma por cima da porta e a outra por cima também sa outra porta, é directamente ao quadro com circuito separado ou como é.
Peço desculpa por ser uma pergunta um pouco confusa.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ilumuninação de Emergência

Mensagem por jaimereis »

boas

existem varios tipos de iluminarias de emergencia, em bloco autonomo ou kit de aplicar em iluminarias existentes ou em iluminarias construidas para o efeito ou outro tipo

os circuitos electricos de emergencia são dedicados, para blocos tipo seta de saida é um circuito, kits encastrados em armadura fluorescente é outro circuito, iluminação de balizagem é outro, etc

agora, quase todos os sitemas de emergencia novos tem ligação remota, isto é, um sinal de 10V DC que provoca o ligar da emergencia da iluminária, já me disseram que isto agora é obrigatorio ligar com modulos proprios, mas ainda não vi onde é que isso está escrito

os blocos de mergencia colocam-se em cima das portas de saida e de emrgencia, se for uma porta de dupla folha só leva um

atenção á sinalização e os sentidos de fuga
Jaime Reis
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Bem, o que tu pretendes é iluminação de segurança e não de emergência.

Só te estás a preocupar com a iluminação de segurança de evacuação. Vê se não é necessário colocares iluminação de segurança ambiente, por exemplo com recurso a kits instalados nas próprias luminárias normais.

Além do mais, terás de prever um sisteme de telecomando, que permita colocá-los em repouso.

A nível de ligações, terás de os alimentar a jusante do dispositivo de protecção que alimente essa zona.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

Boas,

Desde já o muito obrigado pelas vossas respostas, eu amanha coloco aqui o projecto para poder explicar melhor, e assim já me podem ajudar.

Pedro Mendes
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 50 vezes

Mensagem por Josecalado »

Boas!

Se isso é uma clínica médica e se não precisa de vistoria, logo o contrato será anterior a 2006, e o DL 740/74 não exigia o telecomando, porque realmente o principio de funcionamento do telecomando até tem lógica se o utilizador procedesse de acordo com o princípio, o que na prática não acontece, na minha opinião não precisa de onerar a instalação e deverá ligar a alimentação no circuito de iluminação da respetiva zona.

Cumpr.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda

Boa noite colegas..

Bem ainda não tive a oportunidade de colocar aqui o projectro, mas de facto a situação é, é um espaço comercial que foi contruido, mas não para uma clinica, já á alguns anos que está a venda e foi agora comprado, por isso não sei, é assim o espaço tem 2 portas de saida, agora a minha duvida é se é necessário o comando. É uma coisa que me está a baralhar proque não estou a perceber o funcionamento do mesmo. Se entretanto me podessem ajudar nesse ponto. amanha sem falta coloco aqui o projecto.

Pedro Mendes
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

pedro_mendes Escreveu:Boa noite colegas..

Bem ainda não tive a oportunidade de colocar aqui o projectro, mas de facto a situação é, é um espaço comercial que foi contruido, mas não para uma clinica, já á alguns anos que está a venda e foi agora comprado, por isso não sei, é assim o espaço tem 2 portas de saida, agora a minha duvida é se é necessário o comando. É uma coisa que me está a baralhar proque não estou a perceber o funcionamento do mesmo. Se entretanto me podessem ajudar nesse ponto. amanha sem falta coloco aqui o projecto.

Funcionamento do telecomando:

- É o dispositivo que coloca em repouso os blocos autónomos a partir de um ponto central;

- Este dispositivo só actua quando os blocos não estão alimentados pela rede;

- O estado da alimentação da rede anula automaticamente o estado de repouso dos blocos.

O modo de funcionamento do telecomando consiste no seguinte:

1º -Desliga-se a alimentação;
2º -Premindo-se o botão "EXTINTION" colocam-se os blocos em repouso.

Por exemplo quando se carrega no botão do telecomando a iluminação de segurança só passa ao estado de repouso quando se desliga a iluminação normal e quando for reestabelecida a iluminação normal a iluminação de segurança passa automaticamente para o estado de vigilância isto para evitar que por esquecimento não se carrega-se novamente no botão do telecomando.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
conde
Curioso
Curioso
Registado: 07 dez 2007, 17:59
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por conde »

Tive uma inspeção á pouco e questionei o inspetor acerca da iluminação de segurança. Para estabelecimentos de 5ª categoria ( lotação até 50 pessoas) pode utilizar-se blocos autonomos sem telecomando. Neste tipo de estabelecimento o minimo exigido é um equipamento com acomulador por exemplo uma lanterna. Esta foi a resposta do Inspetorá poucos dias
Cumprimentos a todos os colegas
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

conde Escreveu:Tive uma inspeção á pouco e questionei o inspetor acerca da iluminação de segurança. Para estabelecimentos de 5ª categoria ( lotação até 50 pessoas) pode utilizar-se blocos autonomos sem telecomando. Neste tipo de estabelecimento o minimo exigido é um equipamento com acomulador por exemplo uma lanterna. Esta foi a resposta do Inspetorá poucos dias
Cumprimentos a todos os colegas
Isso está correcto mas não responde à dúvida! É verdade que para lotações inferiores a 50 pessoas podem-se utilizar lanternas portáteis mas no caso de serem utilizados blocos autónomos o que diz a Certiel? Deve-se ou não utilizar telecomando?
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

conde
Curioso
Curioso
Registado: 07 dez 2007, 17:59
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 2 vezes

Mensagem por conde »

De acordo com a resposta do inspetor, não, pois o bloco autonomo suprime a necesseidade da lanterna. O minimo exigido é a lanterna. Foi a resposta do Inspetor.
Espero que seja util o meu post aos colegas.
Conde
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

conde Escreveu:De acordo com a resposta do inspetor, não, pois o bloco autonomo suprime a necesseidade da lanterna. O minimo exigido é a lanterna. Foi a resposta do Inspetor.
Conde
Claro mas não é isso que está em questão! O que está em questão é no caso do estabelecimento ter uma lotação inferior a 50 pessoas, logo, podendo-se utilizar iluminação de segurança tipo D (lanternas portáteis) mas em vez disso utilizar iluminação de segurança tipo C recorrendo a blocos autónomos neste caso é necessário telecomando!? É que já ouvi opiniões que não e outras que sim :? !!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por EE_Rafael »

conde Escreveu:De acordo com a resposta do inspetor, não, pois o bloco autonomo suprime a necesseidade da lanterna. O minimo exigido é a lanterna. Foi a resposta do Inspetor.
Conde
Eu já tive um pedido de esclarecimentos, por parte do LIQ, onde uma das correcções foi precisamente o facto de não colocar o telecomando embora se tratasse de estabelecimento de 5ª categoria em termos de lotação.

Cumprimentos,
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

EE_Rafael Escreveu:
Conde
Eu já tive um pedido de esclarecimentos, por parte do LIQ, onde uma das correcções foi precisamente o facto de não colocar o telecomando embora se tratasse de estabelecimento de 5ª categoria em termos de lotação.

Cumprimentos,
Eu quanto a mim também deve levar sempre que sejam estabelecimentos recebendo público, a excepção é mesmo se forem utilizadas lanternas. Esta é a minha interpretação das regras.

Mas à quem diga o contrário para este caso em particular daí a questão :? .
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

EE_Rafael
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 02 jun 2008, 17:58
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por EE_Rafael »

joaoosvaldo Escreveu:
EE_Rafael Escreveu:
Conde

Cumprimentos,
Eu quanto a mim também deve levar sempre que sejam estabelecimentos recebendo público, a excepção é mesmo se forem utilizadas lanternas. Esta é a minha interpretação das regras.

Mas à quem diga o contrário para este caso em particular daí a questão :? .
Da troca de opinião com outros colegas, tal como aqui no forum, acredito que seja efectivamente o procedimento que melhor vai ao encontro do que vem mencionado nas RTIEBT.

Cumprimentos,
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Ok! Até "ordem oficial" em contrário acho que é a forma correcta de proceder.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”