Qual engenharia escolher?

Responder
entertainment
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 ago 2011, 16:26

Qual engenharia escolher?

Mensagem por entertainment »

Boas, sou um estudante que se encontra a seis dias de distancia da sua candidatura para o ensino superior e apesar de saber o que quer fazer ainda não sabe o que seguir!
Aquilo que eu sempre sonhei foi construir ou trabalhar como engenheiro na criação/manutenção de carros totalmente eléctricos, eu gostava de entrar num curso onde aprendesse bastante electrónica, alguma informática ( ferramentas de CAD ou programação de micro-controladores...) e mecânica a nível de saber bastante física (faser cálculos complexos de rendimentos, aerodinamica, etc).

O problema e que parece que enquanto mais pesquiso mais baralhado fico... comecei com a ideia de engenharia de electromecânica.. depois apareceu me a mecatronica e cheguei até a electrotécnica de computadores passando pela possibilidade de engenharia mecânica com mestrado em electrónica e agora estive a ver as cadeiras de engenharia aero espacial e estou a ver que muitas delas me poderiam ser uteis...

Será que alguém com melhor conhecimento na área me poderia fazer alguma recomendação?

Muito obrigado desde já
S Brás
Curioso
Curioso
Registado: 24 jul 2008, 14:56

Re: Qual engenharia escolher?

Mensagem por S Brás »

Viva.
Vamos ver se te consigo transmitir alguma coisa útil que te ajude a organizar as ideias.

Pelo que dizes, parece-me que te interessa o carro eléctrico ao nível profissional e com o objectivo de ter um produto que seja comercial.

Primeira coisa que importa esclarecer é que ninguém consegue dominar todas as áreas envolvidas.
A segunda coisa é que, independentemente do curso que escolhas, quando o acabares não vais saber o suficiente para desenhar nenhuma das áreas sozinho.

Um projecto desse nível é bastante complexo e constituído por vários sub-sistemas cada um desses sub-sistemas é projectado por uma equipa especializada. Tens o design da carroçaria em que importa a aerodinâmica e o aspecto, tens a parte mecânica com a direcção a transmissão de potência às rodas etc, tens a parte eléctrica de baixa potência, luzes, radio, AC, vidros, etc; e tens a parte eléctrica de maior potência em que tens que te preocupar com o dimensionamento das baterias do motor etc. E esta é uma lista bastante pobre das coisas que é preciso projectar.

Assim o que te posso dizer é para escolheres o curso com base no sub-sistema que te agradar mais.
- Aerodinâmica é estudada em eng. aeroespacial (mas cedo perceberás que esta área sozinha dava para fazer 10 doutoramentos), e também muito vagamente em eng. mecânica
- Parte eléctrica potência alta: eng. electrotécnica, com especialização em energia, eng. mecatrónica.
- Parte eléctrica baixa potência: eng. electrotécnica, electrónica ou mecatrónica.
- Parte do desenho e dimensionamento das peças do sistema de tracção, direcção, travões, etc. eng. mecânica

Depois do curso acabado tentas ir trabalhar para uma empresa internacional que esteja a desenvolver este tipo de carros, ou
ou vais para um centro de investigação da universidade onde estejam a trabalhar num carro destes,
ou ainda, juntas-te com mais uns 6 ou 7 colegas da faculdade de engenharias diferentes que partilhem o mesmo sonho e crias a tua própria empresa.

Seria interessante escolheres uma universidade em que estivessem a desenvolver um carro eléctrico. No IST, por exemplo, existe um projecto só de alunos chamado formula student (http://fst.ist.utl.pt/website/index.php ... Itemid=507), nas outras não sei, mas de certeza que certeza que alguns centros de investigação ligados às universidades têm projectos deste género.

Espero não te ter confundido ainda mais
Boa sorte
Sérgio Brás
entertainment
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 ago 2011, 16:26

Re: Qual engenharia escolher?

Mensagem por entertainment »

Boas, já me decidi, e em principio irei para electrotécnica de computadores, agora so tenho de pesquisar os cursos que sao mais ligados a electronica e menos á geração/transmiçao de energia.

P.S. isso do formula student e mesmo o tipo de projecto que eu sempre quis participar, antao agora que estao a aparecer os electricos :D

Muito obrigado pela informação!
Responder

Voltar para “Formação / Seminários / Jornadas”