para 3 fases distintas deverei usar 3 neutros distintos?

Responder
bolelas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 dez 2010, 20:59

para 3 fases distintas deverei usar 3 neutros distintos?

Mensagem por bolelas »

Olá a todos. Não tenho muita experiencia com electricidade, mas lá vou dando um jeito. desculpem-me se a pergunta é descabida.
Ando a fazer umas reparações na rede electrica de um apartamento antigo, os fios que vão até à cozinha são de 1,5 mm, e quando se liga micro-ondas+maq lavar roupa+ maq loiça= fios a derreterem! Abri caminho do quadro até à cozinha pela parede com tubo 32 por onde passei cabos de 4mm, e aproveitei para ligar um cabo 6mm à viga em aço da estrutura do prédio para fazer de terra. coloquei outro sub-quadro na cozinha onde irei colocar 3 disjuntores diferenciais, 1 para cada uma das máquinas, (com fio de 2,5mm unifilar). Pela minha "lógica da batata" acho que devo passar um fio neutro por cada uma das linhas, de modo a que, quando a corrente das 3 máquinas regressar até ao fio de 4mm,(e depois até ao quadro geral) vá separada e não provoque aquecimento num só fio do neutro (de 2,5mm). Estou correcto, ou poderei passar apenas 1 fio neutro? E em relação ao fio terra, pode ser só 1? Há alguma outra coisa que acham que deveria fazer diferente?
Obrigado.

Bem... pelo menos sempre é melhor do que com fio 1,5mm... .. Bzzzzt!
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: para 3 fases distintas deverei usar 3 neutros distintos?

Mensagem por Duzia12 »

Isso está uma salgueirada, pelo mesmo tubo deve haver só um circuito, mas a linha deveria ser 6mm^2 para o quadrp da cozinha .Um tubo a 2,5mm^2+Neutro(2,5mm^2)+T, por cada circuito. Basta levar um diferencial de 40A-0,03 mA e disjuntores de 16 A ou 10A.
Última edição por Duzia12 em 04 ago 2011, 23:19, editado 1 vez no total.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

se vai usar diferenciais tem que passar neutro inteiro, de qualquer maneira em circuito de tomadas não pode fazer repicagens nem derivações de neutro, é dos bornes do disjuntor diferencial á tomada, se for o circuito de usos gerais pode por duas ou três tomada em paralelo, mas sempre com fase e neutro...................... e terra

fio de 1,5mm2 só para iluminação, e, mesmo assim, até á primeira caixa de derivação devia de ser de 2,5mm2, pois diz a experiencia que daqui a uns anos alguem vai pensar" epá, este disjuntor de 10A é pouco para a iluminação que tenho, deixa por um de 16A", disto já vi muitas vezes

outra coisa, a estrutura de ferro do predio pode não ser uma boa terra, o ideal é cravar um electrodo na rua
Jaime Reis
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

2,5 para iluminaçãoooooo???

Mais que 2,3 KW para iluminação???

Mas!!!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 80 vezes

Mensagem por ohmico »

Duzia12 Escreveu:2,5 para iluminaçãoooooo???

Boas,

admirado?? eu punha de 4mm2... não vá, lá mais para a frente alguém querer ligar um fogão no circuito de iluminação.

ohmico
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

Metam 6 mm^2 nao vá lá ligar um fogão....a lenha
bolelas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 dez 2010, 20:59

Mensagem por bolelas »

Obrigado pelas respostas. Por agora o cabo de 4mm chega. Se necessário mais tarde podem-se passar, com muita facilidade, cabos de 6mm, o tubo anelado é bem largo (32mm), e tem apenas 2 ou 3 metros comprimento. Impossível colocar o fio terra na rua (ou muito complicado mesmo). Sei que na estrutura não é perigoso (ao contrário da canalização, como houve um artista que o lá pôs). Perfurei a viga de aço e coloquei terminal de olhal apertado com parafuso e porca, cabo de 6mmm terra.
Sim, colocarei então as 3 tomadas em paralelo, cada uma com os respectivos fios neutro.
Obrigado.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

bolelas Escreveu:Obrigado pelas respostas. Por agora o cabo de 4mm chega. Se necessário mais tarde podem-se passar, com muita facilidade, cabos de 6mm, o tubo anelado é bem largo (32mm), e tem apenas 2 ou 3 metros comprimento. Impossível colocar o fio terra na rua (ou muito complicado mesmo). Sei que na estrutura não é perigoso (ao contrário da canalização, como houve um artista que o lá pôs). Perfurei a viga de aço e coloquei terminal de olhal apertado com parafuso e porca, cabo de 6mmm terra.
Sim, colocarei então as 3 tomadas em paralelo, cada uma com os respectivos fios neutro.
Obrigado.

Boas,

onde foi buscar essa de que na estrutura não é perigoso? Quem é que lho garante?

ohmico
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

reforço que a estrutura de ferro pode não ser uma boa terra, mas se insiste deve pelo menos fazer uma soldadura aluminotérmica, pois devido aos efeitos galvanicos a uniao com parafuso pode eventualmente com o tempo deteriorar-se e partir, e deixar de existir qualquer tipo de terra

pode ter uma ideia aqui: http://www.telade.pt/Catalogo/Redes%20T ... lumino.pdf
Jaime Reis
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado

Mensagem por ohmico »

Boas,

não vale a pena insistir, este assunto já foi aqui discutido:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +estrutura

Estamos a falar de uma habitação e não de uma estrutura em ferro cujas fundações sejam enterradas, à semelhança das naves industriais, cuja estrutura é completamente metálica.

Quanto às soldaduras alumino-térmicas, elas deviam ser obrigatórias en todas as ligações que façam parte do electrodo de terra.

ohmico
nsoares
Curioso
Curioso
Registado: 19 jul 2010, 11:40

Mensagem por nsoares »

Duzia12 Escreveu:Isso está uma salgueirada, pelo mesmo tubo deve haver só um circuito, mas a linha deveria ser 6mm^2 para o quadrp da cozinha .Um tubo a 2,5mm^2+Neutro(2,5mm^2)+T, por cada circuito. Basta levar um diferencial de 40A-0,03 mA e disjuntores de 16 A ou 10A.
0,03 mA para a cozinha porquê? (pergunta inocente!)
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por gemini »

para ter mais protecção devido a humidades.
Learning is the goal!!
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

De acordo com as RTIEBT e standards internacionais, não devem ser utilizadas estruturas metálicas (não enterradas) como eléctrodos de terra.

bolelas Escreveu:Obrigado pelas respostas. Por agora o cabo de 4mm chega. Se necessário mais tarde podem-se passar, com muita facilidade, cabos de 6mm, o tubo anelado é bem largo (32mm), e tem apenas 2 ou 3 metros comprimento. Impossível colocar o fio terra na rua (ou muito complicado mesmo). Sei que na estrutura não é perigoso (ao contrário da canalização, como houve um artista que o lá pôs). Perfurei a viga de aço e coloquei terminal de olhal apertado com parafuso e porca, cabo de 6mmm terra.
Obrigado.
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

bem....
quando das minhas andanças pela alemanha, o fio terra era feito logo na base do edificio com umas tiras metalicas que corriam a viga de fundação em toda a volta e depois subia até ao telhado com umas emendas feitas a base de cunha que gantiam uma boa ligação.....claro que lá nos locais onde estive e devido ao terreno, eram espetadas estacas a alguma profundidade para dar estabelidade do edificio.....depois levava betão e ferro....claro que ligado a essas estruturas a ligação terra era sempre optima eté porque cada cada casa levava para raios.....

logo a ideia de fazer fo ferro do prédio fio terra pode ou não ser boa ideia....e se a estrutura de ferro está isolada pelo betão e a fuga ao terra vai fazer estragos nalgum sitio onde se possa aceder?....

um electrodo paraece-me melhor ideia...e já agora....com corrente trifasica e tanta tralha, seria de bom senso falar com um electricista.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

E é assim que as normas (IEC62305), aconselham, ou seja, devem ser utilizados "foundation earth electrodes", que podem ser as tais tiras metálicas (fita de aço galvanizado) que diz, embebidas no betão.

Com esta solução, evita a possibilidade de haver corrosão no aço galvanizado, devido às caracteristicas higroscópicas do betão.

Além disso as normas, recomendam que esta fita de aço galvanizado seja interligada à malha de ferro (reinforcement iron in foundation) da construção civil.

Isto é para o eléctrodo de terra. Depois tem as baixadas (down conductors), que podem ser naturais ou artificiais. Se for garantida a continuidade, podem ser naturais, caso contrário, terá de se prever um descida artificial.

Eu sei que na Alemanha, praticamente todas as casas tem PCDA.

windstorm Escreveu:bem....
quando das minhas andanças pela alemanha, o fio terra era feito logo na base do edificio com umas tiras metalicas que corriam a viga de fundação em toda a volta e depois subia até ao telhado com umas emendas feitas a base de cunha que gantiam uma boa ligação.....claro que lá nos locais onde estive e devido ao terreno, eram espetadas estacas a alguma profundidade para dar estabelidade do edificio.....depois levava betão e ferro....claro que ligado a essas estruturas a ligação terra era sempre optima eté porque cada cada casa levava para raios.....

logo a ideia de fazer fo ferro do prédio fio terra pode ou não ser boa ideia....e se a estrutura de ferro está isolada pelo betão e a fuga ao terra vai fazer estragos nalgum sitio onde se possa aceder?....

um electrodo paraece-me melhor ideia...e já agora....com corrente trifasica e tanta tralha, seria de bom senso falar com um electricista.
Responder

Voltar para “Dúvidas”