Altura das Caixas C1 na rede Individual?
-
- Curioso
- Registado: 01 mar 2010, 23:11
Altura das Caixas C1 na rede Individual?
Estive a procurar no manual e lá só indica a altura das caixas na rede colectiva, isto para o manual ITED 2.
E para a rede individual, quando temos comprimentos superiores a 12m e colocamos uma caixa C1, a que altura esta deverá estar colocada? A 2.20m? O manual não refere a altura, por isso penso que esta altura é suficiente.
Que dizem?
Obrigada pela vossa ajuda.
E para a rede individual, quando temos comprimentos superiores a 12m e colocamos uma caixa C1, a que altura esta deverá estar colocada? A 2.20m? O manual não refere a altura, por isso penso que esta altura é suficiente.
Que dizem?
Obrigada pela vossa ajuda.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Re: Altura das Caixas C1 na rede Individual?
fogo, 2,20m !!!!
quando é assim de passagem é colocada ao nível das outras, a 20~30cm do solo...
pelo menos é o que faço, e para as disfarçar ficam em cantos ou recantos... além de que em baixo fiam mais acessíveis futuramente.
Mas nada te impede de as por a 2,20m
quando é assim de passagem é colocada ao nível das outras, a 20~30cm do solo...
pelo menos é o que faço, e para as disfarçar ficam em cantos ou recantos... além de que em baixo fiam mais acessíveis futuramente.
Mas nada te impede de as por a 2,20m

Learning is the goal!!
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, no ITED2 até podes ter 16m sem caixas de passagem, desde que aumentes a secção do tubo e o percurso seja sem "grandes" curvas, que fique salvaguardado o bom enfiamento!
Com tubos directo do ATI a cada TT por norma salvaguarda-se isso na boa!
Caixas de passagem C1 como se costuma dizer, só em caso de manifesta necessidade!
Com tubos directo do ATI a cada TT por norma salvaguarda-se isso na boa!
Caixas de passagem C1 como se costuma dizer, só em caso de manifesta necessidade!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
quando nao tenho prumadas a direito com o ATI costumo usar uma C1 no 1º piso, dentro de algum roupeiro ou sitio escondido la perto, a 30cm..
Eng. de electrónica e telecomunicações
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
Boas, por norma são esses os casos de "manifesta necessidade"!carlos_cfr7 Escreveu:quando nao tenho prumadas a direito com o ATI costumo usar uma C1 no 1º piso, dentro de algum roupeiro ou sitio escondido la perto, a 30cm..
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
-
- Curioso
- Registado: 01 mar 2010, 23:11
Neste caso, a ideia até seria fazer um armário próprio, acessível, para esta ficar escondida, estando este armário a 2.20.
Acham que não há problema, certo?
Acham que não há problema, certo?
-
- Velha Guarda
se é um armário alto, significa que parte do chão, correcto?
e se parte do chão, porque não há-de ficar a C1 mais proxima do chão, e basta colocar o aarmário na sua frente e voilá: desapareceu a C1!!!
e se parte do chão, porque não há-de ficar a C1 mais proxima do chão, e basta colocar o aarmário na sua frente e voilá: desapareceu a C1!!!
Learning is the goal!!
- gjp
- Curioso
- Registado: 28 dez 2010, 19:24
Então vejamos, entre a cozinha e a caixa ati tenho 16.5m (medi pela guia) de cabo de rede... e tinha de ter posto uma caixa de passa gem pelo meio?
efectivamente custou a passar mas não tem curvas excepto à entrada da caixa que tem uma curva a 90º... o restou são tudo curvas grandes e prolongadas...

efectivamente custou a passar mas não tem curvas excepto à entrada da caixa que tem uma curva a 90º... o restou são tudo curvas grandes e prolongadas...
Com dores de cabeça de volta da instalação Eléctrica sem pés nem cabeça mas sempre a aprender... desde que exista uma guia e um bocado de paciência
-
- Velha Guarda
a vermelhogjp Escreveu:Então vejamos, entre a cozinha e a caixa ati tenho 16.5m (medi pela guia) de cabo de rede... e tinha de ter posto uma caixa de passa gem pelo meio?![]()
Ou isso ou aumentar o diâmetro da tubagem...
Learning is the goal!!
- gjp
- Curioso
tinha de passar de 25 para 32.5?gemini Escreveu:a vermelhogjp Escreveu:Então vejamos, entre a cozinha e a caixa ati tenho 16.5m (medi pela guia) de cabo de rede... e tinha de ter posto uma caixa de passa gem pelo meio?![]()
Ou isso ou aumentar o diâmetro da tubagem...
Com dores de cabeça de volta da instalação Eléctrica sem pés nem cabeça mas sempre a aprender... desde que exista uma guia e um bocado de paciência
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
Pois foi o que foi dito, a regra diz que não têm que se cumprir as distancias (pois existem casos pontuais) e por vezes não justifica colocar uma caixa de passagem, logo o mais sensato é aumentar o diâmetro do tubo para o diâmetro a seguir. Quanto à altuira nada a obstar de ficar a 30cm ou 2,20, depende das situações.
-
- Velha Guarda
Não sei, depende!gjp Escreveu: tinha de passar de 25 para 32.5?
Quantos cabos são para passar nesse tubo?
Pela fórmula de cálculo dos diâmetros da tubagem, qual o diâmetro encontrado, para esses cabos? foi DN25?
Se foi isto que deu pela fórmula do manual, então, para prescindires da caixa de passagem nesse troço (pois é superio a 12m), tinhas de passar ao diâmetro seguinte: DN32

Learning is the goal!!
- gjp
- Curioso
apenas 2gemini Escreveu:Não sei, depende!gjp Escreveu: tinha de passar de 25 para 32.5?
Quantos cabos são para passar nesse tubo?
Pela fórmula de cálculo dos diâmetros da tubagem, qual o diâmetro encontrado, para esses cabos? foi DN25?
Se foi isto que deu pela fórmula do manual, então, para prescindires da caixa de passagem nesse troço (pois é superio a 12m), tinhas de passar ao diâmetro seguinte: DN32
então eu tenho os tubos passados pelo chão.... tenho de por uma caixa de passagem na parede e voltar a passar os tubos pelo chão ????
-
- Velha Guarda
só respondeste a uma questão...gjp Escreveu:
apenas 2
então eu tenho os tubos passados pelo chão.... tenho de por uma caixa de passagem na parede e voltar a passar os tubos pelo chão ????
tens 2 cabos, ok. Mas são de quê? Coaxiais? Pares de cobre? Fibra? todos eles têm diâmetros diferentes.
Se leres com atenção o meu post anterior tens a resposta às tuas dúvidas...
... mas como sou bom samaritanto, respondo novamente, e directamente:
"tenho de por uma caixa de passagem na parede e voltar a passar os tubos pelo chão ?"
DEPENDE! Qual era o diâmetro da tubagem que encontraste pelos cálculos? Se era 25 e puseste 25, então sim! Tens de por uma caixa, e os cabos "sobem e descem"!
Não faz sentido, mas são as regras...
Repara, aquela é a maneira correcta e legal de fazer o projecto.
Na prática, resulta melhor levar o tubo directo pelo chão, de caixa a caixa! Pois irá haver menos curvas "rectas".
Mas, para poderes fazer isto e estar de acordo com as regras, e portanto, ser certificado, tudo depende da resposta à questão acima!!
Mas está descansado que numa vistoria não se preocupam com o nº de caixas existentes..
Última edição por gemini em 28 jul 2011, 14:48, editado 1 vez no total.
Learning is the goal!!