Iluminação de emergencia

joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Iluminação de emergencia

Mensagem por joaoosvaldo »

jaimereis Escreveu:já agora, e peço desculpa pela minha pergunta e tambem para resumir, qual a diferença entre iluminação de emergencia e a de segurança?

e se é obrigatorio telecomando para as duas situações? ou só para um dos casos?
Agora utiliza-se é a designação de iluminação de segurança que está dividida em duas:

- iluminação de circulação ou evacuação;
- iluminação ambiente ou anti-pânico.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

mas sempre com telecomando?

já agora se puder dar dois ou três exemplos de cada tipo agradeço
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

jaimereis Escreveu:mas sempre com telecomando?

já agora se puder dar dois ou três exemplos de cada tipo agradeço
Se for edifício recebendo público sim a excepção é apenas na iluminação de segurança do tipo D.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

eu o tecnico responsavel pela manutenção dum edificio de escritorios(2003), onde trabalham mais ou menos 2000 pessoas, como já se encontra em funcionamento penso que não seja obrigatorios instalar telecomando

mas neste momento quase todos os blocos e kits tem as baterias a entregar a alma, sendo mais barato subtituir por blocos novos, neste caso a situação mantem-se? não se instala telecomando?

neste edificio tenho blocos autonomos nas portas com setas de saida e alguns com sentido de evacuação, nas garagens tenho o mesmo e na zona de circulação de viaturas, de três em três armaduras de 58W tem kit adaptado, em cada pilar tenho um bloco a 40cm a fazer de balizagem para a via de circulação

se fosse projecto novo teria que instalar telecomando em tudo?
Jaime Reis
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

jaimereis Escreveu:eu o tecnico responsavel pela manutenção dum edificio de escritorios(2003), onde trabalham mais ou menos 2000 pessoas, como já se encontra em funcionamento penso que não seja obrigatorios instalar telecomando

mas neste momento quase todos os blocos e kits tem as baterias a entregar a alma, sendo mais barato subtituir por blocos novos, neste caso a situação mantem-se? não se instala telecomando?

neste edificio tenho blocos autonomos nas portas com setas de saida e alguns com sentido de evacuação, nas garagens tenho o mesmo e na zona de circulação de viaturas, de três em três armaduras de 58W tem kit adaptado, em cada pilar tenho um bloco a 40cm a fazer de balizagem para a via de circulação

se fosse projecto novo teria que instalar telecomando em tudo?
Nesse caso julgo não ser necessário o telecomando a não ser que haja um novo projecto e que remodelem a instalação toda.

Para cumprir com as RTIEBT tinham de "desmanchar" toda a iluminação de segurança existente, isto porque além do telecomando a iluminação de segurança deve derivar do circuito de iluminação normal do local a que diz respeito, entre outras obrigações!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Sim, em caso de persistencia de dúvida não há em como consultar a certiel.
bmfpinto
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 21 nov 2007, 16:59

Mensagem por bmfpinto »

joaoosvaldo Escreveu:
Josecalado Escreveu:Penso que o telecomando terá de atuar em toda a iluminação de emergência do estabelecimento; eu nas instalações que tenho efetuado tenho sempre feito desta forma e sem problemas, no entanto o que acontece é que o utilizador no final do dia não passa cartão ao telecomando e é como se não existisse, eu pessoalmente já tenho adaptado o sistema de forma a funcionar em modo automático, com os parâmetros dados pelo cliente.

Cumpr.
Realmente o utilizador está-se nas tintas pro telecomando e um funcionamento automático é a melhor solução mas apenas se os horários de funcionamento forem certinhos caso contrário não serve!

Nos edifícios recebendo público em que existe uma empresa de segurança no edifício aí sim acredito que o telecomando funcione bem porque actuar no telecomando pode passar a ser uma das funções do segurança.

Existe também alguma confusão no funcionamento do telecomando que é a seguinte:

- É o dispositivo que coloca em repouso os blocos autónomos a partir de um ponto central;

- Este dispositivo só actua quando os blocos não estão alimentados pela rede;

- O estado da alimentação da rede anula automaticamente o estado de repouso dos blocos.

O modo de funcionamento do telecomando consiste no seguinte:

1º -Desliga-se a alimentação;
2º -Premindo-se o botão "EXTINTION" colocam-se os blocos em repouso.

Por exemplo quando se carrega no botão do telecomando a iluminação de segurança só passa ao estado de repouso quando se desliga a iluminação normal e quando for reestabelecida a iluminação normal a iluminação de segurança passa automaticamente para o estado de vigilância isto para evitar que por esquecimento não se carrega-se novamente no botão do telecomando.

Existem módulos "inibit" que são muito utilizados por empresas italianas (ex.: Beghelli) mas que não devem ser utilizados (pelo menos em Portugal não!) isto porque estes módulos passam logo a iluminação de segurança para o estado de repouso independentemente de se desligar ou não a iluminação normal e o que pode acontecer é que se por esquecimento ninguém voltar a actuar no telecomando a iluminação de segurança fica sempre em repouso!!! Estes módulos só fazem algum sentido em áreas técnicas (ex.: PT's, salas de grupos geradores, etc.), isto devido à exigência do ponto 801.2.1.4.2.3 das RTIEBT.
O "telecomando" deve actuar imediatamente no bloco autónomo e desligá-lo (lâmpada apagada), continuando a bateria a ser carregada (se necessário). O problema é que muitos "telecomandos" das marcas mais baratas não fazem isso. Eles desligam bloco autónomo, apenas depois de deixarem de ser alimentados.
As marcas alemãs como a CEAG fazem isto.
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Encontrei este documento pode ser que ajude a esclarecer algumas duvidas Iluminação de Emergência
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”