Optimização Local do factor Potência
Optimização Local do factor Potência
Boa tarde a todos,
Muito se fala agora em energia reactiva, factores potencia, etc. A "crise" veio alarmar alguns dos nossos empresários e agora a preocupação em relação aos custos com a energia é, finalmente, uma prioridade.
Dito isto, e porque muito tenho ouvido falar do assunto, gostaria de obter a vossa opinião sobre compensação LOCAL do factor potencia.
Por exemplo:
Um motor com as seguintes características:
V - 230V
I - 200A
FP - 0.80
Se o optimizar, localmente (com uma bateria de condensadores) conseguirei obter (aproximadamente):
V - 230
I -140A
FP - 0.98
Não tenho dúvida nos ganhos em kvar, por efeito de joule e até maior durabilidade do motor, etc. Mas a duvida que tenho é:
Existem ganhos em kWh? Com a optimização local consegue-se efectivamente poupar energia Activa?
Agradeço, desde já, todas as opiniões.
Mário Morais
Muito se fala agora em energia reactiva, factores potencia, etc. A "crise" veio alarmar alguns dos nossos empresários e agora a preocupação em relação aos custos com a energia é, finalmente, uma prioridade.
Dito isto, e porque muito tenho ouvido falar do assunto, gostaria de obter a vossa opinião sobre compensação LOCAL do factor potencia.
Por exemplo:
V - 230V
I - 200A
FP - 0.80
Se o optimizar, localmente (com uma bateria de condensadores) conseguirei obter (aproximadamente):
V - 230
I -140A
FP - 0.98
Não tenho dúvida nos ganhos em kvar, por efeito de joule e até maior durabilidade do motor, etc. Mas a duvida que tenho é:
Existem ganhos em kWh? Com a optimização local consegue-se efectivamente poupar energia Activa?
Mário Morais
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Optimização Local do factor Potência
Nada mesmo. Os condensadores produzem energia reactiva apenas.mmorais Escreveu:Boa tarde a todos,
Por exemplo:
V - 230V
I - 200A
FP - 0.80
V - 230
I -140A
FP - 0.98
Mário Morais
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Não há práticamente ganhos em kWh apenas alguns kWh nos cabos de alimentação. E se a compensação for geral e não local, há menos KVA mas façam as contas W= 3x R x(IIx((cosseno f1/cosseno fi2))^2 x t
Se os cabos forem longos ,mas...para 160 A e S=70mm^2. L=50 m teremos. R=0,0225 x 50/70 =0,016 Ohms Logo W= 3 x0,016 x (160 X( cosseno fi1/cossenofi2)^2) x 10hx22dias=12 kWh
Logo cada kWh a 0,125€ igual a 1,5 Euros por mês. Justificará a compensação local?
Claro que não!!!
Mas de160 A corrente passa para 125 A e neste caso um cabo de menor secção
Se os cabos forem longos ,mas...para 160 A e S=70mm^2. L=50 m teremos. R=0,0225 x 50/70 =0,016 Ohms Logo W= 3 x0,016 x (160 X( cosseno fi1/cossenofi2)^2) x 10hx22dias=12 kWh
Logo cada kWh a 0,125€ igual a 1,5 Euros por mês. Justificará a compensação local?
Claro que não!!!
Mas de160 A corrente passa para 125 A e neste caso um cabo de menor secção
Última edição por Duzia12 em 23 jul 2011, 22:34, editado 4 vezes no total.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
A compensação local do factor de potência até pode ter vantagens em certas situações. Depende dos casos!
Se tivermos uma carga com um factor de potência constante ao longo de todo o seu período de funcionamento pode compensar instalar uma bateria de condensadores fixa no local junto à carga visto que as baterias fixas ("estáticas") são muito mais baratas que as automáticas por isso em certos casos pode ser uma boa solução.
Se tivermos uma carga com um factor de potência constante ao longo de todo o seu período de funcionamento pode compensar instalar uma bateria de condensadores fixa no local junto à carga visto que as baterias fixas ("estáticas") são muito mais baratas que as automáticas por isso em certos casos pode ser uma boa solução.
Obrigado pela resposta.
os exemplos que dei, foram medidos numa empresa cliente.
Sem compensação
V - 230V
I - 200A
FP - 0.80
Com compensação
V - 230
I -140A
FP - 0.98
No QGBT, o FP passou de 0.84 para 0.89 sem e com compensação(no motor) respectivamente.
Ora se: kW= (V.I.FP.1.732) / 1000, teremos que:
Sem compensação: 34,6 kW
Com compensação: 28.6 kW
Num motor que trabalhe 8h dia durante 25 dias/mês teríamos que:
com 34.6x8x25 = 6920 kW x 0.08€ = 553.6€
sem 28.6x8x25 = 5720 kW x 0.08€ = 457.6€
Teríamos então uma diferença de 96€/mês x 12 = 1152€/Ano
Vejo aqui um retorno na ordem de 1 ano (assumindo o custo de uma bateria fixa na ordem dos 1000/1100€)
Onde é que errei as contas?
Sem compensação
V - 230V
I - 200A
FP - 0.80
Com compensação
V - 230
I -140A
FP - 0.98
No QGBT, o FP passou de 0.84 para 0.89 sem e com compensação(no motor) respectivamente.
Vejo aqui um retorno na ordem de 1 ano (assumindo o custo de uma bateria fixa na ordem dos 1000/1100€)
nelmindo Escreveu:
Nada mesmo. Os condensadores produzem energia reactiva apenas.
Não concordo. quanto muito os condensadores fornecem energia capacitiva por forma a "combaterem" a energia reactiva produzida pelas cargas indutivas.
- nelmindo
- Team Apoio
???mmorais Escreveu:nelmindo Escreveu:
Nada mesmo. Os condensadores produzem energia reactiva apenas.
Não concordo. quanto muito os condensadores fornecem energia capacitiva por forma a "combaterem" a energia reactiva produzida pelas cargas indutivas.
nelmindo, bom dia,
não percebi o "???"
Apenas referi que um condensador não produz qualquer energia reactiva. Acho (assumo que poderei estar errado) que quanto muito, é uma carga capacitiva que compensa a reactiva produzida por um motor.
não percebi o "???"
Apenas referi que um condensador não produz qualquer energia reactiva. Acho (assumo que poderei estar errado) que quanto muito, é uma carga capacitiva que compensa a reactiva produzida por um motor.
- nelmindo
- Team Apoio
Da mesma maneira que diz que um condensador não produz energia reactiva, o mesmo se aplica a um motor então. Ele não produz energia reactiva. Apenas a converte!!!mmorais Escreveu:nelmindo, bom dia,
não percebi o "???"
Ambos podia-se dizer que consomem-na... No entanto um consome com uma determinada componente. O outro de componente oposta. É por isso que se usa um, para tentar compensar os consumos do outro.
É como andar numa estrada, a energia activa puxa-nos para a frente, a energia reactiva do tipo indutiva puxa-nos para a berma, a energia reactiva do tipo capacitiva puxa-nos para a faixa contrária. Ambas em execesso provocam estragos. Se mantivermos o balanço das duas equilibrado, mantemos o carro centrado na nossa faixa de rodagem.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Boa analogianelmindo Escreveu:Da mesma maneira que diz que um condensador não produz energia reactiva, o mesmo se aplica a um motor então. Ele não produz energia reactiva. Apenas a converte!!!mmorais Escreveu:nelmindo, bom dia,
não percebi o "???"
Ambos podia-se dizer que consomem-na... No entanto um consome com uma determinada componente. O outro de componente oposta. É por isso que se usa um, para tentar compensar os consumos do outro.
É como andar numa estrada, a energia activa puxa-nos para a frente, a energia reactiva do tipo indutiva puxa-nos para a berma, a energia reactiva do tipo capacitiva puxa-nos para a faixa contrária. Ambas em execesso provocam estragos. Se mantivermos o balanço das duas equilibrado, mantemos o carro centrado na nossa faixa de rodagem.

Agora estamos de acordo. Julgo que foi apenas um problema de interpretação.nelmindo Escreveu:Da mesma maneira que diz que um condensador não produz energia reactiva, o mesmo se aplica a um motor então. Ele não produz energia reactiva. Apenas a converte!!!mmorais Escreveu:nelmindo, bom dia,
não percebi o "???"
-
- Oficial
mmorais Escreveu:Obrigado pela resposta.
Sem compensação
V - 230V
I - 200A
FP - 0.80
Com compensação
V - 230
I -140A
FP - 0.98
As contas estão mal feitas os KW são sempre os mesmos os KVA é que reduzem.
Erro de palmatória é evidente!!!
Posso estar a aplicar mal alguns conceitos, mas gostaria de obter uma resposta mais completa, se possível.
Olhando para a definição:
Ora, numa óptica puramente matemática, atendendo à definição acima, não me parece tão errado o meu cálculo.
No entanto, repito, passo a vida a aprender e, esse é um dos principais motivos da minha inscrição neste forum: Aprender todos os dias com quem tem mais experiência e conhecimentos que eu.
Olhando para a definição:
(fonte wikipédia)Potência Ativa
No caso da corrente alternada (CA) sinusoidal, a média de potência elétrica desenvolvida por um dispositivo de dois terminais pode ser determinada pela resolução da integral anterior, de onde resulta o produto dos valores quadrados médios (ou RMS, em inglês) ou eficazes da diferença de potencial entre os terminais e da corrente que passa através do dispositivo com o cosseno do seu ângulo de desfasamento.
Isto é,
P=Ie.Ue
onde Ie é o valor eficaz da intensidade de corrente alternada senoidal, Ue é o valor eficaz da tensão senoidal e φ é o ângulo de fase ou defasagem entre a tensão e a corrente. O termo cosφ é denominado Fator de potência.
Se Ie está em ampères e Ue em volts, P estará em watts. Este valor também se chama potência ativa.
A energia transferida num determinado intervalo de tempo corresponde à integral temporal da potência ativa. É esta a integração realizada pelos contadores de energia utilizados na faturação de consumos energéticos de instalações.
Resumindo: A potência ativa é a energia gasta em determinado espaço de tempo.
Ora, numa óptica puramente matemática, atendendo à definição acima, não me parece tão errado o meu cálculo.
No entanto, repito, passo a vida a aprender e, esse é um dos principais motivos da minha inscrição neste forum: Aprender todos os dias com quem tem mais experiência e conhecimentos que eu.
-
- Oficial
Obrigado pela resposta.
Sem compensação
V - 230V
I - 200A
FP - 0.80
Com compensação
V - 230
I -140A
FP - 0.98
Iactivo=200x0,8=160 A
Ireativo 0,98= 160*0,98= 156 A e não 140 A
Tá aí o erro
Os KW sao 1,73x400 x I xcosseno fi=1,73x400 x 200 x 0,8/1000 =110 KW e não 34,6 KW ou 28,6 KW
Sem compensação
V - 230V
I - 200A
FP - 0.80
Com compensação
V - 230
I -140A
FP - 0.98
Iactivo=200x0,8=160 A
Ireativo 0,98= 160*0,98= 156 A e não 140 A
Tá aí o erro
Os KW sao 1,73x400 x I xcosseno fi=1,73x400 x 200 x 0,8/1000 =110 KW e não 34,6 KW ou 28,6 KW
Última edição por Duzia12 em 25 jul 2011, 13:15, editado 3 vezes no total.
Assumo que o resultado possa ser esse uma vez que tinha os dados de memória e posso ter errado (errei certamente).
Procurei então no meu computador um caso de leituras feitas pela empresa e vi este exemplo que agora coloco aqui à v/ apreciação.
Antes de mais gostaria de esclarecer a minha posição, particularmente neste caso. Enquanto funcionário de uma empresa que propõe optimização local, entre outros produtos de eficiência energética, fui conversando com os Eng. responsáveis e fui percebendo as ideias deles, (provavelmente) por ainda não estar 100% convencido dos seus argumentos, coloco à v/ análise estas questões. Aprender, aprender e aprender...
LEITURAS INICIAIS
Média 3 fases 231,34V 127,47A 0,58FP
KW= 29,6749
KWH= 259.951,96 /ano
18.196,64 € /ano 0,07/kWh
LEITURAS OPTIMIZADAS
Média 3 fases 231,09V 82,40A 0,81FP
KW= 26,5489
KWH= 232.568,01 /ano
16.279,76 € /ano 0,07/kWh
POUPANÇA: 10,53% - 1.916,88 €
Obrigado.
Procurei então no meu computador um caso de leituras feitas pela empresa e vi este exemplo que agora coloco aqui à v/ apreciação.
Antes de mais gostaria de esclarecer a minha posição, particularmente neste caso. Enquanto funcionário de uma empresa que propõe optimização local, entre outros produtos de eficiência energética, fui conversando com os Eng. responsáveis e fui percebendo as ideias deles, (provavelmente) por ainda não estar 100% convencido dos seus argumentos, coloco à v/ análise estas questões. Aprender, aprender e aprender...
LEITURAS INICIAIS
Média 3 fases 231,34V 127,47A 0,58FP
KW= 29,6749
KWH= 259.951,96 /ano
18.196,64 € /ano 0,07/kWh
LEITURAS OPTIMIZADAS
Média 3 fases 231,09V 82,40A 0,81FP
KW= 26,5489
KWH= 232.568,01 /ano
16.279,76 € /ano 0,07/kWh
POUPANÇA: 10,53% - 1.916,88 €
Obrigado.