Tubo VD

Responder
João Alves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 nov 2010, 15:32

Tubo VD

Mensagem por João Alves »

Continuo com uma duvida em relação ao Tubo VD? É obrigatório que seja LH ou não? Há marcas que só vendem LH e há outras que vendem ambas as opções. Tentei ver nos guias da CERTIEL e também não me consegui esclarecer. Alguém pode ajudar-me nesta matéria?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Tubo VD

Mensagem por joaoosvaldo »

Se o tubo estiver embebido não precisa de ser LH porque é considerado que o tubo está embebido em material incombustível. Apenas nos locais a que o público tenha acesso e com o tubo instalado à vista ou tecto falso é que é obrigatório ser LH. Esta é a minha interpretação.

P.S.: Já agora preencha os seus campos de perfil no "Painel de Controlo do Utilizador".
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Só deve ser LH quando instalados à vista nos locais classificados BE2 em que o público tenha acesso. (consultar secção 482.2.5 das RTIEBT)
lmma
Curioso
Curioso
Registado: 24 fev 2011, 11:51

Mensagem por lmma »

Ou quando o projectista assim o define.
João Alves
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 nov 2010, 15:32

Mensagem por João Alves »

Então nesse caso posso concluir que a maioria das instalações são feitas com tubo sem ser LH, certo?

Digo isto, porque por vezes vemos em armazens instalações com Tubo VD e não sei se serão LH. Daí que tenha surgido esta minha duvida.
LGF Lizard
Curioso
Curioso
Registado: 15 dez 2008, 10:08

Mensagem por LGF Lizard »

João Alves Escreveu:Então nesse caso posso concluir que a maioria das instalações são feitas com tubo sem ser LH, certo?

Digo isto, porque por vezes vemos em armazéns instalações com Tubo VD e não sei se serão LH. Daí que tenha surgido esta minha duvida.
O tubo VD livre de halogéneos só é obrigatório em instalações "sensíveis", com grande número de pessoas, como hospitais, teatros, cinemas ou parecidos.

Naturalmente, os cabos também terão de ser livres de halogéneos ou resistentes ao fogo.

Cumprimentos
herlander
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 11 mai 2011, 14:19

Mensagem por herlander »

Boa tarde

Eu estou prestes a executar uma instalação em um hotel, será que é obrigatório o uso de LH nos tubos e nos cabos
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Não.

Agora como projectista, aconselho-te a adoptares uma filosofia de instalação "isenta de halogéneos".

E mais, aconselho-te que toda a cablagem interna dos quadros eléctricos, seja isenta de halogéneos. Eles que usem condutores H07Z1 e não H07V.

Toma também atenção que todos os circuitos que derivem do quadro de segurança, devem ser resistentes ao fogo (PH=90)
herlander Escreveu:Boa tarde

Eu estou prestes a executar uma instalação em um hotel, será que é obrigatório o uso de LH nos tubos e nos cabos
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”