Quadros

Responder
PedroNelson
Curioso
Curioso
Registado: 05 nov 2008, 17:05

Quadros

Mensagem por PedroNelson »

Boa Tarde

Estou a fazer um projecto académico e deparei-me com a dificuldade de como calcular o dimensionamento dos barramentos do quadro eléctrico, será que alguém é capaz de me dizer como devo fazer para fazer os cálculos desses dimensionamentos.

Desde já os meus agradecimentos, cumprimentos
LUIS DANIEL DIAS
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2009, 19:54
Been thanked: 1 time

Re: Quadros

Mensagem por LUIS DANIEL DIAS »

parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Pedro

Acho extremamente complicada a informação que está no outro tópico.

Vê lá se isto te ajuda.

Além do mais sugiro-te que leias as páginas 120 à 132 do handbook da ABB.

Este é um dos melhores livros eléctricos, senão o melhor.

http://www02.abb.com/global/seitp/seitp ... bb_en.html
PedroNelson Escreveu:Boa Tarde

Estou a fazer um projecto académico e deparei-me com a dificuldade de como calcular o dimensionamento dos barramentos do quadro eléctrico, será que alguém é capaz de me dizer como devo fazer para fazer os cálculos desses dimensionamentos.

Desde já os meus agradecimentos, cumprimentos
Anexos
barramento.pdf
(150.81 KiB) Transferido 148 vezes
PedroNelson
Curioso
Curioso
Registado: 05 nov 2008, 17:05

Mensagem por PedroNelson »

Obrigado pela ajuda parreirajoao, mas ainda assim me sinto um pouco confuso, porque pelo que me explicaram eu tenho que saber a dimensão do barramento neste genero 5x(cu20x5mm) e não estou a conseguir saber como calcular mesmo com a vossa ajuda pode ser erro meu em não conseguir visualizar em concreto como se calcula através dos dados que me forneceu.

Mais uma vez obrigado
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Pelo que descreveu, isso tem a ver apenas com a corrente nominal do barramento.
O exemplo que deu é de um barramento de secção rectangular, e como deve saber, a corrente máxima admitida por um condutor depende, entre outros aspectos, da sua secção.
Existem tabelas (de fabricantes) com dimensões (secções) e intensidades padronizadas.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Pedro

É muito simples com as folhas que te dei.

1º tens de dimensionar o barramento, para a intensidade nominal em jogo. Pelo que vi escolheste 5 barras por fase de (20x5 mm). Para 5 barras não tenho o Iz, mas tenho para 3 barras, o valor é de 728 A. Podes efectuar uma extrapolação.

2º Dimensionamento aos esforços térmicos de curto-circuito. Para tal deverás de calcular o Icc no teu quadro. É fácil, se tiveres as impedâncias a montante.

3º Dimensionamento aos esforços electrodinâmicos de curto-circuito

4 º Verificação à frequência da ressonância. O objectivo deste cálculo é o de evitar que a frequência própria de vibração das barras, não deve de estar próxima da frequência da rede (50 Hz), ou da frequência da sua 1ª harmónica (100Hz)

PedroNelson Escreveu:Obrigado pela ajuda parreirajoao, mas ainda assim me sinto um pouco confuso, porque pelo que me explicaram eu tenho que saber a dimensão do barramento neste genero 5x(cu20x5mm) e não estou a conseguir saber como calcular mesmo com a vossa ajuda pode ser erro meu em não conseguir visualizar em concreto como se calcula através dos dados que me forneceu.

Mais uma vez obrigado
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”