Dúvida marcas e referências para pares de cobre-certificação

Responder
rfssantos
Curioso
Curioso
Registado: 09 jun 2011, 11:44

Dúvida marcas e referências para pares de cobre-certificação

Mensagem por rfssantos »

Bom dia a todos

O meu obrigado por este fórum, onde já aprendi muito.
Estou a construir uma vivenda, e pretendo tem uma rede de pares de cobre pelo menos cat6A. Cabo já se arranja cat7 a preço aceitável mas passivos e tomadas ainda são raras.
Foi-me chamada a atenção parao facto de existirem equipamentos que não passam na certificação por não estarem comercializados em Portugal... Isto é verdade? Onde posso obter essas informações? (marcas e ref)
Ou existe aqui confusão e apenas as especificações contam (com o mínimo ITED2 de cat6)?
O mesmo se aplica às tomadas terminais de coaxial e respectivos cabos...

Obrigado
augustolucas
Curioso
Curioso
Registado: 06 fev 2009, 19:47

Re: Dúvida marcas e referências para pares de cobre-certific

Mensagem por augustolucas »

Julgo que não tens projeto de infraestruras de telecomunicações de edificios (ITED2 = Cat6), assim é mais complicado, pois nos projectos atuais é obrigatório as marcas ou equivalencias, contudo á muito material no mercado em portugal.

cpts
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas,

1º o processo de licenciamento é de que ano?

2º isso tem projecto ITED 1 ou 2?

3º porque queres a rede a cat.6A ou cat.7

4º que activos pretendes colocar tamanho do bastidor?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39

Mensagem por projclvm »

Categoria 7 para quê? Aliás o mercado ainda se está a adaptar à categoria 6 (ITED2). Em termos de cabos já deve ser possível de encontrar, enquanto em termos de equipamentos de distribuíção e terminais ainda não devem haver grande oferta no mercado.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

augustolucas Escreveu:pois nos projectos atuais é obrigatório as marcas ou equivalencias, ....

cpts
não é obrigatório marcas!

o que é obrigatório são as características dos equipamentos a instalar, onde, após descritas, podemos fazer referência a marca(s) e modelo(s) de equipamento(s) que tenham essas características!
Learning is the goal!!
carlos_cfr7
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 11 jun 2007, 15:37
Been thanked: 1 time

Mensagem por carlos_cfr7 »

actualmente, e provavelmente durante muito tempo, o UTP cat5e vai ser o padrao das redes domesticas, chegando perfeitamente para redes a 1gbps. cat6 ja é um sobredimensionamento para garantir 1gbps. cat7 é totalmente descabido para moradias. para uso domestico, o proximo salto será para fibra e nao no aumento da categoria.. cat7 sai bem mais caro que fibra..
Eng. de electrónica e telecomunicações
gjp
Curioso
Curioso
Registado: 28 dez 2010, 19:24

Mensagem por gjp »

só deixando aqui a minha posta de pescada...

eu ainda nãi tive dificuldade de encontrar material cat 6... poderá eventualmente ser de encomenda... mas é da manha para a tarde ou de um dia para o outro
Com dores de cabeça de volta da instalação Eléctrica sem pés nem cabeça mas sempre a aprender... desde que exista uma guia e um bocado de paciência
rfssantos
Curioso
Curioso

Mensagem por rfssantos »

Bom dia
Obrigado pelas respostas

O processo de licenciamento é de 2010

O projecto cumpre as normas ITED 2

Pretendo colocar um activo router 10/100/1000 web managed ou semi managed de 24 portas + router POE para camaras (10/100) + Servidor + router do ISP + UPS rack num bastidor de 32U

Pretendo cat 6A ou cat 7 com perspectiva de futuro (e por não encarecer muito o orçamento) e porque pretendo utilização intensiva da rede. É sobredimensionado, eu sei, mas, na realidade, o material só é mais caro cá (o mercado realmente ainda se está a adaptar). Cabo cat6a ou cat7 já se encontra por preço inferior a algumas referências de cat6 (eibmarkt por exemplo).

A questão prende-se com a inspecção:
Se eu exceder as especificações do projecto aprovado posso ter problemas?
Existem entraves à utilização de material que exceda as especificações sem expressão em portugal, encomendado, por exemplo, da Alemanha?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times

Mensagem por Varejo »

Boas, desde que cumpra a classe E (cat.6) não há problema!

Que marcas falas que não são comercializadas em Portugal?

p.s mesmo que não seja comercializado em Portugal desde que cumpra as normas não vejo nenhum problema.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
rfssantos
Curioso
Curioso

Mensagem por rfssantos »

Existem algumas alemãs que não sei se se vende cá. Estou a pensar em tomadas duplas cat 6A Hager tebis que não estão no catalogo de Portugal da Hager. O passivo (patch panel) também arranjo com preços interessantes de marcas com expressão apenas alemã (que eu saiba)
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”