Dúvida marcas e referências para pares de cobre-certificação
Dúvida marcas e referências para pares de cobre-certificação
Bom dia a todos
O meu obrigado por este fórum, onde já aprendi muito.
Estou a construir uma vivenda, e pretendo tem uma rede de pares de cobre pelo menos cat6A. Cabo já se arranja cat7 a preço aceitável mas passivos e tomadas ainda são raras.
Foi-me chamada a atenção parao facto de existirem equipamentos que não passam na certificação por não estarem comercializados em Portugal... Isto é verdade? Onde posso obter essas informações? (marcas e ref)
Ou existe aqui confusão e apenas as especificações contam (com o mínimo ITED2 de cat6)?
O mesmo se aplica às tomadas terminais de coaxial e respectivos cabos...
Obrigado
O meu obrigado por este fórum, onde já aprendi muito.
Estou a construir uma vivenda, e pretendo tem uma rede de pares de cobre pelo menos cat6A. Cabo já se arranja cat7 a preço aceitável mas passivos e tomadas ainda são raras.
Foi-me chamada a atenção parao facto de existirem equipamentos que não passam na certificação por não estarem comercializados em Portugal... Isto é verdade? Onde posso obter essas informações? (marcas e ref)
Ou existe aqui confusão e apenas as especificações contam (com o mínimo ITED2 de cat6)?
O mesmo se aplica às tomadas terminais de coaxial e respectivos cabos...
Obrigado
-
- Curioso
- Registado: 06 fev 2009, 19:47
Re: Dúvida marcas e referências para pares de cobre-certific
Julgo que não tens projeto de infraestruras de telecomunicações de edificios (ITED2 = Cat6), assim é mais complicado, pois nos projectos atuais é obrigatório as marcas ou equivalencias, contudo á muito material no mercado em portugal.
cpts
cpts
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas,
1º o processo de licenciamento é de que ano?
2º isso tem projecto ITED 1 ou 2?
3º porque queres a rede a cat.6A ou cat.7
4º que activos pretendes colocar tamanho do bastidor?
1º o processo de licenciamento é de que ano?
2º isso tem projecto ITED 1 ou 2?
3º porque queres a rede a cat.6A ou cat.7
4º que activos pretendes colocar tamanho do bastidor?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
Categoria 7 para quê? Aliás o mercado ainda se está a adaptar à categoria 6 (ITED2). Em termos de cabos já deve ser possível de encontrar, enquanto em termos de equipamentos de distribuíção e terminais ainda não devem haver grande oferta no mercado.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
não é obrigatório marcas!augustolucas Escreveu:pois nos projectos atuais é obrigatório as marcas ou equivalencias, ....
cpts
o que é obrigatório são as características dos equipamentos a instalar, onde, após descritas, podemos fazer referência a marca(s) e modelo(s) de equipamento(s) que tenham essas características!
Learning is the goal!!
- carlos_cfr7
- Quadro de Honra
- Registado: 11 jun 2007, 15:37
- Been thanked: 1 time
actualmente, e provavelmente durante muito tempo, o UTP cat5e vai ser o padrao das redes domesticas, chegando perfeitamente para redes a 1gbps. cat6 ja é um sobredimensionamento para garantir 1gbps. cat7 é totalmente descabido para moradias. para uso domestico, o proximo salto será para fibra e nao no aumento da categoria.. cat7 sai bem mais caro que fibra..
Eng. de electrónica e telecomunicações
- gjp
- Curioso
- Registado: 28 dez 2010, 19:24
só deixando aqui a minha posta de pescada...
eu ainda nãi tive dificuldade de encontrar material cat 6... poderá eventualmente ser de encomenda... mas é da manha para a tarde ou de um dia para o outro
eu ainda nãi tive dificuldade de encontrar material cat 6... poderá eventualmente ser de encomenda... mas é da manha para a tarde ou de um dia para o outro
Com dores de cabeça de volta da instalação Eléctrica sem pés nem cabeça mas sempre a aprender... desde que exista uma guia e um bocado de paciência
Bom dia
Obrigado pelas respostas
O processo de licenciamento é de 2010
O projecto cumpre as normas ITED 2
Pretendo colocar um activo router 10/100/1000 web managed ou semi managed de 24 portas + router POE para camaras (10/100) + Servidor + router do ISP + UPS rack num bastidor de 32U
Pretendo cat 6A ou cat 7 com perspectiva de futuro (e por não encarecer muito o orçamento) e porque pretendo utilização intensiva da rede. É sobredimensionado, eu sei, mas, na realidade, o material só é mais caro cá (o mercado realmente ainda se está a adaptar). Cabo cat6a ou cat7 já se encontra por preço inferior a algumas referências de cat6 (eibmarkt por exemplo).
A questão prende-se com a inspecção:
Se eu exceder as especificações do projecto aprovado posso ter problemas?
Existem entraves à utilização de material que exceda as especificações sem expressão em portugal, encomendado, por exemplo, da Alemanha?
Obrigado pelas respostas
O processo de licenciamento é de 2010
O projecto cumpre as normas ITED 2
Pretendo colocar um activo router 10/100/1000 web managed ou semi managed de 24 portas + router POE para camaras (10/100) + Servidor + router do ISP + UPS rack num bastidor de 32U
Pretendo cat 6A ou cat 7 com perspectiva de futuro (e por não encarecer muito o orçamento) e porque pretendo utilização intensiva da rede. É sobredimensionado, eu sei, mas, na realidade, o material só é mais caro cá (o mercado realmente ainda se está a adaptar). Cabo cat6a ou cat7 já se encontra por preço inferior a algumas referências de cat6 (eibmarkt por exemplo).
A questão prende-se com a inspecção:
Se eu exceder as especificações do projecto aprovado posso ter problemas?
Existem entraves à utilização de material que exceda as especificações sem expressão em portugal, encomendado, por exemplo, da Alemanha?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
Boas, desde que cumpra a classe E (cat.6) não há problema!
Que marcas falas que não são comercializadas em Portugal?
p.s mesmo que não seja comercializado em Portugal desde que cumpra as normas não vejo nenhum problema.
Que marcas falas que não são comercializadas em Portugal?
p.s mesmo que não seja comercializado em Portugal desde que cumpra as normas não vejo nenhum problema.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Existem algumas alemãs que não sei se se vende cá. Estou a pensar em tomadas duplas cat 6A Hager tebis que não estão no catalogo de Portugal da Hager. O passivo (patch panel) também arranjo com preços interessantes de marcas com expressão apenas alemã (que eu saiba)