Boa Tarde
Estou a fazer um projecto académico e deparei-me com a dificuldade de como calcular o dimensionamento dos barramentos do quadro eléctrico, será que alguém é capaz de me dizer como devo fazer para fazer os cálculos desses dimensionamentos.
Desde já os meus agradecimentos, cumprimentos
Quadros
- LUIS DANIEL DIAS
- Curioso
- Registado: 16 abr 2009, 19:54
- Been thanked: 1 time
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Re: Quadros
Pedro
Acho extremamente complicada a informação que está no outro tópico.
Vê lá se isto te ajuda.
Além do mais sugiro-te que leias as páginas 120 à 132 do handbook da ABB.
Este é um dos melhores livros eléctricos, senão o melhor.
http://www02.abb.com/global/seitp/seitp ... bb_en.html
Acho extremamente complicada a informação que está no outro tópico.
Vê lá se isto te ajuda.
Além do mais sugiro-te que leias as páginas 120 à 132 do handbook da ABB.
Este é um dos melhores livros eléctricos, senão o melhor.
http://www02.abb.com/global/seitp/seitp ... bb_en.html
PedroNelson Escreveu:Boa Tarde
Estou a fazer um projecto académico e deparei-me com a dificuldade de como calcular o dimensionamento dos barramentos do quadro eléctrico, será que alguém é capaz de me dizer como devo fazer para fazer os cálculos desses dimensionamentos.
Desde já os meus agradecimentos, cumprimentos
- Anexos
-
- barramento.pdf
- (150.81 KiB) Transferido 148 vezes
-
- Curioso
- Registado: 05 nov 2008, 17:05
Obrigado pela ajuda parreirajoao, mas ainda assim me sinto um pouco confuso, porque pelo que me explicaram eu tenho que saber a dimensão do barramento neste genero 5x(cu20x5mm) e não estou a conseguir saber como calcular mesmo com a vossa ajuda pode ser erro meu em não conseguir visualizar em concreto como se calcula através dos dados que me forneceu.
Mais uma vez obrigado
Mais uma vez obrigado
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.
Pelo que descreveu, isso tem a ver apenas com a corrente nominal do barramento.
O exemplo que deu é de um barramento de secção rectangular, e como deve saber, a corrente máxima admitida por um condutor depende, entre outros aspectos, da sua secção.
Existem tabelas (de fabricantes) com dimensões (secções) e intensidades padronizadas.
Pelo que descreveu, isso tem a ver apenas com a corrente nominal do barramento.
O exemplo que deu é de um barramento de secção rectangular, e como deve saber, a corrente máxima admitida por um condutor depende, entre outros aspectos, da sua secção.
Existem tabelas (de fabricantes) com dimensões (secções) e intensidades padronizadas.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Pedro
É muito simples com as folhas que te dei.
1º tens de dimensionar o barramento, para a intensidade nominal em jogo. Pelo que vi escolheste 5 barras por fase de (20x5 mm). Para 5 barras não tenho o Iz, mas tenho para 3 barras, o valor é de 728 A. Podes efectuar uma extrapolação.
2º Dimensionamento aos esforços térmicos de curto-circuito. Para tal deverás de calcular o Icc no teu quadro. É fácil, se tiveres as impedâncias a montante.
3º Dimensionamento aos esforços electrodinâmicos de curto-circuito
4 º Verificação à frequência da ressonância. O objectivo deste cálculo é o de evitar que a frequência própria de vibração das barras, não deve de estar próxima da frequência da rede (50 Hz), ou da frequência da sua 1ª harmónica (100Hz)
É muito simples com as folhas que te dei.
1º tens de dimensionar o barramento, para a intensidade nominal em jogo. Pelo que vi escolheste 5 barras por fase de (20x5 mm). Para 5 barras não tenho o Iz, mas tenho para 3 barras, o valor é de 728 A. Podes efectuar uma extrapolação.
2º Dimensionamento aos esforços térmicos de curto-circuito. Para tal deverás de calcular o Icc no teu quadro. É fácil, se tiveres as impedâncias a montante.
3º Dimensionamento aos esforços electrodinâmicos de curto-circuito
4 º Verificação à frequência da ressonância. O objectivo deste cálculo é o de evitar que a frequência própria de vibração das barras, não deve de estar próxima da frequência da rede (50 Hz), ou da frequência da sua 1ª harmónica (100Hz)
PedroNelson Escreveu:Obrigado pela ajuda parreirajoao, mas ainda assim me sinto um pouco confuso, porque pelo que me explicaram eu tenho que saber a dimensão do barramento neste genero 5x(cu20x5mm) e não estou a conseguir saber como calcular mesmo com a vossa ajuda pode ser erro meu em não conseguir visualizar em concreto como se calcula através dos dados que me forneceu.
Mais uma vez obrigado