contador edp

Responder
_faisca_
Curioso
Curioso
Registado: 15 jun 2011, 18:09

contador edp

Mensagem por _faisca_ »

boa noite amigos, só gostava de pedir a vossa opinião no seguinte:
tenho um amigo que está a remodelar a casa que já tem 40 anos, o contador ainda está dentro de casa, o que não tem é o limitador da edp, eu pegunto o que limita a entrada da edp? acham que o meu amigo deva chamar a edp para instalar um limitador ou eles vão exigir que se coloque lá fora a portinhola e contador? se for para colocar no exterior vai ser muito complicado pois a baixada da edp deriva numa caixa dentro da propriedade para 2 moradias. o meu colega tem 6,9kva trifasicos , quer dizer tem 10a disponiveis, mas se o contador aguentar 30a, ele naõ terá problemas em por mais alguns circuitos, uma vez que os fusiveis no exterior são de 50a.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: contador edp

Mensagem por jaimereis »

se não existe , não limita, é puxar até os fusiveis da caixa de coluna ou portinhola pifarem, ou mais grave os condutores queimarem

e não é obrigatorio colocar cá fora, isto é, pelo menos não era

os procedimentos mudam cada vez que se escreve um post aqui no forum

os contadores mais recentes aguentam até 63A por fase, mas tira umas fotos e publica aqui, para confirmar
Jaime Reis
_faisca_
Curioso
Curioso

Mensagem por _faisca_ »

boas tardes, o contador lá existente aguenta até 30a, pelo o que diz lá, 15a (30a), quer se dizer que o cliente pode estar à vontade, pois para 10a não tem nada que o proteja. eu pelo sim e pelo não vou deixar o corte geral de 32a para salvaguardar o contador, os fusiveis são de 50a, o cabo é de 10mm, portanto o contador é que pode dar o pifo. Mas a EDP quando vai fazer a leitura à tantos anos e não chamou à atenção do cliente pela falta do limitador.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Boas,

Colega fez muito bem em fazer a protecção aos condutores e á instalação, agora se não tem limitador e só esta a pagar o aluguer de 10A, não se deve dizer isto, vai contra os meus principios, mas não diga é nada, visto que o limitador é da responsabilidade do distribuidor.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
_faisca_
Curioso
Curioso

Mensagem por _faisca_ »

boa noite colega,
mas o meu problema tem haver com o contador, ele normalmente vem calibrado para a amperagem maxima que no caso é de 30a ou vem com o minimo? o meu receio é ele queimar, coisa que nunca vi acontecer, mas tb a maior parte tem limitador.
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

_faisca_ Escreveu:boa noite colega,
mas o meu problema tem haver com o contador, ele normalmente vem calibrado para a amperagem maxima que no caso é de 30a ou vem com o minimo? o meu receio é ele queimar, coisa que nunca vi acontecer, mas tb a maior parte tem limitador.
Bem quanto a isso nºao se preocupe, como disse o problema é do distribuidor, não está a cometer nenhuma elegalidade, por isso.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
hoffman
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2011, 21:10

Mensagem por hoffman »

boas

Esse problema deve acontecer a 30% das casas em Lisboa antiga, e as vezes com 2 contadores por casa um circuito monofasico para as luzes e outro trifásico para os aquecimentos e maquinas , na altura que estive a trabalhar como sub-empreiteiro da EDP via muito disso costumava haver campanhas de implementação há colocação de disjuntores da EDP, se houver qualquer assintencia da parte da EDP ao cliente eles deverão substituir o contador e colocar o disjuntor diferencial isto no tempo que montava contadores era assim há uns anitos .
se o contador queimar a culpa e da EDP (aparelhos de medida tudo o resto e do cliente ) mas como estamos em Portugal e a maior parte das veses vale tudo o colega fez bem em proteger com os disjuntores de 32A.

comprimentos Rui
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Esse "limitador" que se fala, também tem a função de proteger a instalação, logo não existindo tem que se limitar a amperagem da instalação. Quanto à localização do contador, convém ficar acessivel do exterior para conragem de energia.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Envio o respectivo DMA da EDP sobre DCP.
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

parreirajoao Escreveu:Envio o respectivo DMA da EDP sobre DCP.

Agora com o anexo
Anexos
DCP_DRE-C17-550R_Dispositivo Controlador de Potência.pdf
(1.32 MiB) Transferido 202 vezes
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

Mensagem por projclvm »

Dá sempre para dar uma olhadela, o que é bom.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”