Potência Requerida vs Potência Instalada
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 13 jul 2011, 13:41
Potência Requerida vs Potência Instalada
Boa tarde;
Foi com agrado que descobri este fórum. Parabéns aos fundadores.
Este vosso fórum de troca de conhecimentos permitiu-me tirar algumas dúvidas mas não as suficientes para me deixar seguro sobre instalação eléctrica de negócio de restauração que se encontra em final de obra.
Explico.
O projecto de electricidade foi entregue na câmara com ficha electrotécnica indicado uma potência máxima a instalar ou de funcionamento de 41.4 kva.
Neste momento já sei que teremos de pedir à EDP um aumento de potência. O quadro já está no máximo que a EDP permite - 17.5 kva (25A) - e a aparelhagem que se pretende instalar solicitará de certeza um potência muito maior. Já sei que a EDP solicita a ficha electrotécnica e outros dados para aumentar a potência e terá de aceder ao ramal (?) que serve o edifício.
O meu receio é que a potência que os equipamentos já instalados e não testados venham a revelar que ultrapassam os 50 Kva’s e deste modo teremos de colocar um projecto com todos atrasos que isso acarretará. A ajuda que vos solicito, descrevendo em baixo os equipamentos é se em vossa opinião ultrapassarão os 50Kva’s. O quadro é trifásico e os aparelhos mais “exigentes” têm a chamada ligação directa.
A saber:
MLLouça: 3.6 KW
Bancada Refrig (BR) 1.5 KW
Fritadeira Elect: 8.0 KW
Forno Pizzas: 8.4 KW
Cozedor Massas: 3.8 KW
Placa Indução: 3.0 KW
S. POS: 0.15 KW
Panelas Sopa: 2 X 0.5 KW
M Ondas: 0.9 KW
Balança: 0.15 KW
B Maria: 9.0 Kw
Mesa Fria: 1.5 KW
Vitrine Refrig: 1.5 KW
Armário Conservação: 0.57 KW
Armário Conservação: 0.65 KW
Electrocaçador: 2 X 0.15 KW
Sistema AC: 14.6 KW
Armário Frigorífico: 1.0 KW
Armário Congelados: 1.0 KW
Abatedor Temperatura: 0.65 KW
Via net obtive um conversor de KW em KVA que me deu um valor de 82 KVA mas não sei se é fiável ou aplicável desta forma tão linear.
• falta indicar o sistema de exaustão que tem motor no telhado e sistema de filtragem electrostática cuja potência não tenho presente, assim como a máquina de café que à partida poderá vir a ter entre 2.0 Kw e 3.8 KW.
Antecipo agradecimentos pela atenção a este assunto e aguardarei os vossos comentários.
Cumprimentos;
JS
Este vosso fórum de troca de conhecimentos permitiu-me tirar algumas dúvidas mas não as suficientes para me deixar seguro sobre instalação eléctrica de negócio de restauração que se encontra em final de obra.
Explico.
O projecto de electricidade foi entregue na câmara com ficha electrotécnica indicado uma potência máxima a instalar ou de funcionamento de 41.4 kva.
Neste momento já sei que teremos de pedir à EDP um aumento de potência. O quadro já está no máximo que a EDP permite - 17.5 kva (25A) - e a aparelhagem que se pretende instalar solicitará de certeza um potência muito maior. Já sei que a EDP solicita a ficha electrotécnica e outros dados para aumentar a potência e terá de aceder ao ramal (?) que serve o edifício.
O meu receio é que a potência que os equipamentos já instalados e não testados venham a revelar que ultrapassam os 50 Kva’s e deste modo teremos de colocar um projecto com todos atrasos que isso acarretará. A ajuda que vos solicito, descrevendo em baixo os equipamentos é se em vossa opinião ultrapassarão os 50Kva’s. O quadro é trifásico e os aparelhos mais “exigentes” têm a chamada ligação directa.
A saber:
Via net obtive um conversor de KW em KVA que me deu um valor de 82 KVA mas não sei se é fiável ou aplicável desta forma tão linear.
• falta indicar o sistema de exaustão que tem motor no telhado e sistema de filtragem electrostática cuja potência não tenho presente, assim como a máquina de café que à partida poderá vir a ter entre 2.0 Kw e 3.8 KW.
Antecipo agradecimentos pela atenção a este assunto e aguardarei os vossos comentários.
Cumprimentos;
JS
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
Re: Potência Requerida vs Potência Instalada
Boas,
costuma contratar-se um técnico para tratar destes assuntos, efectuar os cálculos necessários e dar todas as informações.
Na sua área profissional também trabalha de borla?
ohmico
costuma contratar-se um técnico para tratar destes assuntos, efectuar os cálculos necessários e dar todas as informações.
Na sua área profissional também trabalha de borla?
ohmico
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
hehehe...este ohmico....hehehe........sempre com a faca na mão........hehehe....
quais são as maquinas trifasica, e quais são as monofasica, se calhar depois de tudo distribuido nem metade precisas
quais são as maquinas trifasica, e quais são as monofasica, se calhar depois de tudo distribuido nem metade precisas
Jaime Reis
-
Este tópico tem como título "Dúvidas".
Claro que neste momento o técnico está a verificar a instalação. Apenas estou a pedir uma opinião.
Mande o NIB para lhe pagar um tratamento para a estupidez.
Claro que neste momento o técnico está a verificar a instalação. Apenas estou a pedir uma opinião.
- LUIS DANIEL DIAS
- Curioso
- Registado: 16 abr 2009, 19:54
- Agradecimento recebido: 1 vez
Boas
Executei á muito pouco tempo uma Instalação do género, (Café, Pastelaria e Padaria c/ fabrico próprio), com Potência de 41.4Kva que chegou á tangente. Mas atenção, porque vai ter que pedir aumento de potência e isso terá que passar pela Certiel. Tenha atenção á Legislação e Regulamentos em vigor para a Instalação em causa. Envie os dados completos de todos os equipamentos que a gente ajuda. Mais um pequeno pormenor, o local da instalação é em casa própria ou alugada c/ habitação (r/c e andar habitacional) ou é inserida num prédio?
ps- Amigo ohmico, não deixa de ter razão, mas estamos em tempo de CRISE.
Executei á muito pouco tempo uma Instalação do género, (Café, Pastelaria e Padaria c/ fabrico próprio), com Potência de 41.4Kva que chegou á tangente. Mas atenção, porque vai ter que pedir aumento de potência e isso terá que passar pela Certiel. Tenha atenção á Legislação e Regulamentos em vigor para a Instalação em causa. Envie os dados completos de todos os equipamentos que a gente ajuda. Mais um pequeno pormenor, o local da instalação é em casa própria ou alugada c/ habitação (r/c e andar habitacional) ou é inserida num prédio?
ps- Amigo ohmico, não deixa de ter razão, mas estamos em tempo de CRISE.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
João Salgueiro Escreveu:Este tópico tem como título "Dúvidas".
Boas,
estamos em presença de mais um espertinho, que tem um técnico a tratar do assunto, mas nas costas deste, está a vêr se arranja argumento para mostrar que sabe mais que ele.
O que impressiona, tratando-se de um fórum de técnicos, é como há gente que se presta a colaborar com estas traições e faltas de ética.
ohmico
Última edição por ohmico em 15 jul 2011, 00:15, editado 1 vez no total.
-
ohmico Escreveu:João Salgueiro Escreveu:Este tópico tem como título "Dúvidas".
Boas,
estamos em presença de mais um espertinho, que tem um técnico a tratar do assunto, mas nas costas deste, está a vêr se arranja argumento para mostrar que sabe mais que ele.
O que impressioana, tratando-se de um fórum de técnicos, é como há gente que se presta a colaborar estas traições e faltas de ética.
ohmico[/quote
Não voltarei a perder tempo neste local.
Só não eliminei o postal porque não o consegui fazer assim como o próprio registo.
Este fórum deveria ter um aviso do gênero " dúvidas opiniões e/ou pareceres" (não vinculativos) que não sejam o que é um neutro, fase ou curto-circuito serão PAGOS.
Calculo que não sejam a maioria mas este fórum tem alguns TAG's (Técnicos de Alto Gabarito).
Bom fim de semana;
JS
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
E possivelmente, deve haver situações que em algumas máquinas não trabalham em simultâneo.jaimereis Escreveu:hehehe...este ohmico....hehehe........sempre com a faca na mão........hehehe....
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Olá João
Normalmente, terás de efectuar o chamado "Balanço de Potências", cujo cálculo incidirá no somatório das potências dos equipamentos afectados de coeficientes de utilização (ku) e coeficientes de simultaneadade(ks).
Assim pelas minhas contas tens: 64,27 kW + 3,8 kW = 68,07 kW
Aplicando um cos fi=0,85, tens uma potência aparente de 80 kVA.
O que normalmente se faz é perguntar ao responsável pela unidade de restauração, como é que ele explora a instalação em termos de funcionamento das máquinas, ou seja:
1 - Estão todas a funcionar ao mesmo tempo?
2 - Estão todas a funcionar à máxima carga?
Etc....
Eu, como projectista faria o seguinte:
Com base nos 80 kVA, utilizava um coeficiente à cabeça da instalação de pelo menos 0,8, o que daria S= 64 kVA.
Este seria o valor a contratar.
Outra possibilidade, de modo a não pedires mais que 41,4 kVA, é passar alguns equipamentos para consumos a GN, por exemplo as fritadeiras.
Espero ter-te ajudado.
Joao
Normalmente, terás de efectuar o chamado "Balanço de Potências", cujo cálculo incidirá no somatório das potências dos equipamentos afectados de coeficientes de utilização (ku) e coeficientes de simultaneadade(ks).
Assim pelas minhas contas tens: 64,27 kW + 3,8 kW = 68,07 kW
Aplicando um cos fi=0,85, tens uma potência aparente de 80 kVA.
O que normalmente se faz é perguntar ao responsável pela unidade de restauração, como é que ele explora a instalação em termos de funcionamento das máquinas, ou seja:
1 - Estão todas a funcionar ao mesmo tempo?
2 - Estão todas a funcionar à máxima carga?
Etc....
Eu, como projectista faria o seguinte:
Com base nos 80 kVA, utilizava um coeficiente à cabeça da instalação de pelo menos 0,8, o que daria S= 64 kVA.
Este seria o valor a contratar.
Outra possibilidade, de modo a não pedires mais que 41,4 kVA, é passar alguns equipamentos para consumos a GN, por exemplo as fritadeiras.
Espero ter-te ajudado.
Joao
João Salgueiro Escreveu:Boa tarde;
Explico.
A saber:
Cumprimentos;
JS
-
Obrigado João Parreira pelo esclarecimento e detalhe.
À partida, segundo apurei, com a divisão da potência solicitada pelos equipamentos pelas 3 fases existentes (ir-se-á pedir à EDP um aumento de potência para 41.2 KVA) cujo quadro trifásico existente já tem essa divisão) não se ultrapassará os 50 KVA (o que mais assustava, não pelo projecto em si mas pelo atraso que iria provocar).
Cumprimentos;
JS
À partida, segundo apurei, com a divisão da potência solicitada pelos equipamentos pelas 3 fases existentes (ir-se-á pedir à EDP um aumento de potência para 41.2 KVA) cujo quadro trifásico existente já tem essa divisão) não se ultrapassará os 50 KVA (o que mais assustava, não pelo projecto em si mas pelo atraso que iria provocar).
Cumprimentos;
JS