Como limitar consumo num quadro/contador?
Como limitar consumo num quadro/contador?
Boa noite.
Estou com um problema aqui no meu condominio:
A luz das arrecadações está a ligar ao quadro das escadas, e por isso todos os condóminos tem luz de borla nas ditas.
Mas isso está a gerar abusos...
O disjuntor que lá está já é de 5A, mas queria reduzir ainda mais, como posso fazer isso?
Ha disjuntores de valores mais baixos, ou tenho de pensar noutra solução?
Estou com um problema aqui no meu condominio:
A luz das arrecadações está a ligar ao quadro das escadas, e por isso todos os condóminos tem luz de borla nas ditas.
Mas isso está a gerar abusos...
O disjuntor que lá está já é de 5A, mas queria reduzir ainda mais, como posso fazer isso?
Ha disjuntores de valores mais baixos, ou tenho de pensar noutra solução?
Cumprimentos,
Lima
Lima
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Re: Como limitar consumo num quadro/contador?
Boa noite.
Primeiro, queria dizer que, pelo facto da iluminação das arrecadações estar a ser alimentada pelo quadro das escadas (provavelmente, quadro dos serviços comuns) não significa que tenham luz de borla, pois alguém tem de pagar esses consumos, e penso que seja distribuido por todos os condóminos.
Segundo, reduzir o calibre do disjuntor do circuito que alimenta as arrecadações, não vai limitar o consumo, pois este último não depende apenas da intensidade da corrente.
Primeiro, queria dizer que, pelo facto da iluminação das arrecadações estar a ser alimentada pelo quadro das escadas (provavelmente, quadro dos serviços comuns) não significa que tenham luz de borla, pois alguém tem de pagar esses consumos, e penso que seja distribuido por todos os condóminos.
Segundo, reduzir o calibre do disjuntor do circuito que alimenta as arrecadações, não vai limitar o consumo, pois este último não depende apenas da intensidade da corrente.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
Colega plima, pode usar um programador horário com uma saída e possibilidade de vários programas horários de acordo com os usos do prédio e um contactor para ligar e desligar a linha de corrente para as arrecadações.
Por exemplo de 2ª a 6ª liga às 12h e desliga às 14h; liga às 18h e desliga às 22h; sabado e domingo com outro horário... é uma questâo de consultar os hábitos dos condóminos.
Caso opte por esta solução verifique se não existem frigorificos pelo meio...
Há também a possibilidade de aplicar contadores de energia para cada arrecadação e imputar os custos dos consumos a cada condómino
Cps
A. Castro
Colega plima, pode usar um programador horário com uma saída e possibilidade de vários programas horários de acordo com os usos do prédio e um contactor para ligar e desligar a linha de corrente para as arrecadações.
Por exemplo de 2ª a 6ª liga às 12h e desliga às 14h; liga às 18h e desliga às 22h; sabado e domingo com outro horário... é uma questâo de consultar os hábitos dos condóminos.
Há também a possibilidade de aplicar contadores de energia para cada arrecadação e imputar os custos dos consumos a cada condómino
Cps
A. Castro
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Atenção que a última hipótese (aplicação de contadores para taxação) não é legal.
Sim, a luz vem do contador geral das escadas, que pagamos todos, para uns usarem e abusarem...rainbow Escreveu:Boa noite.
Espera lá, um disjuntor de 5A dispara sempre que a corrente for superior a 5A, certo?rainbow Escreveu:Segundo, reduzir o calibre do disjuntor do circuito que alimenta as arrecadações, não vai limitar o consumo, pois este último não depende apenas da intensidade da corrente.
230V*5A=1150W
Com um disjuntor de menor corrente vai disparar sempre que for atingida a corrente máxima, logo acaba por limitar o consumo, porque sempre que tentarem ligar uma coisa mais potente que a luz, dispara e desliga.
Ok, não é um verdadeiro limitador, mas acaba por fazer o mesmo efeito com meia duzia de trocos...

Última edição por plima em 09 jul 2011, 16:33, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Lima
Lima
Dessa maneira não posso fazer, não posso de maneira alguma impor horários de utilização das arrecadações...CF,Lda Escreveu:Boas.
Cps
A. Castro
O problema mesmo é que os abusos vão desde arcas frigoríficas até fazerem das arrecadações de oficina...
Quero acabar com isso pois sempre são uns cobres que se pagam a menos sem abusos...
Podiam todos ter lá electricidade de borla que não havia problemas, mas ha sempre quem quer o braço todo quando se lhe estica a mão...

Cumprimentos,
Lima
Lima
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, por acaso já falaram nas assembleias sobre esses abusos? que responderam os "visados"? olha no meu prédio foram logo avisados quem tivesse arcas nas arrecadações iria pagar mais um pouco por aumentar a conta da luz, ninguém se acusou... por norma o disjuntor tá sempre desligado, a malta vai lá liga, quando sai desliga, eu quando lá vou desligo sempre portanto quem tiver lá arcas vai ficar com os produtos estragados!
Em relação à bricolage se for esporádica com meia dúzia de furos com berbequim também não é isso que influencia muito a conta de electricidade!
p.s havia lá um com uma "puxada" das arrecadações para dentro de casa na cave, eu vi abri a caixa de derivação, desliguei e cortei o cabo rente à parede, não voltou a fazer puxadas, a conta da luz baixou logo!
Em relação à bricolage se for esporádica com meia dúzia de furos com berbequim também não é isso que influencia muito a conta de electricidade!
p.s havia lá um com uma "puxada" das arrecadações para dentro de casa na cave, eu vi abri a caixa de derivação, desliguei e cortei o cabo rente à parede, não voltou a fazer puxadas, a conta da luz baixou logo!

Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Já foi falado, e não são coisas pontuais...Varejo Escreveu:Boas, por acaso já falaram nas assembleias sobre esses abusos? que responderam os "visados"? olha no meu prédio foram logo avisados quem tivesse arcas nas arrecadações iria pagar mais um pouco por aumentar a conta da luz, ninguém se acusou... por norma o disjuntor tá sempre desligado, a malta vai lá liga, quando sai desliga, eu quando lá vou desligo sempre portanto quem tiver lá arcas vai ficar com os produtos estragados!
Vai ter de se limitar a coisa á força...
Cumprimentos,
Lima
Lima
- Varejo
- Team Apoio
Se já foi falado que respondeu o homem da bricolage? não quer saber ? não paga mais por isso?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
A solução de baixar o calibre do disjuntor irá afectar todos os utilizadores. A melhor solução é alertar para o efeito de poder vir a ser cortada a alimentação ou o pagamento de uma contribuíção maior.
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Has thanked: 16 times
- Been thanked: 39 times
Boa noite.plima Escreveu:Sim, a luz vem do contador geral das escadas, que pagamos todos, para uns usarem e abusarem...rainbow Escreveu:Boa noite.
Primeiro, queria dizer que, pelo facto da iluminação das arrecadações estar a ser alimentada pelo quadro das escadas (provavelmente, quadro dos serviços comuns) não significa que tenham luz de borla, pois alguém tem de pagar esses consumos, e penso que seja distribuido por todos os condóminos.Espera lá, um disjuntor de 5A dispara sempre que a corrente for superior a 5A, certo?rainbow Escreveu:Segundo, reduzir o calibre do disjuntor do circuito que alimenta as arrecadações, não vai limitar o consumo, pois este último não depende apenas da intensidade da corrente.
230V*5A=1150W
Com um disjuntor de menor corrente vai disparar sempre que for atingida a corrente máxima, logo acaba por limitar o consumo, porque sempre que tentarem ligar uma coisa mais potente que a luz, dispara e desliga.
Ok, não é um verdadeiro limitador, mas acaba por fazer o mesmo efeito com meia duzia de trocos...
Então sendo assim, o colega não quer limitar o consumo, mas sim limitar a potência.
Isso é fácil....mete-se um disjuntor de 1 A e resolve o problema (apenas consegue utilizar iluminação).
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
Limita a potência a 230W (5 lâmpadas de 40W) é mais que suficiente.
- Varejo
- Team Apoio
Boas, o problema é se o homem da bricolage percebe ou tem algum amigo que perceba um pouco de electricidade e volta a trocar o disjuntor!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Por estas situações é que nas instalações actuais as arrecadações (bem como outros anexos às habitações) devem ser alimentadas a partir do quadro eléctrico do apartamento correspondente.
Ponto 803.6.4 das RTIEBT:
"Os anexos às habitações que tenham acesso, apenas, pelas zonas comuns (incluindo os logradouros) do edifício devem ser alimentados a partir do quadro de entrada da habitação de que fazem parte, por circuitos a eles destinados e que atravessem, apenas, as zonas comuns do edifício e os locais afectos à habitação que os alimenta. Nesta situação, deve existir, junto do acesso normal do respectivo anexo, um dispositivo de corte que corte todos os condutores activos dos circuitos a ele destinados."
Mas nas instalações mais antigas o problema persiste!
Ponto 803.6.4 das RTIEBT:
"Os anexos às habitações que tenham acesso, apenas, pelas zonas comuns (incluindo os logradouros) do edifício devem ser alimentados a partir do quadro de entrada da habitação de que fazem parte, por circuitos a eles destinados e que atravessem, apenas, as zonas comuns do edifício e os locais afectos à habitação que os alimenta. Nesta situação, deve existir, junto do acesso normal do respectivo anexo, um dispositivo de corte que corte todos os condutores activos dos circuitos a ele destinados."
Mas nas instalações mais antigas o problema persiste!
O diálogo infelizmente aqui não resulta, e como partir para a violência normalmente não dá bom resultado...Varejo Escreveu:Se já foi falado que respondeu o homem da bricolage? não quer saber ? não paga mais por isso?
Um disjuntor mais fraco e acaba-se a mama...
Ontem falaram-me de outra coisa, um térmico que auto-rearma...
Tenho de ir á procura disso na segunda-feira...
Cumprimentos,
Lima
Lima