Distribuição de energia num loteamento.

Responder
nmcg
Curioso
Curioso
Registado: 19 mai 2011, 18:07

Distribuição de energia num loteamento.

Mensagem por nmcg »

Boa tarde.

Peço desculpa pelo incómodo.

Na planta de um loteamento verifica-se que existe de um lado da via um espaço com aproximadamente 250 metros sem edifícios. Eu coloquei em frente a cada edifício um AD e interliguei-os com cabo LSVAV 3x185+95.

Ou seja, o cabo LSVAV tem aproximadamente 250 metros. Cumprindo com as quedas de tensão, deverá cumprir com mais algum critério no que diz respeito ao cumprimento máximo?

Estou a questionar sobre isto uma vez que eu perguntei a um técnico da EDP e ele indicou que deveriam ser instaladas caixas de visita a cada 40 metros, contudo não encontrei qualquer documento que o referi-se.

Esse documento existe? Ou será que é apenas uma questão prática?

Agradecia imenso uma resposta.

Cumprimentos,

Nelson Gomes
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Distribuição de energia num loteamento.

Mensagem por jaimereis »

arrastar um cabo desses durante 250m , não é pera doce, muitos braços a dar-lhe forte.......penso que de 40m em 40m seja mais facil

pensa no pessoal....coitados!!
Jaime Reis
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

As redes de distribuição de energia em BT nacionais (Portugal continental) em loteamentos são normalmente enterradas directamente em vala pelo que neste casos não fazem falta caixas de visita.
Se se tratar de uma rede privada (ex: condomínios fechados) é que o projectista pode optar por fazer uma rede de distribuição entubada com caixas de visita nas mudanças de direcção e de 40 em 40 metros (mais coisa menos coisa, aqui impera o bom senso).

No que diz respeito ao comprimento máximo deve-se ainda verificar se as canalizações estão protegidas contra curto-circuitos (consultar Regulamento de Segurança de Redes de Distribuição de Energia Eléctrica em Baixa Tensão - RSRDEEBT).
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por parreirajoao »

Apenas para acrescentar mais alguns comentários.

Este cabo é um dos utilizados pela EDP Distribuição e dado que possui armadura, pode ser enterrado directamente no solo.

No entanto, é bem possivel que a EDP solicite a colocação de caixas de visita e respectivos negativos. No DMA da EDP (DIT-C11-010N), relativo às Urbanizações, está mencionado um capítulo de caixas de visita e tubagens.

Relativamente ao dimensionamento da canalização, a mesma deverá ser dimensionada ao:

1 - Aquecimento em regime normal

2 - Sobrecargas

3 - q.d.t.

4 - Curto-circuito

5 - Comprimento máximo admissivel, dado estar-se num regime TNC, sem dispositivos diferenciais. No DMA DIT-C14-100N, podes encontrar facilmente o comprimento máximo, tendo em função o tipo de secção e o calibre a montante.

Mais alguma coisa, apita.

Joao

nmcg Escreveu:Boa tarde.

Peço desculpa pelo incómodo.

Na planta de um loteamento verifica-se que existe de um lado da via um espaço com aproximadamente 250 metros sem edifícios. Eu coloquei em frente a cada edifício um AD e interliguei-os com cabo LSVAV 3x185+95.

Ou seja, o cabo LSVAV tem aproximadamente 250 metros. Cumprindo com as quedas de tensão, deverá cumprir com mais algum critério no que diz respeito ao cumprimento máximo?

Estou a questionar sobre isto uma vez que eu perguntei a um técnico da EDP e ele indicou que deveriam ser instaladas caixas de visita a cada 40 metros, contudo não encontrei qualquer documento que o referi-se.

Esse documento existe? Ou será que é apenas uma questão prática?

Agradecia imenso uma resposta.

Cumprimentos,

Nelson Gomes
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

Concordo com a informação do João, que julgo estar correctissima
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

O que o parreirajoao disse está correcto mas a parte das caixas de visita e tubagens aplica-se a infra-estruturas em loteamentos ou urbanizações privadas.
Se forem públicas, a não ser que seja nas ilhas, são cabos enterrados directamente no solo, ou seja, sem caixas de visita nem tubagens.
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por gemini »

Está correcto sim, mas...
Mesmo em loteamentos os cabos podem ir directos ao solo, julgo eu.

O que normalmente acontece é que como só se fazem as infra estruturas, ninguém lá mete os cabos ou equipa os armários de distribuição antes de ter alguma moradia vendida, porque senão é simples lá ir alguém roubar o material... daí meterem tubos e caixas visita só.
Learning is the goal!!
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”