bom dia
Tenho uma pensão ( piso0 - 4 divisões * piso1 - 5 divisões * piso2 - 1 divisão ) tenho duas duvidas.
1 - É obrigatório 1 PD (bastidor) por piso? devido a reduzida dimensão não se pode ligar tudo directamente ao bastidor do piso0?
2- A FO visto que não há obrigatoriedade fica só disponivel no bastidor?
Obrigado
Pensão ITED
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Re: Pensão ITED
No meu entender as respostas sâo:
1 - O Bastidor no piso 0 é suficiente (pelo que é referido na página 90, nada é indicado);
2 - Deverá ser colocado no PD cabo OS1 (1 cabo de 4 fibras por PD, OF-300). A partir do PD é definida pelo projectista.
Espero que esteja esclarecido.
é só consultar o manual ITED
1 - O Bastidor no piso 0 é suficiente (pelo que é referido na página 90, nada é indicado);
2 - Deverá ser colocado no PD cabo OS1 (1 cabo de 4 fibras por PD, OF-300). A partir do PD é definida pelo projectista.
Espero que esteja esclarecido.
é só consultar o manual ITED
- GuilhermeRodrigues
- Curioso
- Registado: 06 dez 2007, 00:09
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 1 time
Boa tarde colega.
A tabela 63 do Manual ITED 2 dá a indicação que para Lares de Idosos e Hotelaria (Ponto 12.5.), deve ser considerado como prescrição mínima 1 PD (Bastidor) em cada Piso comum às tecnologias...
Cumprimentos.
A tabela 63 do Manual ITED 2 dá a indicação que para Lares de Idosos e Hotelaria (Ponto 12.5.), deve ser considerado como prescrição mínima 1 PD (Bastidor) em cada Piso comum às tecnologias...
Cumprimentos.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
Boas, a dimensão desse edifício não justifica um bastidor por cada piso, além disso metendo um bastidor em cada piso quem se vai entalar é quem vai instalar o PPCA (central telefónica) em que as extensões tem de ir ligar à central ora com 1 cabo UTP a interligar os PD´s vai ser o imbróglio que se adivinha!
Perante o manual edifícios de lares de idosos e hotelaria, tem os mesmos requisitos mínimos dos edifícios escolares, como tal podem ler este esclarecimento nas FAQ ITED!
10. Estou a projectar a restruturação da cablagem de uma escola secundária, ao abrigo do Programa de Modernização das escolas portuguesas. Como deve ser entendida a obrigatoriedade de distribuir ao longo do edifício os diferentes Pontos de Distribuição (PD)?
Este modelo de escola envolve apenas um único Ponto de Distribuição (PD), onde se alojam os repartidores gerais de par de cobre, de cabo coaxial e de fibra óptica, pelo que está garantido o cumprimento do Manual ITED. Neste contexto, fica ao critério do projectista a definição, para cada piso, dos bastidores de telecomunicações a instalar e dos meios de interligação, para garantir a qualidade e redundância definidas para cada escola.
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1063962
Isto para mim é suficiente para não colocar PD´s em cada piso quando não se justifica!
Perante o manual edifícios de lares de idosos e hotelaria, tem os mesmos requisitos mínimos dos edifícios escolares, como tal podem ler este esclarecimento nas FAQ ITED!
10. Estou a projectar a restruturação da cablagem de uma escola secundária, ao abrigo do Programa de Modernização das escolas portuguesas. Como deve ser entendida a obrigatoriedade de distribuir ao longo do edifício os diferentes Pontos de Distribuição (PD)?
Este modelo de escola envolve apenas um único Ponto de Distribuição (PD), onde se alojam os repartidores gerais de par de cobre, de cabo coaxial e de fibra óptica, pelo que está garantido o cumprimento do Manual ITED. Neste contexto, fica ao critério do projectista a definição, para cada piso, dos bastidores de telecomunicações a instalar e dos meios de interligação, para garantir a qualidade e redundância definidas para cada escola.
Isto para mim é suficiente para não colocar PD´s em cada piso quando não se justifica!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- GuilhermeRodrigues
- Curioso
- Registado: 06 dez 2007, 00:09
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 1 time
Varejo Escreveu:Boas, a dimensão desse edifício não justifica um bastidor por cada piso, além disso metendo um bastidor em cada piso quem se vai entalar é quem vai instalar o PPCA (central telefónica) em que as extensões tem de ir ligar à central ora com 1 cabo UTP a interligar os PD´s vai ser o imbróglio que se adivinha!
Bom dia colega Varejo,
Eu no meu comentário apenas me referi estritamente ao indicado no Manual ITED 2, e claro que compreendo que em termos de custos é substancialmente diferente a quantidade de bastidores.
Acho para que o colega joaospinola fique completamente esclarecido seria pertinente colocar essa situação específica à ANACOM e ver qual a resposta que eles dão, pois o exemplo descrito nas FAQ da ANACOM, não poderá ser aplicado para todos os tipos de edifícios, no ponto 10 não esclarece explicitamente quantos pisos possui e a área de implantação.
Com os melhores cumprimentos.
Guilherme Rodrigues
-
- Curioso
- Registado: 29 out 2009, 15:48
Obrigado pelos esclarecimentos.
Em relação ao bastidor acho que para além do manual prevalece o bom senso, devido a dimensão do edificio.
Em relação a F.O. fica só disponivel no bastidor?
Em relação ao bastidor acho que para além do manual prevalece o bom senso, devido a dimensão do edificio.
Em relação a F.O. fica só disponivel no bastidor?
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
Boas, FO só obriga até ao bastidor, a partir daí fica ao critério do projectista (necessidade do cliente)!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!