ITED - CAIXA DE VISITA

Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Re: ITED - CAIXA DE VISITA

Mensagem por Varejo »

Boas, tanto no manual como nas FAQ, está bem explícito que a CVM é de construção obrigatória, como tal não vejo como o projectista vai justificar a não colocação de CVM!

Eu concordo que na pratica muitas CVM´s não estão lá a fazer nada, é só trabalho e gastar dinheiro para nada, mas apenas interpreto o que mandam as regras técnicas e as FAQ!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

JAB Escreveu:Amigo gemini,

Não percebi. Ligo ao existente da CEMU ou CV do loteamento?
Como não percebeste?

Tu dizes que a situação é esta:
" o loteamento é de moradias das CM do loteamento saem 2 tubos de 63mm para cada CEMU colocada à entrada dos vários lotes nos seus respectivos muretes. Destes muretes saem dois tubos de 63mm e que se encontram enterrados devidamente para serem aproveitados na construção das moradias."

Basta leres o que está a vermelho e tens a tua resposta!!
Como disse antes, aproveitas as ligações para os lotes, pois estão feitas! Não faz sentido andar a fazer mais nada!

Na memória Descritiva podes é fazer menção a isso, que aproveitas as infraestruturas já executadas, pois estas servem as tecnologias a disponibilizar!

A tua única preocupação é saber se emendas os 2 tubos de 63mm que saem das CEMUS para as moradias, ou se os retiras e colocas 2 tubos novos, com o comprimento necessário para o troço CEMU-ATI
Learning is the goal!!
JAB
Curioso
Curioso
Registado: 04 jan 2010, 13:58
Profissão: Professor ensino secundário

Mensagem por JAB »

Amigo gemini,

Certo amigo percebi. Obrigado
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Ok, estamos cá pra ajudar :wink:
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, então justificas na MD, que não dá jeito meter lá uma CVM e já está?

Isto já parece (salvo a devida distância) a minuta que circulava por aí, o proprietário do lote assinava um papel que dispensava telecomunicações na moradia e aquilo já "servia" para ninguém não pedir projecto!

Como sabem sou pouco burocrata e quando algo no manual pode ter várias interpretações tento ver nas FAQ os esclarecimentos, mas neste caso das CVM´s mesmo nas FAQ dizem sempre que são obrigatórias, não vejo lá excepções!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

ó Varejo, não é bem nesses "termos" que se pode interpretear esta questão!
Não é simplesmente "não dá jeito e já está"!!

O que está no Manual e legislação impera, disso não há dúvidas! Mas há o bom senso, que também a ANACOM tem!

Se é um loteamento, é porque foi licenciado, e para tal teve de entregar os projectos de especialidades.
E pelos vistos, as infraestruturas de telecomunicações do loteamento estão feitas, senão não teria lá caixas de visita e tubagem colocada, incluindo até as CEMU para cada lote...

Ora, tendo isto em conta, achas que faz algum sentido colocar mais uma caixa de visita por lote?!?

Eu já tive uma auditoria/vistoria da ANACOM a uma instalação com projecto meu, e os técnicos depois perguntaram se teria alguma dúvida que quisesse esclarecer, e eu perguntei logo pelas CV... e a resposta pronta é "depende de cada caso".
Isto serve para, por exemplo, numa situação onde tenhamos 2 moradias lado a lado, e uma tem uma Caixa de Visita no "seu" lote, a casa próxima bastar-lhe á ir lá ligar a tubagem CV-CEMU. Isto, claro, se a distância for razoável (até +-15m).

Se questionarmos a ANACOM sobre esta matéria, nestes termos, a resposta, por certo, será nestes moldes!
Learning is the goal!!
JAB
Curioso
Curioso

Mensagem por JAB »

Amigos Varejo e gemini,

Abrindo um pouco mais o livro, a questão para mim, que até fiz à cerca de 5 anos o projecto de infra estruturas (condutas de telecomunicações) do loteamento exigido pela CM devendo este estar de acordo com um manual produzido pela PT e que no fim respondia às necessidades do ITED 1 como devem saber e ter conhecimento.

Nós projectamos de acordo com regras e normas. na altura não havia o ITUR e segiu-se as orintações da PT pois era quem orientava estes projectos e tinha a experiência.
O projecto foi feito de acordo com as necessidades do loteamento e o proprietário pagou tudo o que se achou conveniente para não ser ncessário andar a mexer nos arruamentos no fim da entrega da obra à CM.

Por vezes a qualidade vende. Agora porque a ANACOM entende, abre-se as valas, parte-se o pavimento e gasta-se um euros porque alguém vai pagar e se fôr contratada uma boa empresas para realizar os trabalhos até poderá ficar tubo bem.

Será que o que foi feito de acordo com aquelas oreentações da PT (se calhar até serviram de base para o ITUR) inviabilizam o ITED 2 se não for colocada a CVM?

Não me admira nada o estado do nosso pobre País.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, para mim as CVM´s não se justificam minimamente mesmo em lote para edifício por exemplo de 10 fogos, quando temos na via publica frente ao lote uma caixa de visita, em que muitas vezes estão a 4 metros da porta, ou seja vamos lá enfiar uma CVM entre a caixa de visita e o prédio em que vai ficar tudo encostado CV > CVM > Prédio, ora isto para mim não tem fundamento nenhum até porque os operadores não vão fazer derivações na CVM, fazem na CV, a CVM faz quase sempre apenas passagem.
JAB
Curioso
Curioso

Mensagem por JAB »

Amigos,

Ainda no seguimento da minha questão e tendo em conta que nos lotes das moradias os muretes colocados estão preparados para elevar, electricidade ( portinhala e contador), telecomunicações, água ( contagem) e gás será que não se poderá aplicar aqui a FAQ 16 caso não haja mexidas significativas na via pública?

16. Quando se fazem alterações nos edifícios ITED é necessário instalar a CVM?
Não, excepto se esta alteração determinar a intervenção na via pública.

Qual a opinião?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, isso é para edifícios já concluídos que vão fazer obras de remodelação e não para edifícios a construir!
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por gemini »

Eu mantenho a minha opinião.

Para este caso em particular, havendo todas as infraestruturas de loteamento já feitas, e pelos vistos, bem feitas, nunca na vida colocaria uma CVM!!

Escrevia o porquê na MD, e se algum problema houvesse, esbatíamos argumentos...
Não faz sentido gastar dinheiro 2x para o mesmo fim, sem necessidade, e com a agravante de se ir mexer em terrenos consolidados.
Learning is the goal!!
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

gemini Escreveu:Eu mantenho a minha opinião.

Para este caso em particular, havendo todas as infraestruturas de loteamento já feitas, e pelos vistos, bem feitas, nunca na vida colocaria uma CVM!!

Escrevia o porquê na MD, e se algum problema houvesse, esbatíamos argumentos...
Não faz sentido gastar dinheiro 2x para o mesmo fim, sem necessidade, e com a agravante de se ir mexer em terrenos consolidados.
Boas, se a ANACOM não "embirra" por mim na boa!
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”