condensador
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 6 vezes
condensador
amigos ,
o condensador carrega a sua tensão ou carga mas ao fim de estar carregado ele apenas faz passagem , certo ?
posso ter no circuito o condensador a receber tensão por algum tempo , ao fim de cheio o condensador é apenas uma passagem ?
obrigados
o condensador carrega a sua tensão ou carga mas ao fim de estar carregado ele apenas faz passagem , certo ?
posso ter no circuito o condensador a receber tensão por algum tempo , ao fim de cheio o condensador é apenas uma passagem ?
obrigados
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Re: condensador
Boa tarde.
O que chamas de passagem?
O comportamento de um condensador depende do tipo de corrente e ligação.
Considerando que o condesador está em série com a fonte, e se estivermos a falar de corrente continua, este comporta-se como uma resistência infinita ou interrupção do circuito ou interruptor aberto (após a sua carga estar completa...acho que não vale a pena estar aqui a discutir regimes transitórios).
Considerando que o condesador está em série com a fonte, e se estivermos a falar de corrente alterna, o condensador comporta-se como uma impedância, cujo valor depende da sua capacidade e da frequência da corrente.
O que chamas de passagem?
O comportamento de um condensador depende do tipo de corrente e ligação.
Considerando que o condesador está em série com a fonte, e se estivermos a falar de corrente continua, este comporta-se como uma resistência infinita ou interrupção do circuito ou interruptor aberto (após a sua carga estar completa...acho que não vale a pena estar aqui a discutir regimes transitórios).
Considerando que o condesador está em série com a fonte, e se estivermos a falar de corrente alterna, o condensador comporta-se como uma impedância, cujo valor depende da sua capacidade e da frequência da corrente.
-
- Velha Guarda
o condensador vai estar ligado a uma lampada 12v quando a lampada tiver acessa o condensador carrega , quando a lampada tiver apagada esta vai por alguns instantes acessa até o condensador descarregar ...
a minha duvida resido só , quando a lampada tiver ligada e tiver a dar carga ao condensador e este tiver carregado se há algum problema ...
eu penso que não , penso que ele só faz passagem ....
estarei certo ?
a minha duvida resido só , quando a lampada tiver ligada e tiver a dar carga ao condensador e este tiver carregado se há algum problema ...
eu penso que não , penso que ele só faz passagem ....
estarei certo ?
mas então...
como é que vais ligar o condensador....em paralelo ou em serie?
se é uma lampada comum tanto funciona em AC como em DC.....logo o condensador é dispensavel...
os condensadores servem essencialmente para correcção de picos e para rectificação de correntes quando pretendemos ter uma fonte em continua, DC
Depende daquilo que vais fazer com o condensador.....é obvio que qualquer condensador acumula uma determinada carga e dizer que uma vez carregado serve serve apenas como passagem,é errado....
nos circutos electronicos eles teem uma função essencial desde logo na conversão de corrente alterna em corrente continua ~~~~---------.....numa fonte convencional não comutada existe em transformador e logo de seguida uma ponte rectificadora ou uma grupo de 4 diodos que de certa forma polarizam a corrente em + e -.......
claro que se pretendes acender uma lampada ou qualquer carga resistiva ou mesmo um pequeno motor DC, os diodos fazem o serviço mas não eficientemente....
por norma a corrente continua nao apresenta qualquer onda sinusoidal mas na falta dos condensadores ela ainda está presente e qualquer aparelho electronico funcionará muito mal sem os condensadores....devido aos picos de tensão....é aí que entram os condensadores....
imagina um rio a correr de forma selvagem e que estabiliza numa barragem e depois segue controladamente.......os condensadores são a barragem.....não servem só para armazenar mas para regular fluxo...mesmo após totalmente carregados continuam a regular picos tanto nas quedas como nas elevações de tensão...
claro que nos motores electricos monofasicos os condensadores servem só o arranque para que um enrrolamento do motor seja alterado momentaneamente o que dará direcção de rotação ...etc
abraço
se é uma lampada comum tanto funciona em AC como em DC.....logo o condensador é dispensavel...
os condensadores servem essencialmente para correcção de picos e para rectificação de correntes quando pretendemos ter uma fonte em continua, DC
Depende daquilo que vais fazer com o condensador.....é obvio que qualquer condensador acumula uma determinada carga e dizer que uma vez carregado serve serve apenas como passagem,é errado....
nos circutos electronicos eles teem uma função essencial desde logo na conversão de corrente alterna em corrente continua ~~~~---------.....numa fonte convencional não comutada existe em transformador e logo de seguida uma ponte rectificadora ou uma grupo de 4 diodos que de certa forma polarizam a corrente em + e -.......
claro que se pretendes acender uma lampada ou qualquer carga resistiva ou mesmo um pequeno motor DC, os diodos fazem o serviço mas não eficientemente....
por norma a corrente continua nao apresenta qualquer onda sinusoidal mas na falta dos condensadores ela ainda está presente e qualquer aparelho electronico funcionará muito mal sem os condensadores....devido aos picos de tensão....é aí que entram os condensadores....
imagina um rio a correr de forma selvagem e que estabiliza numa barragem e depois segue controladamente.......os condensadores são a barragem.....não servem só para armazenar mas para regular fluxo...mesmo após totalmente carregados continuam a regular picos tanto nas quedas como nas elevações de tensão...
claro que nos motores electricos monofasicos os condensadores servem só o arranque para que um enrrolamento do motor seja alterado momentaneamente o que dará direcção de rotação ...etc
abraço
-
- Velha Guarda
desde já obrigado pela explicação sobre o condensador ...windstorm Escreveu:mas então...
abraço
então é assim eu estou a pensar usar este condensador :
3300uf 16v...
para fazer de temporizador no meu carro ...
a ligação seria assim :
a perna maior mais , vai aos 12v que chegam à lampada ...
a perna mais pequena do condensador vai ao menos da lampada...
quando a luz do carro estiver acessa carrega o condensador ...
quando fechar a porta a luz ainda vai permanecer acessa até o condensador descarregar ...
e é esta a duvida e ideia ...
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
se for uma lâmpada de filamento, o tempo será muito curto, para o que pretende.
Se for iluminação Led, já dá para algum tempo em condições como as luzes de cortesia, de alguns carros.
Para uma próxima "consulta" neste forum, sejam explícitos logo no principio e não tenham vergonha de colocar logo o problema, para não termos que ser nós a tirar as dúvidas a saca rolhas...
Se for iluminação Led, já dá para algum tempo em condições como as luzes de cortesia, de alguns carros.
Para uma próxima "consulta" neste forum, sejam explícitos logo no principio e não tenham vergonha de colocar logo o problema, para não termos que ser nós a tirar as dúvidas a saca rolhas...
sim é verdade...nelmindo Escreveu:se for uma lâmpada de filamento, o tempo será muito curto, para o que pretende.
eu aconselharia tal como foi dito a usares uma lampada de leds e um condensador de 16v e uns 10000uf ou um grupo de dois ou três dessas capaçidade em paralelo...aí sim ficas farantido uns bons segundos
-
- Velha Guarda
- Registado: 10 ago 2009, 10:15
- Enviou: 16 vezes
- Agradecimento recebido: 39 vezes
Boa noite.
Se a função que pretendes do condensador é essa, não acredito que vás conseguir o efeito desejado.
Primeiro, porque precisarias de uma carga substancial, dependendo do tipo de lâmpada como disse o nelmindo.
Segundo, porque a descarga do condensador não é linear (não é uma recta).
Aconselho-te a procurares no google por "courtesy light extender"...existem muitos circuitos para realizar o que pretendes.
Se a função que pretendes do condensador é essa, não acredito que vás conseguir o efeito desejado.
Primeiro, porque precisarias de uma carga substancial, dependendo do tipo de lâmpada como disse o nelmindo.
Segundo, porque a descarga do condensador não é linear (não é uma recta).
Aconselho-te a procurares no google por "courtesy light extender"...existem muitos circuitos para realizar o que pretendes.
-
- Velha Guarda
como disse já percebi o funcionamento do condensador ...
essa era a minha preocupação ...
os medos já foram dissipados ...
quando acabar o trabalho coloco aqui o resultado seja este bom ou mau ...
pois é para isso que serve também este exelente forum ,
obrigados a todos amigos ,
essa era a minha preocupação ...
os medos já foram dissipados ...
quando acabar o trabalho coloco aqui o resultado seja este bom ou mau ...
pois é para isso que serve também este exelente forum ,
obrigados a todos amigos ,
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Agradecimento recebido: 13 vezes
são os medos.......
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
medo ?jaimereis Escreveu:são os medos.......
na !!!!!!!!!!!!!!!!!!
mal de quem vem para aqui com medos ...
estamos aqui para trocarmos conhecimento...
claro , que há uns que dão mais que outros derivado ao seu elevado grau de conhecimento ...
mas estou convencido que quem se regista neste mundo - forum esta bem apercebido disso mesmo ...
mais ... quando não se quer ajudar não se responde ... evitando respostas futeis que por vezes dão margem a situações lamentaveis ...
se tivermos isto em mente nunca vamos ter medos , mais , nunca havera lugar para medos ...
ainda não fui as compras para colocar aqui o resultado ...
-
- Velha Guarda
como posso verificar se um condensador tá bom ou não ?
podem-me por favor dar algumas dicas ?
obrigados
obrigados
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
Com o simples método de medição de resistências usando um ohmímetro, no campo dos 2kohm, dá para despistar alguns problemas, tais como em curto (dieléctrico perfurado) ou valores infinitos (placas desconectadas dos condutores de ligação). Se suspeita da capacidade, nada melhor que um "capacímetro")quero aprender Escreveu:como posso verificar se um condensador tá bom ou não ?
obrigados
Com os terminais do condensador encostados um, no outro, como se estivesse a fazer um curto-cicruito. Com o ohmímetro na posição 2kohm, coloque cada uma das pontas de prova, em cada um dos terminais (pode usar as mãos para efectuar o contacto). Depois desfaça o "curto-circuito" e observe o ecran/ponteiro do ohmímetro.
-Se mantiver em zero ou muito próximo disso, o condensador está em curto.
-Se começar a subir lentamente/rapidamente (dependendo da capacidade do condensador) o condensador está a funcionar (porque está a carregar). Nos condensadores de muito baixa capacidade, a variação é muito rápida. Aumentar o campo de medida, antes de tirar conclusões, para observar a variação crescente.
-Se apresenta valor infinito instantaneamente, o condensador tem as suas armaduras danificadas e sem continuidade com os condutores. Neste ponto nos analógicos, a subida pode ser difícil de detectar. Então deve-se aumentar o campo de medida, de modo a observar o ponteiro a subir lentamente, significando que o condensador está a carregar.
Este método é válido mesmo para os electrolíticos. Deve-se respeitar a polaridade das pontas de prova.
Mas como disse, estes métodos de despistagem, são superficiais.
Nada melhor do que um capacimetro.
-
- Velha Guarda
bem as minhas sinceras desculpas por ter faltado há minha palavra , e não ter postado aqui o resultado ...rainbow Escreveu:Boa noite.
Já experimentaste aquilo que querias? E qual foi o resultado?
por favor aceitem as minhas desculpas ...
o resultado num corsa b foi um sucesso ...
5......mil estrelinhas ...
já bomba há dias .... lindo !!!
mas vou colocar outro condensador ...
com estes dois que tinha cá em casa 3300 uf 16v em paralelo já funciona que até pareçe que é de serie ...
mas vou colocar um condensador ( um unico ) mais potente , para ficar os 5 segundos como se a porta tivessa aberta ...
ah pois é ...
a minha duvida do condensador agora , tem haver com uma bomba de agua que fui ver ...
fiquei com duvida no condensador peguei numa chave de fendas e tentei ver se ele fazia patanisca ...
não fez ...
o receio era levar com aquela merda no focinho ...
mas fiquei com a duvida no condensador , mas a bomba estava mesmo queimada ...