Grande dúvida sobre Instalação de Radiador Seca Toalhas

Responder
JMSM_2011
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jun 2011, 20:32

Grande dúvida sobre Instalação de Radiador Seca Toalhas

Mensagem por JMSM_2011 »

Bom dia,

Dirijo-me a este fórum para descalçar uma bota, salvo seja...

Adquiri um Radiador Seca-Toalhas que decidi colocar, não numa casa de banho mas, numa lavandaria interior pequena (ou seja, não tem uma janela, apenas uma zona de circulação de ar).
Contudo, não pretendo que seja ligado diretamente à rede elétrica, mas sim através de uma tomada.
O que acontece é que comprei este modelo (numa boa promoção online) que não tem ficha e não me apercebi que a ligação a uma ficha pudesse ser tão complicada.

O cabo elétrico do Seca-Toalhas tem 3 fios:
-azul (neutro?)
-castanho (fase?)
-preto (tem um autocolante a dizer que é o piloto)

Como fazer para conectar uma ficha a este cabo, para poder ligar/desligar da tomada?
Existe equivalente para o fio terra? Como fazer corresponder às cores normais dos cabos elétricos - azul (neutro), preto ou castanho (fase) e verde-amarelo (terra)?
Ligando uma ficha torna a sua utilização mais perigosa, uma vez que não vem com essa possibilidade de origem?

Atenciosamente,
Joana
LUIS DANIEL DIAS
Curioso
Curioso
Registado: 16 abr 2009, 19:54
Been thanked: 1 time

Re: Grande dúvida sobre Instalação de Radiador Seca Toalhas

Mensagem por LUIS DANIEL DIAS »

Olá Joana

Basta comprar uma ficha tipo Schuko, ou pede ajuda a um técnico e assim terás a certeza de que o equipamento seja ligado com toda a segurança
JMSM_2011
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jun 2011, 20:32

Mensagem por JMSM_2011 »

Boas,

Sim, eu já comprei uma ficha schuko macho, mas o problema é que eu não sei como fazer corresponder os fios.
Nem eu nem a pessoa que irá fazer a instalação.
Como ligar os fios que descrevo a uma ficha shuko com ligação para fio terra? Se os fios são: um cinzento, um castanho e um piloto(preto) como fazer?
Qual o neutro, qual a fase e qual o terra?

Obrigado.
Joana
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

O seca-toalhas é eléctrico ou hidráulico?
Normalmente, os eléctricos vem equipados de fábrica com uma ficha para ligar à tomada.
Se calhar, seria conviniente colocar aqui umas fotos do equipamento, para se poder avaliar melhor.
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

curiosamente já apliquei dezenas desses aquecedores e pelo que me lembro tambem vinham sem ficha....

sei que comprei fichas para frigorifico em esquadria para evitar que fossem ligadas ao contrario porque as tomadas das casas de banho possuem tampa etc...

vou ver se passo nessa obra para ter a certeza de como fiz porque já lá vão dois anos....no entanto tenho quase a certeza que o fio pilote ficou sem efeito porque pelo que medi, não estava ligado á parte metalica do aquecedor.....logo sem terra.....bizarro

mas podes ligar apenas o azul e o castanho e tenta respeitar as o positivo/ negativo.....sem estress
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
windstorm Escreveu: vou ver se passo nessa obra para ter a certeza de como fiz porque já lá vão dois anos....no entanto tenho quase a certeza que o fio pilote ficou sem efeito porque pelo que medi, não estava ligado á parte metalica do aquecedor.....logo sem terra.....bizarro
Possivelmente classe II ?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jomc
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 09 out 2010, 10:58

Mensagem por jomc »

corrente alternada nao necessita respeitar positivo nem negativo,pois nao existe, exclua o condutor para o piloto e vai ver k funciona
windstorm
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 27 out 2009, 22:01
Contacto:

Mensagem por windstorm »

jomc Escreveu:corrente alternada nao necessita respeitar positivo nem negativo,pois nao existe, exclua o condutor para o piloto e vai ver k funciona
não concordo.....

isso é básico para quem tem aparelhos já com ficha incluida....aí sim é indiferente......

agora imagine fazer isso numa placa de indução bifasica, num forno trifasico com neutro etc....

qualquer aparelho que não possua ficha e que deve ser ligado de forma permanente, deve seguir as normas e codigos de ligação....não acha que se fosse assim tão irrelevante a ligaçao o aparelho já não traria ficha? :?

e não me parece muito profissional estar a dar conselhos desses a quem apenas não quer fazer asneiras..
abraço
Responder

Voltar para “Dúvidas”