dúvida
dúvida
Boa noite amigos, eu como ja não faço instalações na área da construção civil à muitos anos, estou um pouco desactualizado,estou mais na área da indústria, gostava só de saber numa remodelação de uma moradia antiga, onde o contador está dentro de casa, eu quero o pôr cá fora, juntamente com a portinhola e se calhar o ited, isto se houver projecto, sou obrigado a pedir certificação à certiel ou basta falar com a edp para fazer só a troca? já agora mais uma questão se a entrada for aérea, como é o caso sou obrigado a deixar tubagem para subterrania? obrigado
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: dúvida
Basta efectuar o pedido à EDP (eles até agradecem e não cobram nada). No entanto recomenda-se entregar esse trabalho a profissionais e só depois fazer o pedido.
obrigado pela ajuda, eu como técnico responsável tenho como obrigação saber fazer o trabalho, so tinha dúvida se era preciso pedir certificação à certiel, gosto deste forum pois aqui as pessoas ajudam se mutuamente, eu agradeço a sua ajuda, e sempre que precisar espero contar convosco como o inverso, um abraço e obrigado
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 22 jul 2010, 15:49
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
tens que comunicar o corte de selo e o prazo de execução, fazes o trabalho, ligas tudo, se fôr aereo não necessitas de deixar ligação enterrada
depois do trabalho feito comunicas para se proceder a nova selagem
mas......mas......mas.....depende de zona para zona, infelizmente os procedimentos da EDP não são iguais para todo o país, depende do director ou chefe de zona sejá lá como se chamam
telefona sempre primeiro para eles, se não existir alteração de potencia contratada não carece de CERTIEL
depois do trabalho feito comunicas para se proceder a nova selagem
mas......mas......mas.....depende de zona para zona, infelizmente os procedimentos da EDP não são iguais para todo o país, depende do director ou chefe de zona sejá lá como se chamam
telefona sempre primeiro para eles, se não existir alteração de potencia contratada não carece de CERTIEL
Jaime Reis
boas tardes amigos, no que toca a cortar o selo eu não me meto nisso, existem muitas pessoas que fazem isso na boa, mas eu gosto de jogar pelo seguro eu referia me a colocar a portinhola e a caixa de contador, preparar tudo e só depois falar com a edp e fazer a troca. Já agora só mais uma questão, eu já tenho que ter o sitio onde vai ficar o diferencial da edp no sitio, ou poderá ficar nun quadro obras e posteriormente passa-lo para o sitio definitivo?obrigado
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
são eles(edp) que te dizem para cortar o selo e fazeres as ligações necessárias( dentro das regras, é claro), houve uma vez que pediram a leitura actual, mas geralmente não pedem
depois telefonas a dizer que está tudo pronto, combinas uma hora eles vão lá, se tudo estiver bem eles selam tudo(contador e limitador de potencia), e botam uma fechadura na portinhola
se forem do contra e quiserem chatear porque implicaram com qualquer coisa, dão-te um papelinho, tipo check-list com as anomalias para corrigires e pedires certificação
depois das correcções e do papel da CERTIEL com aprovação , vais á EDP e pedes selagem
em caso de azar está descansado que eles não cortam a energia, só ao fim de 60 dias
depois telefonas a dizer que está tudo pronto, combinas uma hora eles vão lá, se tudo estiver bem eles selam tudo(contador e limitador de potencia), e botam uma fechadura na portinhola
se forem do contra e quiserem chatear porque implicaram com qualquer coisa, dão-te um papelinho, tipo check-list com as anomalias para corrigires e pedires certificação
depois das correcções e do papel da CERTIEL com aprovação , vais á EDP e pedes selagem
em caso de azar está descansado que eles não cortam a energia, só ao fim de 60 dias
Jaime Reis