Amigos,
gostaria q me ajudassem se fosse possível. Sou absolutamente leigo nesta matéria.
Tenho uma bomba no meu poço que acabei por ceder tb a um vizinho meu. A bomba de água tem 0.5HP.
Alguém me consegue dizer qual o gasto em kw/hora.
Desde já os meus agradecimentos.
abraços a todos.
GASTO DE ENERGIA
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: GASTO DE ENERGIA
Boas
Na real só medindo, dado que o motor pode não gastar toda a potencia disponível ao veio.
Cump.
Mário
Teorico é 0,372Kw/h.tripeirix Escreveu:Amigos,
gostaria q me ajudassem se fosse possível. Sou absolutamente leigo nesta matéria.
Tenho uma bomba no meu poço que acabei por ceder tb a um vizinho meu. A bomba de água tem 0.5HP.
abraços a todos.
Na real só medindo, dado que o motor pode não gastar toda a potencia disponível ao veio.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Normalmente a potência que está na chapa de caracteristicas do motor eléctrico, é a potência útil (potência no veio). Para saberes a potência absorvida, terás de adicionar todas as perdas no estator e no rotor, o que implica saber qual o seu rendimento que também está na chapa de caracteristicas.
Assim sendo a Pa=Pu/(n)=(0,5*0,745)/(0,8)=0,465 kW
Supondo que a bomba trabalha 8 horas/dia, terás um consumo diário de 0,465 kW*8h=3,725 kWh/dia.
Espero ter-te ajudado.
Um abraço
Joao
Assim sendo a Pa=Pu/(n)=(0,5*0,745)/(0,8)=0,465 kW
Supondo que a bomba trabalha 8 horas/dia, terás um consumo diário de 0,465 kW*8h=3,725 kWh/dia.
Espero ter-te ajudado.
Um abraço
Joao
Mário Escreveu:BoasTeorico é 0,372Kw/h.tripeirix Escreveu:Amigos,
abraços a todos.
Cump.
Mário
Obrigado a todos pelas informações prestadas. Assim tenho forma de saber o custo repartido de electricidade com o vizinho,sem o estar a prejudicar. Já agora aproveito para colocar uma derradeira questão:
haverá forma de colocar um contador da electricidade gasta, apenas para o circuito da bomba de água?
Se sim, qual a melhor marca e onde o posso adquirir.
Mais uma vez,um bem haja a todos e mt obrigado.
haverá forma de colocar um contador da electricidade gasta, apenas para o circuito da bomba de água?
Se sim, qual a melhor marca e onde o posso adquirir.
Mais uma vez,um bem haja a todos e mt obrigado.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Há uns pequenos controladores que dão para fazer isso. Pergunta nos armazenistas de material eléctrico.
Cump.
Mário
Há uns pequenos controladores que dão para fazer isso. Pergunta nos armazenistas de material eléctrico.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."