GASTO DE ENERGIA

Responder
tripeirix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 nov 2008, 23:11

GASTO DE ENERGIA

Mensagem por tripeirix »

Amigos,
gostaria q me ajudassem se fosse possível. Sou absolutamente leigo nesta matéria.
Tenho uma bomba no meu poço que acabei por ceder tb a um vizinho meu. A bomba de água tem 0.5HP.
Alguém me consegue dizer qual o gasto em kw/hora.
Desde já os meus agradecimentos.
abraços a todos.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: GASTO DE ENERGIA

Mensagem por Mário »

Boas
tripeirix Escreveu:Amigos,
gostaria q me ajudassem se fosse possível. Sou absolutamente leigo nesta matéria.
Tenho uma bomba no meu poço que acabei por ceder tb a um vizinho meu. A bomba de água tem 0.5HP.
abraços a todos.
Teorico é 0,372Kw/h.
Na real só medindo, dado que o motor pode não gastar toda a potencia disponível ao veio.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Been thanked: 17 times

Mensagem por parreirajoao »

Normalmente a potência que está na chapa de caracteristicas do motor eléctrico, é a potência útil (potência no veio). Para saberes a potência absorvida, terás de adicionar todas as perdas no estator e no rotor, o que implica saber qual o seu rendimento que também está na chapa de caracteristicas.

Assim sendo a Pa=Pu/(n)=(0,5*0,745)/(0,8)=0,465 kW

Supondo que a bomba trabalha 8 horas/dia, terás um consumo diário de 0,465 kW*8h=3,725 kWh/dia.

Espero ter-te ajudado.

Um abraço

Joao

Mário Escreveu:Boas
tripeirix Escreveu:Amigos,
abraços a todos.
Teorico é 0,372Kw/h.
Na real só medindo, dado que o motor pode não gastar toda a potencia disponível ao veio.

Cump.
Mário
tripeirix
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 19 nov 2008, 23:11

Mensagem por tripeirix »

Obrigado a todos pelas informações prestadas. Assim tenho forma de saber o custo repartido de electricidade com o vizinho,sem o estar a prejudicar. Já agora aproveito para colocar uma derradeira questão:

haverá forma de colocar um contador da electricidade gasta, apenas para o circuito da bomba de água?
Se sim, qual a melhor marca e onde o posso adquirir.

Mais uma vez,um bem haja a todos e mt obrigado.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Há uns pequenos controladores que dão para fazer isso. Pergunta nos armazenistas de material eléctrico.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Tabelas”