Metodo de instalação de Tubo VD

Responder
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Metodo de instalação de Tubo VD

Mensagem por Rocha_28359 »

Muito boa tarde,

Mais uma vez venho solicitar a vossa ajuda tecnica.

Numa obra que estou acompanhar o empreiteiro instalou tubo VD fixo a parede por braçadeiras e não colocou nenhuma curva, simplesmente colocou tubo VD nos troços rectos. A minha questão é o seguinte, existe alguma regra que diga que so se mete tubo VD nos troços rectos.

O empreiteiro informou que era assim que se fazia.

Dentro do tubo passa um cabo XV.

Cumprimentos
Pedro Rocha
Cumprimentos
Rocha
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Been thanked: 14 times

Re: Metodo de instalação de Tubo VD

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Podem ser instaladas curvas apesar de dificultar a instalação no acto da passagem do cabo, especialmente se as mesmas não forem bem-feitas. Nada obriga a sua instalação, só se o cliente assim o desejar. Mas a meu ver uma instalação á vista fica mais feia, porque o pessoal faz 20 curvas e consegue nas 20 não fazer nenhuma igual á anterior. A instalação do tubo VD veio para facilitar o trabalho, porque antigamente fazia-se cabo á vista com abraçadeiras de encosto, de 25 cm em 25 cm e agora com o tubo VD põe-se uma abraçadeira de 50cm em 50cm e o cabo não necessita de ser esticado e trabalhado.

Cump.

Mário Lopes
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Mas que grande acompanhamento de obra!!!
Cpts.
Energy
toutakiapolos
Curioso
Curioso
Registado: 21 nov 2008, 14:38

Mensagem por toutakiapolos »

Já existem curvas feitas para o tubo VD, legalmente não é obrigatório coloca-las, e a obra sempre fica mais cara,a não ser que o cliente assim o deseje.
Angelo Vassalo
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Mensagem por amfys »

Numa obra como deve-ser fazem-se as curvas nos tubos. Para ficarem iguais usem moldes.
Nas tubagens de maior secção usem curvas.
E nas canalizações de instalações de segurança usem cabo fixo com braçadeiras metálicas específicas para o efeito.
Última edição por amfys em 17 jun 2011, 22:16, editado 1 vez no total.
bi0nicle
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 09 mar 2011, 14:49

Mensagem por bi0nicle »

Eu nunca utilizei tubo VD com curvas, apesar de compreender a vantagem, acho que só iria atrasar o desenvolvimento da obra em si, sem contar que torna o orçamento ligeiramente mais caro.

Agora se o cliente solicitar, então que seja :lol:
Nuno Madeira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 14 ago 2009, 16:53

Mensagem por Nuno Madeira »

Bom dia,

O tubo tem como finalidade a protecção mecânica do cabo, por isso será conveniente utilizar curvas...
Rocha_28359
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 19 abr 2010, 10:32
Been thanked: 2 times

Mensagem por Rocha_28359 »

Nuno Madeira Escreveu:Bom dia,

O tubo tem como finalidade a protecção mecânica do cabo, por isso será conveniente utilizar curvas...
Muito bom dia;

Concordo plenamente consigo. No meu ponto de vista, o tubo VD serve com protecção mecânica do cabo por isso mesmo, o tubo VD deve ser instalado com as curvas correspondentes.

A minha questão surgiu quando solicitei a pessoa que estava a executar a obra a instalação das curvas e o mesmo disse-me que não era necessário e quando deu o orçamento tinha dado o mesmo sem curvas.

Tentei procurar nas RTIEBT algum artigo que obriga-se a instalar as curvas em tubo VD e nada o obriga, por isso mesmo é que coloquei este post.

Cumprimentos
Rocha
Cumprimentos
Rocha
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

Não é obrigatório colocar curvas, quando a instalação é fixa, à vista e constituída por cabo rígido...
Tudo o resto que lá se coloque, é para facilitar o trabalho. Uma coisa é fixar o cabo por meio de abraçadeiras, outra é usar tubo para fazer esse trabalho. Nada impede de não usar curvas nestes casos. O trabalho é menor e por vezes fica até com melhos aspecto do que a ramada de abraçadeiras em alguns casos.

Agora se a instalação é fixa, à vista e constituída por tubo, o caso muda de figura, além de ser obrigatório manter a continuidade do tubo em todo o percurso, obriga a usar os acessórios correspondente: curvas, emendas e respectivos bucins para o tubo (e não para o cabo)...
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Concordo, quando a utilização do cabo não recomendo o uso de curvas, quando a instalação a fio V é obrigatório o uso das mesmas. No Ited é sempre obrigatório. As curvas de conpra nem sempre se conseguem instalar, devido a isso eu especificar no post acima que em caso da instalação ser á vista fica melhor sem curvas.

Cump.

Mário Lopes
jomc
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 09 out 2010, 10:58

Mensagem por jomc »

eu pessoalmente faço sempre as curvas , meto uma mola dentro do tubo ,aqueço um pouco o tubo com o insuflador e as curvas ficam sempre 5*****.
Responder

Voltar para “Projetos Elétricos”