bom dia a todos,
venho pedir ajuda para a eventual solução do seguinte problema:
tenho um gerador diesel de 132kw, este está de prevenção à falta de rede, acontece que quando esta falta, a máquina arranca normalmente, mas cai logo que o inversor transfere a carga.
a carga está muito abaixo da capacidade da máquina, sendo de cerca de 30 kw embora haja sempre um pico de arranque como sabemos. no entanto se deslastrar umas quantas cargas e as ligar faseadamente, a máquina mantên-se a trabalhar dentro do normal; estou mais inclinado para problema de alteração de algum parametro que sai fora daquilo para que está regulada, e desliga a máquina por protecção, porém, todas as dicas serão bem vindas.
obrigado a todos.
MS.
Problema com gerador elctrogenio.
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Re: Problema com gerador elctrogenio.
Como é que está o filtro do combustivel ou o regulador automático de velocidade do motor?
É que se o motor baixar muito a rotação quando lhe cair a carga em cima, a intensidade sobe muito e poderá disparar a protecção, ou então tens problemas na protecção.
É que se o motor baixar muito a rotação quando lhe cair a carga em cima, a intensidade sobe muito e poderá disparar a protecção, ou então tens problemas na protecção.
-
- Curioso
- Registado: 20 out 2009, 21:48
boas
O problema pode estar que o gerador nao permita essa entrada de carga de uma só vez.
e que tal aumento de carga possa fazer com quem a velocidade do motor diminui-a de tal forma que as protecções de frequência actuem.
O problema pode estar que o gerador nao permita essa entrada de carga de uma só vez.
e que tal aumento de carga possa fazer com quem a velocidade do motor diminui-a de tal forma que as protecções de frequência actuem.
Nuno Gonçalves
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 04 abr 2010, 01:41
- Has thanked: 10 times
- Been thanked: 34 times
Boas.
Do meu ponto de vista o colega Masi, que levantou o problema, já respondeu.
"...a carga está muito abaixo da capacidade da máquina, sendo de cerca de 30 kw embora haja sempre um pico de arranque como sabemos. no entanto se deslastrar umas quantas cargas e as ligar faseadamente, a máquina mantên-se a trabalhar dentro do normal; estou mais inclinado para problema de alteração de algum parametro que sai fora daquilo para que está regulada, e desliga a máquina por protecção, porém, todas as dicas serão bem vindas..."
Do meu ponto de vista o colega Masi, que levantou o problema, já respondeu.
"...a carga está muito abaixo da capacidade da máquina, sendo de cerca de 30 kw embora haja sempre um pico de arranque como sabemos. no entanto se deslastrar umas quantas cargas e as ligar faseadamente, a máquina mantên-se a trabalhar dentro do normal; estou mais inclinado para problema de alteração de algum parametro que sai fora daquilo para que está regulada, e desliga a máquina por protecção, porém, todas as dicas serão bem vindas..."
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Já se deu vários palpites, mas ainda o colega MASI não explicou bem se é o motor do gerador que cai muito na rotação ou se é apenas a protecção que desliga o gerador e isso é importante para se fazer um diagnóstico.
Caro colega,
Antes de mais, obrigado pela resposta.
De facto eu precipitei-me um pouco no pedido de ajuda, e compreendo que mesmo aqueles que entendem muito de determinada matéria, terão sempre dificuldade em ajudar, se os sintomas não forem bem explicitos e detalhados, para se descartar hipoteses.
vou ter de fazer mais testes com vagar, porque estes trabalhos requerem tempo, e actualmente não disponho de muito , livre.
ps: este forum,é excelente tal como outros de outras áres, mas temos de ter o cuidado de expor os casos com clareza para evitar muitas respostas com perguntas, por mais boa vontade que haja em ajudar.
logo que tenha dados exponho.
obrigado a todos os que disponibilizam açlgum do seu tempo a ajudar os outros com os seus conhecimentos, sem cobrar algo; eu farei o mesmo, sempre que tenha a certeza de vou ajudar alguem.
pinto
Antes de mais, obrigado pela resposta.
De facto eu precipitei-me um pouco no pedido de ajuda, e compreendo que mesmo aqueles que entendem muito de determinada matéria, terão sempre dificuldade em ajudar, se os sintomas não forem bem explicitos e detalhados, para se descartar hipoteses.
vou ter de fazer mais testes com vagar, porque estes trabalhos requerem tempo, e actualmente não disponho de muito , livre.
ps: este forum,é excelente tal como outros de outras áres, mas temos de ter o cuidado de expor os casos com clareza para evitar muitas respostas com perguntas, por mais boa vontade que haja em ajudar.
logo que tenha dados exponho.
obrigado a todos os que disponibilizam açlgum do seu tempo a ajudar os outros com os seus conhecimentos, sem cobrar algo; eu farei o mesmo, sempre que tenha a certeza de vou ajudar alguem.
pinto
Faça a medição da Corrente do Terra de protecção.
Se estiver muito alta, redistribui as cargas de modo a ficarem equilibradas.
Após isso meça de novo a corrente do Terra de protecção. Caso ainda persistir uma corrente alta, revisa a instalação de terra.
Se melhorares o terra de serviço, essa corrente deverá baixar.
Caso ainda o problema persistir, verifique os parametros de Tensão do gerador. Sobretensões e/ou subtensões, que são a provável causa da queda do gerador.
Abraço.
Se estiver muito alta, redistribui as cargas de modo a ficarem equilibradas.
Após isso meça de novo a corrente do Terra de protecção. Caso ainda persistir uma corrente alta, revisa a instalação de terra.
Se melhorares o terra de serviço, essa corrente deverá baixar.
Caso ainda o problema persistir, verifique os parametros de Tensão do gerador. Sobretensões e/ou subtensões, que são a provável causa da queda do gerador.
Abraço.