Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por ohmico »

Boas,

não começam a achar estranho que apareçam por aqui, com alguma frequência, a por em dúvida os projectos que têm que pôr em práctica?

Será que os projectistas são assim tão maus? Ou será que alguém está a querer extravasar as suas competências?

Em minha opinião, no caso presente, não há dúvida que um circuito de tomadas monofásico, protegido por disjuntor de 16A, a alimentar três tomadas que se podem colocar fora de serviço por corte de interruptor, não tem nada de anormal, desde que como já disse antes, o interruptor esteja correctamente dimensionado. não há aqui lugar a qualquer discussão sobre a repartição do Neutro e da Terra.

De qualquer modo, continuam a ser pouco claros os textos que apresentam expondo os problemas.

ohmico


psyco
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 07 mai 2008, 00:57
Localização: Guimarães

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por psyco »

jaimereis Escreveu:faz o desenho, assim é mais fácil


....não é preciso ser a cores.....
Boas tarde,

em anexos seguem os esquemas do que me refiro.
Anexos
Tomadas.pdf
(95.13 KiB) Transferido 109 vezes
QP1.pdf
(149.18 KiB) Transferido 121 vezes
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1401
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

É impressão minha ou o projecto está uma grande ..... ? :D
Não percebo uma coisa...o projectista é pago "ao sinalizador"? LOL
E um diferencial de 25 A para aqueles circuitos todos? Se mais coubessem....
Não percebo o porquê de querer cortar os circuitos individualmente. Este projecto é para onde? Que tipo de instalação?
E colega ohmico....não se trata de pôr em causa os projetistas...trata-se de alertar para o facto de haver pessoas a fazer projectos que parece que não o sabem fazer.
psyco
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 07 mai 2008, 00:57
Localização: Guimarães

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por psyco »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

É impressão minha ou o projecto está uma grande ..... ? :D
Não percebo uma coisa...o projectista é pago "ao sinalizador"? LOL
E um diferencial de 25 A para aqueles circuitos todos? Se mais coubessem....
Não percebo o porquê de querer cortar os circuitos individualmente. Este projecto é para onde? Que tipo de instalação?
E colega ohmico....não se trata de pôr em causa os projetistas...trata-se de alertar para o facto de haver pessoas a fazer projectos que parece que não o sabem fazer.
Essa do sinalizador esta boa, mas ai pode-se colucar um interruptore com sinalização, assim evita-se 2 modulos.
Este projecto é para uma escola primaria.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por jaimereis »

na minha opinião existem demasiados disjuntores para tão poucos diferenciais

tenta colocar seis disjuntores por cada diferencial, e o das tomadas devia de ser de 40A


quanto ao cabo, penso que seja por razões economicas, mas acho que não tem problema, desde que o neutro esteja devidamente protegido.
Jaime Reis
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5385
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por nelmindo »

jaimereis Escreveu:na minha opinião existem demasiados disjuntores para tão poucos diferenciais

tenta colocar seis disjuntores por cada diferencial, e o das tomadas devia de ser de 40A


quanto ao cabo, penso que seja por razões economicas, mas acho que não tem problema, desde que o neutro esteja devidamente protegido.
Acho que nem razões económicas aqui está em causa. Pela quantidade de sinalizadores e interruptores que este quadro tem, isto parece mais um sinóptico de uma unidade fabril automatizada. E nem estou a pensar no quadro, que mais parece uma parede de módulos. Ou é de mim ou tem mais de 100 módulos, para uma escola com meia dúzia de salas? E pelo aspecto, deve ser outro quadro igual, para a iluminação.

Resumindo, bem se vê que o dinheiro não sai dos bolsos do projectista... Não há ninguém que chame à responsabilidade dos gastos do parque escolar?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2011
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Localização: Almada/Charneca da Caparica
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por jaimereis »

pois, parece que sim

mas, nem sempre é capricho do projectista, eu por acaso já fiz uma clinica (obra, não o projecto), e , as exijencias da Direcção Geral de Saude eram tão absurdas, que por vezes dava vomito, no sector da Educação não deve ser muito diferente, os fiscais , mais valia dizeram que não vale a pena sequer abrir as portas

e falam eles de dinamizar a economia, e da iniciativa privada....


dá-lhe Falancio!!

titittiritiritittiriritirit......é só caprichos, é só caprichos , contra a reacção!!!
Jaime Reis
psyco
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 07 mai 2008, 00:57
Localização: Guimarães

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por psyco »

Boas,
hoje liguei para a certiel e disseram que esta situação nao era possivel, teria que se usar um dijuntor 3x16A ou usar cabos diferentes á saida dos interruptores
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1401
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Tens a certeza que eles perceberam bem a questão?
Isso que está no projecto é algo semelhante a teres um interruptor de parede a controlar a tomada.
psyco
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 07 mai 2008, 00:57
Localização: Guimarães

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por psyco »

sim eu coloquei bem a questao, e na minha opniao tb nao é possivel, porque causa do cabo, senao tinha que se fazer a derivação do neutro nas tomadas e teri que ser colocado um derivador para as restantes fases
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1401
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

E qual foi a justificação que a Certiel deu?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por ohmico »

psyco Escreveu:sim eu coloquei bem a questao, e na minha opniao tb nao é possivel, porque causa do cabo, senao tinha que se fazer a derivação do neutro nas tomadas e teri que ser colocado um derivador para as restantes fases

Boas,

parece-me que o "rainbow" deve ter razão, a questão deve estar a ser tão bem explicada como a explica aqui no forum.

Se não se importar esclareça p.f. o que quer dizer com:
"senao tinha que se fazer a derivação do neutro nas tomadas e teri que ser colocado um derivador para as restantes fases"
não pode fazer um desenho?

Relativamente aos comentários ao projecto:
Já agora..., o projecto não foi aprovado?
Por acaso, se está tanto em desacordo com o projecto, já tentou saber se o que está projectado não está de acordo com exigências do cliente?
Isto de se andar a comentar a qualidade dos projectos, sem estar dentro do que foi negociado com o cliente, é um bocado abusivo e falta de ética.
Para além disso ainda não vi aqui qualquer critica relativa a erros no projecto, só foi questionada a filosofia.

ohmico
psyco
Curioso
Curioso
Mensagens: 43
Registado: 07 mai 2008, 00:57
Localização: Guimarães

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por psyco »

é assim eu so coloquei a questao, a minha intençao nao foi a de criticar o projecto ou o projectista mas sim tentar que alguem me responde-se a minha questao, mas pelos vistos criei aqui uma grande confusao.

Pensava que o forum servia para colocar questoes, mas pelos vistos enganei me
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1401
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por rainbow »

Boa noite.

Mas colega psyco, podes dizer qual foi a justificação da Certiel?
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1887
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Utilizar o cabo 5G2.5 para circuitos monofasicos

Mensagem por ohmico »

psyco Escreveu:é assim eu so coloquei a questao, a minha intençao nao foi a de criticar o projecto ou o projectista mas sim tentar que alguem me responde-se a minha questao, mas pelos vistos criei aqui uma grande confusao.

Pensava que o forum servia para colocar questoes, mas pelos vistos enganei me
Boas,

só está a criar confusão porque quer, uma vêz que lhe foram pedidos mais esclarecimentos e o meu amigo fez de conta que não entendeu.

De seguida arma-se em Madalena arrependida:Pensava que o forum servia para colocar questoes, mas pelos vistos enganei me

ohmico
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”