ITED - CAIXA DE VISITA

projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Been thanked: 12 times

ITED - CAIXA DE VISITA

Mensagem por projclvm »

Gostava que me esclarecessem se a caixa de visita ITED só é necessária instalar caso não exista nenhuma da rede ITUR (privada/particular).
Cumprimentos.
Antonio Rainho
Curioso
Curioso
Registado: 28 mar 2008, 23:06

Re: ITED - CAIXA DE VISITA

Mensagem por Antonio Rainho »

projclvm Escreveu:Gostava que me esclarecessem se a caixa de visita ITED só é necessária instalar caso não exista nenhuma da rede ITUR (privada/particular).
Cumprimentos.
A CVM é obrigatória segundo o novo Manual ITED 2
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39

Mensagem por projclvm »

Mas se existir uma caixa da rede ITUR ao colocar outra CVM não se irão duplicar-se as caixas?
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times

Mensagem por Varejo »

Boas, a CVM no ITED2 é de construção obrigatória, se no projecto ITUR já tiver uma CVM para esse local, obviamente é lá que vão ligar a tubagem do ITED, se não houver tem de se fazer.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
hacc100
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mai 2011, 11:21

Mensagem por hacc100 »

Varejo Escreveu:Boas, a CVM no ITED2 é de construção obrigatória, se no projecto ITUR já tiver uma CVM para esse local, obviamente é lá que vão ligar a tubagem do ITED, se não houver tem de se fazer.

E qual a dimensão que deve ter a CVM?
HC
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, páginas 32 e 60 do manual ITUR.
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
hacc100
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 23 mai 2011, 11:21

Mensagem por hacc100 »

Varejo Escreveu:Boas, páginas 32 e 60 do manual ITUR.

Obrigado.
HC
Antonio Rainho
Curioso
Curioso

hacc100 Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, a CVM no ITED2 é de construção obrigatória, se no projecto ITUR já tiver uma CVM para esse local, obviamente é lá que vão ligar a tubagem do ITED, se não houver tem de se fazer.

A CVM não tem medidas definidas. (ver ponto 4.2.2.6 da Manual ITED)
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Antonio Rainho Escreveu:
hacc100 Escreveu:

A CVM não tem medidas definidas. (ver ponto 4.2.2.6 da Manual ITED)
Não tem medidas definidas! Claro que tem será de um dos tipos definidos no Manual ITUR: CVR1, CVR2, CVR3, etc.. Estão no Manual as dimensões. As CV's serão escolhidas em função das tubagens necessárias.
A escolha da CVM, onde são ligadas as condutas de acesso do edifício, implica um dimensionamento adequado face às tubagens a instalar.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, se não tem medidas definidas é à vontade do freguês, se numa C1 posso lá colocar tubos de 40Ø faço uma CVM com as medidas de uma C1!! :mrgreen:

Agora mais a sério, o manual ITED não refere medidas das CVM, tem de se ir ao manual ITUR!
António Mesquita
Curioso
Curioso
Registado: 07 jul 2010, 22:58

Mensagem por António Mesquita »

Varejo Escreveu:Boas, se não tem medidas definidas é à vontade do freguês, se numa C1 posso lá colocar tubos de 40Ø faço uma CVM com as medidas de uma C1!! :mrgreen:

Agora mais a sério, o manual ITED não refere medidas das CVM, tem de se ir ao manual ITUR!

boas.
como no manual ITED não estão definidas as medidas da CVM para moradia, o que nos foi aconselhado na formação que frequentei foi utilizar (ou construir no local) caixa com 500 mmx500 mmx 800 mm (esta última como profundidade) - volto a frisar, no entanto, que será para moradias isoladas.

Posso também dizer que tive uma vistoria da ANACOM e coloquei a questão sobre as dimensões acima referidas e transmitiram-me que são perfeitamente aceitáveis.

Cumps
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, no manual não tem medidas de CVM de moradias nem de edifícios, quando se dá referência de CVR1 tem de se cumprir com as medidas, quando colocas caixas de 500x500x800mm de certeza que não dás o nome de CVR1 uma vez que não cumpre com as medidas normalizadas, senão eu metia uma "C1" com medidas de uma I3.

Nas minhas formações também se disse que as medidas das CVM estão no ITUR, e telefonei para a ANACOM e também me disseram que as medidas das CVM estão no manual ITUR.

Off record concordo que uma caixa "CVM" 500x500x800mm seja mais do que suficiente para passar os cabos para uma moradia ou até mesmo um edifício de 6 fracções, porque as derivações nunca se fazem nas CVM, por norma são quase sempre de passagem.
António Mesquita
Curioso
Curioso
Registado: 07 jul 2010, 22:58

Mensagem por António Mesquita »

Varejo Escreveu:Boas, no manual não tem medidas de CVM de moradias nem de edifícios, quando se dá referência de CVR1 tem de se cumprir com as medidas, quando colocas caixas de 500x500x800mm de certeza que não dás o nome de CVR1 uma vez que não cumpre com as medidas normalizadas, senão eu metia uma "C1" com medidas de uma I3.

Nas minhas formações também se disse que as medidas das CVM estão no ITUR, e telefonei para a ANACOM e também me disseram que as medidas das CVM estão no manual ITUR.

Off record concordo que uma caixa "CVM" 500x500x800mm seja mais do que suficiente para passar os cabos para uma moradia ou até mesmo um edifício de 6 fracções, porque as derivações nunca se fazem nas CVM, por norma são quase sempre de passagem.
Boas, amigo (permite que te trate assim) Varejo.
No manual ITED não tem dimensões aconselhadas de CVM para moradias (e estas é que me interessam sobremaneira tendo em conta que será 90% do meu volume de trabalho ITED); quanto a prédios não sei bem se será assim, mas adiante. No entanto, há algo muito importante que importa reter: quando se trata de um projecto ITED não temos que nos reportar ao manual ITUR - tão simples quanto isto. Se é ITED temos que nos reger pelo respectivo manual, se o mesmo é omisso acerca do ponto em questão isso é outra história. Obviamente que se estás a fazer um projecto inserido num loteamento, terás que ter atenção à rede ITUR instalada ou a instalar e verificar as CVM.
Mais: quando refiro as dimensões não tenho problema em afirmar que foram os senhores da ANACOM na presença de várias pessoas que afirmaram que eram dimensões perfeitamente adequadas.
cumps
Antonio Rainho
Curioso
Curioso

António Mesquita Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, no manual não tem medidas de CVM de moradias nem de edifícios, quando se dá referência de CVR1 tem de se cumprir com as medidas, quando colocas caixas de 500x500x800mm de certeza que não dás o nome de CVR1 uma vez que não cumpre com as medidas normalizadas, senão eu metia uma "C1" com medidas de uma I3.

Boas, amigo (permite que te trate assim) Varejo.
No manual ITED não tem dimensões aconselhadas de CVM para moradias (e estas é que me interessam sobremaneira tendo em conta que será 90% do meu volume de trabalho ITED); quanto a prédios não sei bem se será assim, mas adiante. No entanto, há algo muito importante que importa reter: quando se trata de um projecto ITED não temos que nos reportar ao manual ITUR - tão simples quanto isto. Se é ITED temos que nos reger pelo respectivo manual, se o mesmo é omisso acerca do ponto em questão isso é outra história. Obviamente que se estás a fazer um projecto inserido num loteamento, terás que ter atenção à rede ITUR instalada ou a instalar e verificar as CVM.
Mais: quando refiro as dimensões não tenho problema em afirmar que foram os senhores da ANACOM na presença de várias pessoas que afirmaram que eram dimensões perfeitamente adequadas.
cumps

Mantenho o que disse atrás. A CVM no ITED não tem medidas.

500x500x800 pode ser uma CVM.

Boa noite
Varejo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Varejo »

Boas, a ver se é desta que isto fica esclarecido!

FAQ ITED:

16. Quais são as dimensões da CVM?

O Manual ITED não define dimensões mínimas para a CVM. As dimensões deverão ter em conta alguns elementos, nomeadamente, o tipo de câmara escolhida, se é pré-fabricada ou construída no local, se é partilhada por vários edifícios e quais as condicionantes existentes no local. Para a escolha da CVM deverá ter-se em conta o Manual ITUR 1ª edição.

FAQ ITED
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”