MODEM A MARCAR LINHA TELEFONICA

Responder
kapitao
Curioso
Curioso
Registado: 29 jun 2010, 22:46

MODEM A MARCAR LINHA TELEFONICA

Mensagem por kapitao »

Boas tardes
A ver se algum kompanheiro me sabe esclarecer a seguinte questão:

Tenho um modem GSM, e necessito que me faça a emulação da linha tefónica - ou seja, ele vai ser ligado a um dispositivo que se ligado á linha telefónica marca o nr e envia mensagem.
o que eu quero é ligar este modem gsm a mesma saida de linha telefonica e ele se comporte como se fosse a linha telefónica normal, mas funcionando em GSM.
Junto a identificação das entradas/saidas do modem a ver se alguem me konsegue esclarecer quais os pinos a ligar numa ficha RJ11 de 4 contactos.
Desde ja o meu agradecimento
Anexos
Pinout do modem
Pinout do modem
GSM conections.jpg (123.92 KiB) Visto 914 vezes
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Re: MODEM A MARCAR LINHA TELEFONICA

Mensagem por nokPT »

Eu creio que não tens hipótese, Os Modem GSM, por norma, não fazem o que pretendes, este em concreto, tem apenas (e é normal) a saída e entrada p/ o microfone e altifalante, mas de resto é necessário dár-lhe comandos AT (pela porta RS232) p/ ele fazer a ligação (ou aceitar a ligação)
Ricardo Timóteo
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

não é possivel com este equipamento, pode usar é por software e usares o computador como telefone, usando a porta RS232,isso eu sei que é possivel, mas nos portateis novos que não tenham porta RS232 de origem, não sei como se faz

talvez os cabos conversores USB/RS232 permitam
Jaime Reis
kapitao
Curioso
Curioso

Mensagem por kapitao »

Boa noite
Desde já o meu obrigado kompanheiros, pela vossa resposta.
Mas, apesar das respostas ainda não me dou por vencido jejejejeje
So estou a espera de uma ficha DB 15 para poder efectuar uns testes.
Penso que o equipamento onde kero liga-lo (uma central de Alarme) funciona com comandos AT, ou seja quando tem de "passar" algum informe ela quando ligada á linha telefónica faz a marcação e envia a mensagem.
Por experimentar não perco nada... e a ver se konsigo xegar a outra konklusão e poder ajudar outros colegas noutras áreas, este forum serve pra isso mesmo, os konhecimentos de uns e as experiências de outros enriquecem-nos a todos.
Obrigado mais uma vez pelas vossas opiniões, por isso o forum funciona bem, existe ajuda
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Mensagem por nokPT »

kapitao Escreveu:Boa noite
Desde já o meu obrigado kompanheiros, pela vossa resposta.
Mas, apesar das respostas ainda não me dou por vencido jejejejeje
So estou a espera de uma ficha DB 15 para poder efectuar uns testes.
Penso que o equipamento onde kero liga-lo (uma central de Alarme) funciona com comandos AT, ou seja quando tem de "passar" algum informe ela quando ligada á linha telefónica faz a marcação e envia a mensagem.
Por experimentar não perco nada... e a ver se konsigo xegar a outra konklusão e poder ajudar outros colegas noutras áreas, este forum serve pra isso mesmo, os konhecimentos de uns e as experiências de outros enriquecem-nos a todos.
Obrigado mais uma vez pelas vossas opiniões, por isso o forum funciona bem, existe ajuda
Em primeiro lugar, meu caro, ou escreves português como deve ser ou fiKas a falar sozinho, ao escreves da maneira que escreves, a malta demora muito mais tempo a ler e a tentar perceber o post.

Há centrais que têm um modelador, p/ linha analógica, quando ligados a uma linha analógica (e devidamente programados), marcam o nº de telefone (em MF) e depois passam uma mensagem gravada (não têm nada a ver com comandos AT).

O modem GSM que tens, funciona com comandos AT, experimenta ligar ao computador e arrancar o Hyperterminal (ou outro equivalente), depois tens que mandar os comandos AT
(já há algum tempo que não uso comandos AT e estou a escrever de cor, mas será qualquer coisa como isto)
1º (ou quase em qualquer altura) escreves AT -> o Modem responde o estado dele (por exemplo READY)
2º tens que te autenticar na rede móvel para isso tens que escrever AT+CPIN (e o pin do cartão)
3º p/ telefonares, tens que escrever ATD(nº de telefone) (acho que ATH, cancela a chamada) -> se não tiveres microfone ou altifalante ligado, do outro lado não se ouve nada e vice-versa
4º p/ enviar uma mensagem SMS, tens 2 passos -> 1º escreves AT+CMGS (nº de telemóvel), o modem responde ">", escreves a mensagem e p/ enviar carregas no CTRL+Z

Como vês são coisas completamente diferentes
Ricardo Timóteo
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

como diz o amigo nokPT, falas de uma coisa e afinal queres outra

da maneira como falaste da primeira vez, dáva-me a ideia querias ligar um telefne analogico ao modem, afinal é para ligares uma central de alarme

praticamente todas as centrais de alarme teem protocolos de comunicação com modem, seja dos convencionais, ou RDIS, ou GSM ou outro tipo qualquer, ou mesmo tudo ao mesmo tempo, pode acontecer é a central que tens não permitir mensagens tipo SMS, talvez por mensagens pre-gravadas possa

á uns tempos atras, reparei uma que tocava para nossa casa ou telele, e a unica coisa que se ouvia era uns bip´s, cada sequencia de bip´s era um codigo, isto já foi alguns anos, não sei a marca

as mais recentes já tem IP
Jaime Reis
kapitao
Curioso
Curioso

Mensagem por kapitao »

Uma vez mais o meu obrigado pelas respostas.
Peço desculpa de não ter sido claro no inicio, mas a minha questão resumia-se a "se era possivel ligar o modem GSM por forma a portar-se como uma linha telefonica normal"
Ou seja tenho uma central de alarme, para a qual existem modulos GSM, mas que tambem pode ser ligada directamente á linha telefonica (possui ficha RJ11 para ligação directa á rede telefonica normal).
Consoante a programação ela envia mensagens gravadas a nrs pre defenidos.
Como eu tenho um modulo GSM apenas queria saber se com a configuração do mesmo era possivel conecta-lo a ligação da rede telefonica, dado que na pagina do fabricante da central de alarme não consigo muita informação técnica das configurações de saida.
Sei inclusivamente que há modems GSM que emulam directamente a linha telefonica, podemos conectar-les directamente um telefone normal, fazer a marcação do nr e a ligação estabelece-se através da operadora do sim que esta inserido no modem.
Uma vez mais as minhas desculpas e o meu agradecimento pelas respostas.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por jaimereis »

penso eu...de que

se a central permite protocolo GSM, quer dizer que esta tem soft para GSM, se tens um modem GSM deve dar, verifica as configurações

pode acontecer , é, os modulos GSM desse tipo de central trazeram algum hardware que falte nessa central para usar GSM

tenta ver isso
Jaime Reis
Responder

Voltar para “Automatismos / Domótica”