Material rebobinagem

Responder
Terrenas
Curioso
Curioso
Registado: 20 jan 2009, 22:33

Material rebobinagem

Mensagem por Terrenas »

Boas!
Trabalho na reparação de electrodomésticos, Maquinas lavar, frigoríficos, esquentadores, etc.
Muitos electrodomésticos apresentam motores queimados e que, dado ao custo da substituição dos motores, na maioria dos casos, torna inviável economicamente a reparação desses electrodomésticos, prejuízo para mim que não ganho nada com o serviço e prejuízo para o cliente que vai ter de comprar novo equipamento.
Ja recorro a serviço de rebobinagem, mas ainda assim, muitas vezes não compensa os custos.
O ideal seria fazer eu mesmo essa rebobinagem, baixando assim os custos da reparação.
Vou começar uns teste com motores queimados que tenho na oficina a ver no que da.
No entanto desconheço onde poderei adquirir os materiais necessários a essa operação tal como os fios e isolamentos ...
Preciso ainda de me inteirar melhor sobre todo o processo, pelo que se souberem de alguma literatura, links ou dicas sobre este assunto, eu agradeço que me indiquem, tal como revendedores do material para bobinagem.
Abraço!
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Material rebobinagem

Mensagem por jaimereis »

boas

o trabalho de bobinagem é muito dificil, requer mão firme e muita experiencia, e não é praticando nuns motores que se aprende

primeiro necessitas de um enrrolador, uma estufa(não é um forno) até 300 graus, conta espiras, paquimetro, um bom mega-ohmimetro, uns sacas de várias medidas, interiores e exteriores, mais alguma ferramenta e .........alguem que te ensine, não é actividade para auto-didacta.....

mas...força.....não desistas....saber não ocupa
Jaime Reis
Terrenas
Curioso
Curioso

Mensagem por Terrenas »

jaimereis Escreveu:boas

o trabalho de bobinagem é muito dificil, requer mão firme e muita experiencia, e não é praticando nuns motores que se aprende

primeiro necessitas de um enrrolador, uma estufa(não é um forno) até 300 graus, conta espiras, paquimetro, um bom mega-ohmimetro, uns sacas de várias medidas, interiores e exteriores, mais alguma ferramenta e .........alguem que te ensine, não é actividade para auto-didacta.....

Boas!
Obrigado pela colaboração.

Realmente precisava do apoio de alguém da área para tirar algumas duvidas, no entanto já estou lançado no primeiro teste.

já encontrei fornecedor dos materiais necessários.
Tirei o esquema das bobines mas uma coisa me escapou... O motor é de dois pólos com bobina de arranque , o bobinado de trabalho é composto por 5 bobines concêntricas e o de arranque por 4.
Se no estator, um pólo terá que ser N e o outro S, como ligar os bobinados de cada polo de modo a obter os polos correctos no estator?
Basta liga-los em serie, um enrolamento no sentido horário e o outro em anti-horário?
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

falas de motor de rotor em curto-circuito de estator bobinado, motor assincrono monofasico, vulgarmente conhecido por gaiola de esquilo?

o sentido da bobinagem ou do enrrolamente tem que respeitar o sentido da corrente, o fluxo é sempre no mesmo sentido

o enrrolamento é em serie e sempre oposto

ficam 5 bobines de trabalho intercaladas pelas bobines de arranque

a bobine de arranque deve ter ter um condensador em serie para criar desfasamento
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Não ponhas mais do que 150ºC na temperatura da estufa, mas atenção aos materiais que vais usar, depende da classe deles.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Terrenas
Curioso
Curioso

Mensagem por Terrenas »

jaimereis Escreveu:falas de motor de rotor em curto-circuito de estator bobinado, motor assincrono monofasico, vulgarmente conhecido por gaiola de esquilo?
Sim, é esse tipo de motor

jaimereis Escreveu:o sentido da bobinagem ou do enrrolamente tem que respeitar o sentido da corrente, o fluxo é sempre no mesmo sentido
na corrente alterna o fluxo não é nos dois sentidos? alternando em função da frequência?
Terrenas
Curioso
Curioso

Mensagem por Terrenas »

Mário Escreveu:Boas

Não ponhas mais do que 150ºC na temperatura da estufa, mas atenção aos materiais que vais usar, depende da classe deles.

Cump.
Mário
Ainda não comprei materiais mas creio que o fornecedor me poderá aconselhar nesse sentido, amanha ou depois vou as compras.
O motor é de um compressor frigorífico, não será usado para esse fim mas quero fazer como se fosse. algum material especifico para estes motores uma vez que trabalham banhados em óleo?
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas "Terrenas"

Preenche o perfil "profile" faz a apresentação.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”