sim, foi o que eu fiz, partindo do principio que o motor nao tem qualquer problema e a pinça esta dentro dos conformes, usei o valor que acusou na pinça para regular o relé térmicojaimereis Escreveu:não sei onde fui buscar o valor, mas tem razão 1cv = 735,5W, mas penso que confundi com a unidade inglesa
mas, de inico o amigo Rochiinha, diz que não tem chapa, portanto temos que fazer por aproximação e confirmar com a pinça amperimétrica
é a melhor maneira
Calculo de potencias e amperagens em motores trifasicos/mono
Re: Calculo de potencias e amperagens em motores trifasicos/
Re: Calculo de potencias e amperagens em motores trifasicos/
É permanente, o valor é praticamente o mesmo no arranque como depois do arranqueElectro 99 Escreveu:Mas isso é na fase de arranque, ou em regime permanente?Rochiinha Escreveu:jaimereis Escreveu:se diz 1cv é porque tem cerca de 748W, portanto o motor puxa cerca de 1,3A, mais coisa menos coisa, ou fusiveis de 2A, ou um disjuntor-motor em que este valor esteja no meio da escala
ou como diz o colega pedro_mendes......
por acaso aplicando uma pinça amperimetica acusa 2.5A
Re: Calculo de potencias e amperagens em motores trifasicos/
Ui isso é muita complicado, afinal, quando temos a potencia na chapa de caracteristicas do motor, é a util ou absorvida?Electro 99 Escreveu:É verdade. a chapa de caracteristicas refere-se sempre à potência útil (no caso dos motores é a potência mecânica) e a corrente à entrada é calculada através da Potência Absorvida.nelmindo Escreveu:O pessoal esquece-se sempre do rendimento
A potencia que se costuma falar (no caso dos motores) é sempre aquela que está disponível no veio. Logo a potência eléctrica absorvida, será sempre um pouco maior. Nos motores pequenos (0,5CV até 2CV) podemos ter rendimentos da ordem dos 60%, que para uma máquina eléctrica é pouco eficiente.
Rendimento = Potência útil/Potência Absorvida; Potência Absorvida = Potência útil/rendimento
Corrente absorvida = Potência absorvida/(raiz de 3 x Tensão composta x factor de potência)
Deve-se também verificar se o motor funciona, ou não, à plena carga. Caso não funcione têm-se que multiplicar esse factor à corrente absorvida.
Caso o meu raciocinio esteja errado, corrijam-me por favor.
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Re: Calculo de potencias e amperagens em motores trifasicos/
Na chapa de caracteristicas tens a Potência útil. Ou seja, tens a Potência que o motor te disponibiliza (potência mecânica).Rochiinha Escreveu:Ui isso é muita complicado, afinal, quando temos a potencia na chapa de caracteristicas do motor, é a util ou absorvida?Electro 99 Escreveu:É verdade. a chapa de caracteristicas refere-se sempre à potência útil (no caso dos motores é a potência mecânica) e a corrente à entrada é calculada através da Potência Absorvida.nelmindo Escreveu:O pessoal esquece-se sempre do rendimento
A potencia que se costuma falar (no caso dos motores) é sempre aquela que está disponível no veio. Logo a potência eléctrica absorvida, será sempre um pouco maior. Nos motores pequenos (0,5CV até 2CV) podemos ter rendimentos da ordem dos 60%, que para uma máquina eléctrica é pouco eficiente.
Rendimento = Potência útil/Potência Absorvida; Potência Absorvida = Potência útil/rendimento
Corrente absorvida = Potência absorvida/(raiz de 3 x Tensão composta x factor de potência)
Deve-se também verificar se o motor funciona, ou não, à plena carga. Caso não funcione têm-se que multiplicar esse factor à corrente absorvida.
Caso o meu raciocinio esteja errado, corrijam-me por favor.