Calculo de potencias e amperagens em motores trifasicos/mono
Calculo de potencias e amperagens em motores trifasicos/mono
Olá a todos, tenho tido bastante dificuldade no calculo de potencia de motores, e tenho tido alguma necessidade em o saber fazer, pois ainda esta semana tive de ligar um pequeno motor trifásico, sem chapa de caracteristicas, que apenas dizia 1cv, bem e acontece que apliquei um relé térmico mal dimensionado, pois disparava sempre mesmo com a regulação no máximo.
Obrigado a todos
Obrigado a todos
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Re: Calculo de potencias e amperagens em motores trifasicos/
Boas,
Bem colega com essa informação ou melhor sem informação nenhuma a meu ver a unica opção é mesmo medir o consumo do motor a trabalhar e depois com um pouco de experiencia ver realmente se estará certo ou não.
Se´há alguem que me corrija agradecia.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Bem colega com essa informação ou melhor sem informação nenhuma a meu ver a unica opção é mesmo medir o consumo do motor a trabalhar e depois com um pouco de experiencia ver realmente se estará certo ou não.
Se´há alguem que me corrija agradecia.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
se diz 1cv é porque tem cerca de 748W, portanto o motor puxa cerca de 1,3A, mais coisa menos coisa, ou fusiveis de 2A, ou um disjuntor-motor em que este valor esteja no meio da escala
ou como diz o colega pedro_mendes......
Jaime Reis
jaimereis Escreveu:se diz 1cv é porque tem cerca de 748W, portanto o motor puxa cerca de 1,3A, mais coisa menos coisa, ou fusiveis de 2A, ou um disjuntor-motor em que este valor esteja no meio da escala
por acaso aplicando uma pinça amperimetica acusa 2.5A
Pois deve ter, mas pode explicar como faz esse calculo? Obrigadojaimereis Escreveu:então, não tem 1cv , tem mais...
-
- Quadro de Honra
P = Raiz(3)*U*I*cos(fi)
sistema trifasico U = 400V
os motores geralmente têem um cos de(fi) de 0,8
Jaime Reis
-
- Quadro de Honra
como é obvio , a corrente do motor em vazio não é igual com ele em carga, se esta fôr muita a corrente trepa
Jaime Reis
esta semana estava a aplicar essa formula a um outro motor, e os valores nao batiam certo, é por isso que nunca percebi bem issojaimereis Escreveu:P = Raiz(3)*U*I*cos(fi)
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Enviou: 23 vezes
- Agradecimento recebido: 201 vezes
O pessoal esquece-se sempre do rendimento
A potencia que se costuma falar (no caso dos motores) é sempre aquela que está disponível no veio. Logo a potência eléctrica absorvida, será sempre um pouco maior. Nos motores pequenos (0,5CV até 2CV) podemos ter rendimentos da ordem dos 60%, que para uma máquina eléctrica é pouco eficiente.
A potencia que se costuma falar (no caso dos motores) é sempre aquela que está disponível no veio. Logo a potência eléctrica absorvida, será sempre um pouco maior. Nos motores pequenos (0,5CV até 2CV) podemos ter rendimentos da ordem dos 60%, que para uma máquina eléctrica é pouco eficiente.
entao deve ser por faltar o rendimento que os calculos nao batem certonelmindo Escreveu:O pessoal esquece-se sempre do rendimento

-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Enviou: 17 vezes
- Agradecimento recebido: 80 vezes
jaimereis Escreveu:se diz 1cv é porque tem cerca de 748W, portanto o motor puxa cerca de 1,3A, mais coisa menos coisa, ou fusiveis de 2A, ou um disjuntor-motor em que este valor esteja no meio da escala
Boas,
este CV está um pouco gordo, pois 1CV = 735,5W.
ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Mas isso é na fase de arranque, ou em regime permanente?Rochiinha Escreveu:jaimereis Escreveu:se diz 1cv é porque tem cerca de 748W, portanto o motor puxa cerca de 1,3A, mais coisa menos coisa, ou fusiveis de 2A, ou um disjuntor-motor em que este valor esteja no meio da escala
por acaso aplicando uma pinça amperimetica acusa 2.5A
-
- Velha Guarda
- Registado: 26 fev 2009, 18:21
- Enviou: 5 vezes
- Agradecimento recebido: 3 vezes
É verdade. a chapa de caracteristicas refere-se sempre à potência útil (no caso dos motores é a potência mecânica) e a corrente à entrada é calculada através da Potência Absorvida.nelmindo Escreveu:O pessoal esquece-se sempre do rendimento
Rendimento = Potência útil/Potência Absorvida; Potência Absorvida = Potência útil/rendimento
Corrente absorvida = Potência absorvida/(raiz de 3 x Tensão composta x factor de potência)
Deve-se também verificar se o motor funciona, ou não, à plena carga. Caso não funcione têm-se que multiplicar esse factor à corrente absorvida.
Caso o meu raciocinio esteja errado, corrijam-me por favor.
-
- Quadro de Honra
não sei onde fui buscar o valor, mas tem razão 1cv = 735,5W, mas penso que confundi com a unidade inglesa
mas, de inico o amigo Rochiinha, diz que não tem chapa, portanto temos que fazer por aproximação e confirmar com a pinça amperimétrica
é a melhor maneira
mas, de inico o amigo Rochiinha, diz que não tem chapa, portanto temos que fazer por aproximação e confirmar com a pinça amperimétrica
é a melhor maneira
Jaime Reis