Fogão electrico, qual o melhor diferencial?

Responder
Vermelho
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 mai 2011, 15:17

Fogão electrico, qual o melhor diferencial?

Mensagem por Vermelho »

Boa tarde

Eu tenho uma duvida...Para um fogão electrico qual o melhor diferencial? de 30? ou 300mA?

Eu na cozinha usei um diferencial de 30mA, considerando que os equipamentos estão sujeito a um ambiente humido (não sei se esta é a melhor opção) mas um fogão electrico é circuito resistivo, daí eu sugerir uma resolução maior. E já ouvi dizer que certos aparalhos criam correntes de fuga, por isso e que não s deve usar 30 mA em todas as divisões.

Faço esta pergunta porque ainda estou na licenciatura e tenho esta duvida no dimensionamento de uma instalação electrica. Espero não dizer nenhuma barbaridade porque isto ainda é tudo muito complicado para mim.

Cumps
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Re: Fogão electrico, qual o melhor diferencial?

Mensagem por nelmindo »

Bem, relativamente a isso e já que está a estudar, recomendo a ler muitos dos posts publicados aqui no forum, sobre esse assunto.
As pessoas por vezes precisam é de um acompanhamento e as faculdades pecam muito por isso. Atiram com o povo para a selva e o resto que se desenrasque. E não me venham dizer, que é assim que acontece no mercado...
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mario Lopes »

Viva,

Colega, depende do valor da terra, mas o regulamento não obriga a diferenciais de alta sensibilidade, eu uso de 300 mA. Tem que garantir uma tensão de contacto sempre inferior a 50V.

Cumprimentos

Mário Lopes
pedro_mendes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 24 abr 2009, 00:08

Mensagem por pedro_mendes »

Boas,

Colega tudo bem que usa o de 300mA, mas tem que ter em atenção que circuitos de casa de banho e do exteir tem que ter diferêncial de 30mA.

Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
mythandir
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 07 dez 2010, 17:10

Mensagem por mythandir »

Se queres disjuntor diferencial de alta sensibilidade coloca de 30mA senão de 300mA, a minha opinião é que a segurança contra pessoas nunca é demias, portanto se meteres de 30mA não perdes nada, só alguns euros e talvez alguns disparos acidentais, mas estás tudo e todos muito mais seguros.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

mythandir Escreveu:Se queres disjuntor diferencial de alta sensibilidade coloca de 30mA senão de 300mA, a minha opinião é que a segurança contra pessoas nunca é demias, portanto se meteres de 30mA não perdes nada, só alguns euros e talvez alguns disparos acidentais, mas estás tudo e todos muito mais seguros.
Boas,

já agora... porque não, instalar 10mA? Segundo a sua teoria devia ficar aínda mais seguro.

ohmico
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

ohmico Escreveu:
mythandir Escreveu:Se queres disjuntor diferencial de alta sensibilidade coloca de 30mA senão de 300mA, a minha opinião é que a segurança contra pessoas nunca é demias, portanto se meteres de 30mA não perdes nada, só alguns euros e talvez alguns disparos acidentais, mas estás tudo e todos muito mais seguros.
Boas,

já agora... porque não, instalar 10mA? Segundo a sua teoria devia ficar aínda mais seguro.

ohmico

O que o colega quer dizer (antes que alguém comece a atirar pedras), é que nem 8 nem 80.

Qual valor da resistência do terra de protecção no local?

Só a partir daqui é que se pode definir (cumprindo também os valores da legislação nos locais definidos) o valor da sensibilidade do diferencial. Apenas e só por duas razões: qualidade na exploração e protecção das pessoas.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

nelmindo Escreveu:
ohmico Escreveu:
Boas,

ohmico

O que o colega quer dizer (antes que alguém comece a atirar pedras), é que nem 8 nem 80.

Qual valor da resistência do terra de protecção no local?

Só a partir daqui é que se pode definir (cumprindo também os valores da legislação nos locais definidos) o valor da sensibilidade do diferencial. Apenas e só por duas razões: qualidade na exploração e protecção das pessoas.

já é recorrente vêr aqui no fórum opiniões que não têm, às vezes fundamento científico, outras obediência regulamentar.

Não sei porque é que, quando no fórum se tenta chamar, ainda por cima, alguém que se intitula gestor de obras, portanto com responsabilidade no que diz, à realidade, se hão-de considerar "pedradas".

Um pouco de bom senso, quando muito devia levar o interpelado a corrigir, ou fundamentar o que afirmou.

ohmico
Mario Lopes
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jan 2011, 14:37
Been thanked: 14 times

Mensagem por Mario Lopes »

Boas,

É evidente, não é uma questão de proteger as pessoas e estar tudo mais seguro, se existem regras estão, são para cumprir. Se fosse esse o pensar no regulameto existiria um art. a dizer todos os ID, ou DD serão de 30 mA ou 10 mA. Assunto arrumado.
Terá que assegurar uma tensão de contacto inferior a 50V e para isso, adequar a protecção ao valor de terra existente, como acima referi. Terá que proteger as pessoas em primeiro lugar e assegurar a continuidade de serviço, não por defeitos dos equipamentos, mas por maus dimensionamentos.

Cumprimentos,

Mário Lopes
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

coloca 300 e fica bem protegido ...

qualquer coisa é só postar aqui que a malta ajuda ...

até já
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”