Fogão electrico, qual o melhor diferencial?
Fogão electrico, qual o melhor diferencial?
Boa tarde
Eu tenho uma duvida...Para um fogão electrico qual o melhor diferencial? de 30? ou 300mA?
Eu na cozinha usei um diferencial de 30mA, considerando que os equipamentos estão sujeito a um ambiente humido (não sei se esta é a melhor opção) mas um fogão electrico é circuito resistivo, daí eu sugerir uma resolução maior. E já ouvi dizer que certos aparalhos criam correntes de fuga, por isso e que não s deve usar 30 mA em todas as divisões.
Faço esta pergunta porque ainda estou na licenciatura e tenho esta duvida no dimensionamento de uma instalação electrica. Espero não dizer nenhuma barbaridade porque isto ainda é tudo muito complicado para mim.
Cumps
Eu tenho uma duvida...Para um fogão electrico qual o melhor diferencial? de 30? ou 300mA?
Eu na cozinha usei um diferencial de 30mA, considerando que os equipamentos estão sujeito a um ambiente humido (não sei se esta é a melhor opção) mas um fogão electrico é circuito resistivo, daí eu sugerir uma resolução maior. E já ouvi dizer que certos aparalhos criam correntes de fuga, por isso e que não s deve usar 30 mA em todas as divisões.
Faço esta pergunta porque ainda estou na licenciatura e tenho esta duvida no dimensionamento de uma instalação electrica. Espero não dizer nenhuma barbaridade porque isto ainda é tudo muito complicado para mim.
Cumps
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
Re: Fogão electrico, qual o melhor diferencial?
Bem, relativamente a isso e já que está a estudar, recomendo a ler muitos dos posts publicados aqui no forum, sobre esse assunto.
As pessoas por vezes precisam é de um acompanhamento e as faculdades pecam muito por isso. Atiram com o povo para a selva e o resto que se desenrasque. E não me venham dizer, que é assim que acontece no mercado...
As pessoas por vezes precisam é de um acompanhamento e as faculdades pecam muito por isso. Atiram com o povo para a selva e o resto que se desenrasque. E não me venham dizer, que é assim que acontece no mercado...
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Viva,
Colega, depende do valor da terra, mas o regulamento não obriga a diferenciais de alta sensibilidade, eu uso de 300 mA. Tem que garantir uma tensão de contacto sempre inferior a 50V.
Cumprimentos
Mário Lopes
Colega, depende do valor da terra, mas o regulamento não obriga a diferenciais de alta sensibilidade, eu uso de 300 mA. Tem que garantir uma tensão de contacto sempre inferior a 50V.
Cumprimentos
Mário Lopes
-
- Velha Guarda
- Registado: 24 abr 2009, 00:08
Boas,
Colega tudo bem que usa o de 300mA, mas tem que ter em atenção que circuitos de casa de banho e do exteir tem que ter diferêncial de 30mA.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Colega tudo bem que usa o de 300mA, mas tem que ter em atenção que circuitos de casa de banho e do exteir tem que ter diferêncial de 30mA.
Cumprimentos, Pedro Mendes
Pedro Mendes
Se queres disjuntor diferencial de alta sensibilidade coloca de 30mA senão de 300mA, a minha opinião é que a segurança contra pessoas nunca é demias, portanto se meteres de 30mA não perdes nada, só alguns euros e talvez alguns disparos acidentais, mas estás tudo e todos muito mais seguros.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
Boas,mythandir Escreveu:Se queres disjuntor diferencial de alta sensibilidade coloca de 30mA senão de 300mA, a minha opinião é que a segurança contra pessoas nunca é demias, portanto se meteres de 30mA não perdes nada, só alguns euros e talvez alguns disparos acidentais, mas estás tudo e todos muito mais seguros.
já agora... porque não, instalar 10mA? Segundo a sua teoria devia ficar aínda mais seguro.
ohmico
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
ohmico Escreveu:Boas,mythandir Escreveu:Se queres disjuntor diferencial de alta sensibilidade coloca de 30mA senão de 300mA, a minha opinião é que a segurança contra pessoas nunca é demias, portanto se meteres de 30mA não perdes nada, só alguns euros e talvez alguns disparos acidentais, mas estás tudo e todos muito mais seguros.
já agora... porque não, instalar 10mA? Segundo a sua teoria devia ficar aínda mais seguro.
ohmico
O que o colega quer dizer (antes que alguém comece a atirar pedras), é que nem 8 nem 80.
Qual valor da resistência do terra de protecção no local?
Só a partir daqui é que se pode definir (cumprindo também os valores da legislação nos locais definidos) o valor da sensibilidade do diferencial. Apenas e só por duas razões: qualidade na exploração e protecção das pessoas.
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 22 fev 2008, 14:44
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 80 times
nelmindo Escreveu:ohmico Escreveu:Boas,mythandir Escreveu:Se queres disjuntor diferencial de alta sensibilidade coloca de 30mA senão de 300mA, a minha opinião é que a segurança contra pessoas nunca é demias, portanto se meteres de 30mA não perdes nada, só alguns euros e talvez alguns disparos acidentais, mas estás tudo e todos muito mais seguros.
ohmico
O que o colega quer dizer (antes que alguém comece a atirar pedras), é que nem 8 nem 80.
Qual valor da resistência do terra de protecção no local?
Só a partir daqui é que se pode definir (cumprindo também os valores da legislação nos locais definidos) o valor da sensibilidade do diferencial. Apenas e só por duas razões: qualidade na exploração e protecção das pessoas.
já é recorrente vêr aqui no fórum opiniões que não têm, às vezes fundamento científico, outras obediência regulamentar.
Não sei porque é que, quando no fórum se tenta chamar, ainda por cima, alguém que se intitula gestor de obras, portanto com responsabilidade no que diz, à realidade, se hão-de considerar "pedradas".
Um pouco de bom senso, quando muito devia levar o interpelado a corrigir, ou fundamentar o que afirmou.
ohmico
-
- Velha Guarda
- Registado: 12 jan 2011, 14:37
- Been thanked: 14 times
Boas,
É evidente, não é uma questão de proteger as pessoas e estar tudo mais seguro, se existem regras estão, são para cumprir. Se fosse esse o pensar no regulameto existiria um art. a dizer todos os ID, ou DD serão de 30 mA ou 10 mA. Assunto arrumado.
Terá que assegurar uma tensão de contacto inferior a 50V e para isso, adequar a protecção ao valor de terra existente, como acima referi. Terá que proteger as pessoas em primeiro lugar e assegurar a continuidade de serviço, não por defeitos dos equipamentos, mas por maus dimensionamentos.
Cumprimentos,
Mário Lopes
É evidente, não é uma questão de proteger as pessoas e estar tudo mais seguro, se existem regras estão, são para cumprir. Se fosse esse o pensar no regulameto existiria um art. a dizer todos os ID, ou DD serão de 30 mA ou 10 mA. Assunto arrumado.
Terá que assegurar uma tensão de contacto inferior a 50V e para isso, adequar a protecção ao valor de terra existente, como acima referi. Terá que proteger as pessoas em primeiro lugar e assegurar a continuidade de serviço, não por defeitos dos equipamentos, mas por maus dimensionamentos.
Cumprimentos,
Mário Lopes
-
- Velha Guarda
- Registado: 07 abr 2008, 13:20
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 6 times
coloca 300 e fica bem protegido ...
qualquer coisa é só postar aqui que a malta ajuda ...
até já
qualquer coisa é só postar aqui que a malta ajuda ...
até já