Técnico prcisa-se. Disparos constantes sem causa aparente

Responder
zerc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mai 2011, 09:38

Técnico prcisa-se. Disparos constantes sem causa aparente

Mensagem por zerc »

Bom dia a todos

É o meu primeiro post neste forum e refiro desde já que os meus conhecimentos em electricidade são poucos.

Vivo num apartamento ainda em garantia e tenho tido alguns diparos do disjuntor "geral" sem motivo aparente. Por exemplo saio de casa (aparelhos todos desligados - tirando o normal) e quando chego muitas vezes deparo-me com a falta de luz (disjuntor geral em baixo) - ligo o geral e a situação fica resolvida. Outras vezes estou sossegado a ver televisão e acontece a mesma coisa - sempre o disjuntor geral.

Outra situação caricata é a de chegar a casa, não conseguir abrir o portão automatico da minha garagem, e ter que subir ao apartamento para ligar o disjuntor referente á garagem (a própria garagem tem dois disjuntores - 1 para o motor do portão e outro para tomadas e iluminação - que nunca dispararam ??)

Gostaria de saber se me podem indicar alguém na zona de Viseu que me possa fazer uma vstoria/identificar o problema.

Falei com os vizinhos e aparentemente sou o único a ter este problema. Vivo no último andar.

Cumprimentos a todos

José Almeida
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Técnico prcisa-se. Disparos constantes sem causa aparent

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Fiquei com uma pequena dúvida relativamente ao problema com que se depara.
Quais são exactamente os disjuntores a disparar? É apenas o limitador de potência (ACE) ou também o da garagem?
Presumo que o que chama de disjuntor geral seja o limitador da EDP.
zerc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por zerc »

rainbow Escreveu:Bom dia.

Fiquei com uma pequena dúvida relativamente ao problema com que se depara.
Quais são exactamente os disjuntores a disparar? É apenas o limitador de potência (ACE) ou também o da garagem?
Presumo que o que chama de disjuntor geral seja o limitador da EDP.
Bom dia

Mais uma vez peço desculpa pela minha ignorancia.
O disjuntor que dispara mais frequentemente é o geral (é uma patilha preta com a mesma forma de todos os outros mas que desliga a electricidade em toda a casa)

....por vezes acontece disparar o disjuntor referente á garagem (que está localizado no quadro do apartamento-4º andar). Exitem 2 disjuntotres na garagem -cave- que nunca dispararam.
Nenhum dos outros disjuntores alguma vez disparou - mesmo em situações de excesso de carga nalguma zona - dispara-me sempre "geral".

Espero ter conseguido esclarece-lo.

Cumprimentos
José Almeida
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Bom dia.

Bem, visto a instalação ser recente (pelo menos, é o que se depreende da descrição que fez), eu diria que não será o limitador da EDP a disparar, até porque faz referência a situações em que a instalação está com pouco consumo e mesmo assim, o disuntor dispara.
Logo, será o disjuntor ou interruptor diferencial (geral da instalação) a disparar, o que muito provavelmente indicará que existe uma pequena fuga para a terra.
O disjuntor que está no quadro do apartamento, que é referente à garagem, e que também dispara, é um disjuntor diferencial? (Estes disjuntores diferenciam-se dos outros por terem desenhado no próprio dispositivo um pequeno circulo a "envolver" algumas linhas, ou por terem a palavra diferencial inscrita)
omfontes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 mai 2011, 18:45

Mensagem por omfontes »

Boa tarde pelo que me deu a entender o exposto, fiquei também a entender que seria, (em principio), o interruptor diferencial a disparar.
O disparo deste só é feito para protecção das pessoas, ou seja, quando existe um defeito, ou pequena fuga á terra.
Antes de gastar dinheiro num técnico, faça a seguinte experiencia, quando sair de casa, á excepção do frigorifico (senão estraga os alimentos), desligue todos os equipamentos que tenha ligados em tomadas, até mesmo pequenas extensões.
Isto é apenas um diagnóstico. Se chegar a casa e o "geral" não estiver disparado, quer dizer que o problema não será da instalação mas sim um dos equipamentos está com uma falha de isolamento, ou tem a linha de neutro em contacto com a terra.
Se assim fôr vá fazendo por selecção e ligando um a um até ver onde está o problema.

Espero ter a ajudado :D

omfontes
zerc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por zerc »

rainbow Escreveu:Bom dia.

Bem, visto a instalação ser recente (pelo menos, é o que se depreende da descrição que fez), eu diria que não será o limitador da EDP a disparar, até porque faz referência a situações em que a instalação está com pouco consumo e mesmo assim, o disuntor dispara.
Logo, será o disjuntor ou interruptor diferencial (geral da instalação) a disparar, o que muito provavelmente indicará que existe uma pequena fuga para a terra.
O disjuntor que está no quadro do apartamento, que é referente à garagem, e que também dispara, é um disjuntor diferencial? (Estes disjuntores diferenciam-se dos outros por terem desenhado no próprio dispositivo um pequeno circulo a "envolver" algumas linhas, ou por terem a palavra diferencial inscrita)
O disjuntor da garagem que está no apartamento é normal (não é diferencial)
zerc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por zerc »

omfontes Escreveu:Boa tarde pelo que me deu a entender o exposto, fiquei também a entender que seria, (em principio), o interruptor diferencial a disparar.
O disparo deste só é feito para protecção das pessoas, ou seja, quando existe um defeito, ou pequena fuga á terra.
Antes de gastar dinheiro num técnico, faça a seguinte experiencia, quando sair de casa, á excepção do frigorifico (senão estraga os alimentos), desligue todos os equipamentos que tenha ligados em tomadas, até mesmo pequenas extensões.
Isto é apenas um diagnóstico. Se chegar a casa e o "geral" não estiver disparado, quer dizer que o problema não será da instalação mas sim um dos equipamentos está com uma falha de isolamento, ou tem a linha de neutro em contacto com a terra.
Se assim fôr vá fazendo por selecção e ligando um a um até ver onde está o problema.

Espero ter a ajudado :D

omfontes
Vou experimentar

Obrigado e vou "postando" novidades
zerc
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por zerc »

Olá outra vez

Já fiz a experiência de manter tudo desligado e ir ligando alternadamente e nada aconteceu. Passaram 15 dias sem disparos (do diferencial geral) e ontem estavamos sossegados a ver televisão e puff foi-se embora a luz - disparou o diferencial geral. Estavam ligados alguns candeeiros a televisão, o frigorifico e a máquina da louça (já em fim de ciclo de lavagem). Acham que devo chamar um técnico ?

Obrigado
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Sim, será aconselhável chamar um electricista, pois este poderá no local, descobrir a origem do problema.
omfontes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 mai 2011, 18:45

Mensagem por omfontes »

Pelo que diz, a máquina estava em fim de ciclo de lavagem!!!
Ou seja é quando a mesma manda a agua de lavagem pelo tubo de trás directamente para o esgoto.
Faça só mais uma pequena vistoria, e retire para fora a máquina da louça, e verifique se não há agua a chegar á tomada. Pode ser originário de uma fuga da torneira que está atrás da máquina, ou o tubo de escoamento mal colocado no sitio.

Espero ter ajudado

omfontes
Rochiinha
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 out 2010, 20:03

Mensagem por Rochiinha »

Tente ver na proxima vez que for abaixo se a maquina da louça esta a trabalhar,
hdelgado
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 jan 2012, 17:13

Mensagem por hdelgado »

Também quero acrescentar uma dica.

Há uns tempos atrás, fui chamado por uma amiga a tentar resolver uma situação em tudo idêntica. Sem razão aparente o diferencial disparava.

para não perder muito tempo, substitui-lhe o diferencial em causa. Mais tarde vim a saber que esta questão já tinha sido verificado em outros apartamentos do mesmo prédio e li posteriormente num outro fórum, que houve uma série de diferenciais de um determinado fabricante (de momento não me lembro qual, creio que merlin gerin) que saíram para o mercado com problemas ao nível da sua proteção.

O facto é que a minha amiga nunca mais teve problemas com o diferencial e já lá vão uns 6 meses.

Hugo Delgado - HD
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Os unicos equipamentos que ligam e desligam na sua ausencia de casa, é o frigorifico, portanto talvez esteja aí o problema.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Ver se é neutro com tensão, neutro e terra juntos.
Os Homens da Luz
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2011, 23:42
Contacto:

Mensagem por Os Homens da Luz »

zerc,

À pouco tempo atrás fui reparar uma avaria desse género.

Disparava de vez em quando.

A avaria era na 1ª tomada do circuito da cozinha, tinha o neutro mal apertado estava a derreter, de vez em quando aquecia mais um pouco e disparava.
José Mendes
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”