adaptador RS232/RS485
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
adaptador RS232/RS485
boas
á dias comprei por meia duzia de euros um adaptador RS232/RS485 e tem funcionado bem com vários equipamento, seja acesso a variadores de velocidade da Schenneider ou da Grundfos ou ABB, e mesmo com alguns automatos, e controladores de rede tipo PM500 ou PM700
mas , há sempre um mas, com os automatos Siemens S7-200 não dá, apesar da porta ser RS485, dizem eles
o meu portatil não tem porta RS232, por isso uso um cabo USB/RS232 e depois o dito adaptador
alguem tem ideia se é possivel ligar ao Siemens desta maneira?
obrigado
á dias comprei por meia duzia de euros um adaptador RS232/RS485 e tem funcionado bem com vários equipamento, seja acesso a variadores de velocidade da Schenneider ou da Grundfos ou ABB, e mesmo com alguns automatos, e controladores de rede tipo PM500 ou PM700
mas , há sempre um mas, com os automatos Siemens S7-200 não dá, apesar da porta ser RS485, dizem eles
o meu portatil não tem porta RS232, por isso uso um cabo USB/RS232 e depois o dito adaptador
alguem tem ideia se é possivel ligar ao Siemens desta maneira?
obrigado
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Re: adaptador RS232/RS485
Viva,
Com a Siemens tem que ser com o cabo deles! Já tentei com vários USB/RS232 e nenhum deu.
A IBH Softec também tem uns que servem.
Cumps,
Bruno
Com a Siemens tem que ser com o cabo deles! Já tentei com vários USB/RS232 e nenhum deu.
A IBH Softec também tem uns que servem.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Eu diria que o problema é do conversor USB/RS232, apanhar um conversor que dê a 100% é uma sorte, cheguei a apanhar um conversor que dava para fazer tudo (ou quase), fiz upload do programa, entrei online, detectei o problema, só não consegui fazer download.jaimereis Escreveu:...
...
A porta Siemens do S7-200 é RS485, para comunicar com RS232 não é necessário o cabo deles, já vi equipamentos a comunicar com outros cabos (até com placas PCBs e MAXs232 (não é mais barato que o cabo deles, mas ok)).
Ricardo Timóteo
-
- Quadro de Honra
tenho um Edgeport/1 e funciona bem com outros equipamentos como já referi, até mesmo com centrais de controle de acesso e CDI, mas com o S7-200 nada. É que o cabo original é quase do mesmo preço de um automato
se alguem conseguir dar mais ideias agradeço, se não lá vou á Siemens....
se alguem conseguir dar mais ideias agradeço, se não lá vou á Siemens....
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Na saída RS485 do conversor, se souberes em que pinos sai o A e o B, julgo que tens o problema resolvido, pois no S7-200 os pinos utilizados são os seguintes:
Pino 2 - Massa
Pino 7 - + 24Vdc
Pino 3 - B
Pino 8 - A
Eu já experimentei a utilizar um conversor destes e só utilizei os pinos 3 e 8 do S7-200 e funcionou na perfeição, se por acaso não funcionar à primeira experimenta a trocar os fios do 3 com o 8.
Pino 2 - Massa
Pino 7 - + 24Vdc
Pino 3 - B
Pino 8 - A
Eu já experimentei a utilizar um conversor destes e só utilizei os pinos 3 e 8 do S7-200 e funcionou na perfeição, se por acaso não funcionar à primeira experimenta a trocar os fios do 3 com o 8.
-
- Quadro de Honra
caro colega jodsbrum, eu até o pino já fiz e não deu, mas já agora que tipo de conversor RS485 usou?
eu para usar o dito cujo, tenho que usar tambem um cabo USB/RS232, pois o meu portatil não tem porta COM1 de fabrica, é pena, mas quase nenhum tem, não percebo porquê....
se poder dar mais dados do seu equipamento agradeço
eu para usar o dito cujo, tenho que usar tambem um cabo USB/RS232, pois o meu portatil não tem porta COM1 de fabrica, é pena, mas quase nenhum tem, não percebo porquê....
se poder dar mais dados do seu equipamento agradeço
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
O conversor que eu utilizei é mesmo USB/RS485 e é igual ao que vês na imagem anexa e funcionou na perfeição
Como deves saber a comunicação com um autómato, não é plug&play, mesmo com os cabos Siemens, é necessário ter as configurações certas. (Tendo as configurações certa, é tiro e queda)
Sabes qual o baud rate do automato?
Sabes o endereço da porta de comunicação do autómato?
Sabes se está em PPI, MPI ou Freeport?
Sabes se está em Master ou em Slave?
O que tens que fazer é:
1º Por o autómato em STOP -> assim, cortas a parte de MPI, freeport e Master -> ou seja, fica PPI Slave normal (pronto p/ comunicar com o MicroWin)
2º Tens que configurar no MicroWin (ou no Control Panel) o Set PG/PC Interface o PC/PPI Cable (se não existe tens que adicionar)
3º Tens que configurar o PC/PPI Cable, a nível de porta COM (tem que ser a do conversor), nível de baud rate, nível de advanced PPI (ou não), etc...
4º Na janela das comunicações, do lado esquerdo, em baixo, tens uma opção p/ procurar em todos os baud-rates, se poderes activa
5º Na janela das comunicações, do lado direito, tens representada a carta de comunicação (ou o cabo) e por baixo tens Double-Click to Refresh -> Tens que fazer fazer double-click (nessa zona) e esperar pelo resultado, o software, faz um varrimento a todos os endereços de autómato.
6º Se não funcionar, volta a testar com outras configurações do cabo PC/PPI
Há ainda outras questões a ter em conta, por exemplo:
* a porta está boa (a comunicar),
* qual o modelo do S7-200, se for dos modelos iniciais CPU-21x, as comunicações ainda são mais complicadas (há cabos Siemens actuais que não conseguem comunicar com esses modelos)
Se poderes perder o programa do autómato, há ainda um truque p/ comunicar com ele, mas faz factory reset ao autómato todo.
Eu, honestamente, continuo a achar que o problema é do conversor (USB/RS232), tal como já disse, já tive clientes que tiveram muitos problemas com os conversores (mesmo usando cabos Siemens), eu só usei/uso cabos Siemens (e por vezes não comunica há primeira, porque te esqueceste de um checkbox ou do baudrate). Os cabos Siemens podem ser (e alguns são muito) caros, mas o tempo que estás a perder.
De qualquer maneira, nesta altura comprar um cabo p/ S7-200, só se vires que vais ter muitas assistências ou alterações, porque é um autómato que está a ser substituído pelo S7-1200 (neste caso o problema do cabo não se põe porque é Profinet)
Sabes qual o baud rate do automato?
Sabes o endereço da porta de comunicação do autómato?
Sabes se está em PPI, MPI ou Freeport?
Sabes se está em Master ou em Slave?
O que tens que fazer é:
1º Por o autómato em STOP -> assim, cortas a parte de MPI, freeport e Master -> ou seja, fica PPI Slave normal (pronto p/ comunicar com o MicroWin)
2º Tens que configurar no MicroWin (ou no Control Panel) o Set PG/PC Interface o PC/PPI Cable (se não existe tens que adicionar)
3º Tens que configurar o PC/PPI Cable, a nível de porta COM (tem que ser a do conversor), nível de baud rate, nível de advanced PPI (ou não), etc...
4º Na janela das comunicações, do lado esquerdo, em baixo, tens uma opção p/ procurar em todos os baud-rates, se poderes activa
5º Na janela das comunicações, do lado direito, tens representada a carta de comunicação (ou o cabo) e por baixo tens Double-Click to Refresh -> Tens que fazer fazer double-click (nessa zona) e esperar pelo resultado, o software, faz um varrimento a todos os endereços de autómato.
6º Se não funcionar, volta a testar com outras configurações do cabo PC/PPI
Há ainda outras questões a ter em conta, por exemplo:
* a porta está boa (a comunicar),
* qual o modelo do S7-200, se for dos modelos iniciais CPU-21x, as comunicações ainda são mais complicadas (há cabos Siemens actuais que não conseguem comunicar com esses modelos)
Se poderes perder o programa do autómato, há ainda um truque p/ comunicar com ele, mas faz factory reset ao autómato todo.
Eu, honestamente, continuo a achar que o problema é do conversor (USB/RS232), tal como já disse, já tive clientes que tiveram muitos problemas com os conversores (mesmo usando cabos Siemens), eu só usei/uso cabos Siemens (e por vezes não comunica há primeira, porque te esqueceste de um checkbox ou do baudrate). Os cabos Siemens podem ser (e alguns são muito) caros, mas o tempo que estás a perder.
De qualquer maneira, nesta altura comprar um cabo p/ S7-200, só se vires que vais ter muitas assistências ou alterações, porque é um autómato que está a ser substituído pelo S7-1200 (neste caso o problema do cabo não se põe porque é Profinet)
Ricardo Timóteo
-
- Quadro de Honra
tambem penso que o problema seja do conversor USB/RS232
vou tentar comprar o cabo que o colega jodsbrum tem
pedi emprestado um cabo original Siemens RS232/PPI e não consegui nada
outra pegunta....tenho o software MicroWin a correr numa maquina virtual XP sobre o Windows 7 Pro, poderá existir algum problema aqui?
vou tentar comprar o cabo que o colega jodsbrum tem
pedi emprestado um cabo original Siemens RS232/PPI e não consegui nada
outra pegunta....tenho o software MicroWin a correr numa maquina virtual XP sobre o Windows 7 Pro, poderá existir algum problema aqui?
Jaime Reis
Só usei uma vez máquina virtual do windows 7 PRO, e não gostei, por norma, uso o VBox (a máquina é mais rápida e mais configurável).
No caso da Vbox, apesar de permitir o funcionamento das portas RS232 (nativas do PC), são necessários alguns passos p/ as por a funcionar efectivamente.
Já usei o MicroWin dentro da VBox, mas honestamente não me lembro se usei o cabo USB/PPI ou o cabo RS232/PPI ou se usei os 2, mas tenho a ideia que consegui por a funcionar, não posso é dizer com certeza absoluta.
No caso da Vbox, apesar de permitir o funcionamento das portas RS232 (nativas do PC), são necessários alguns passos p/ as por a funcionar efectivamente.
Já usei o MicroWin dentro da VBox, mas honestamente não me lembro se usei o cabo USB/PPI ou o cabo RS232/PPI ou se usei os 2, mas tenho a ideia que consegui por a funcionar, não posso é dizer com certeza absoluta.
Ricardo Timóteo
-
- Quadro de Honra
FINALMENTE
ao fim de tanto tempo consegui!!!
queria agradecer a todos os camaradas que me ajudaram
comprei o dito cujo no ebay, e já comunica
e corre aparentemente bem sobre uma maquina virtual XP no 7
custou 11 aereos, bem diferente dos 150+IVA da SIEMENS...............................................................................................CHULOS
mais uma vez, obrigado
ao fim de tanto tempo consegui!!!
queria agradecer a todos os camaradas que me ajudaram
comprei o dito cujo no ebay, e já comunica
e corre aparentemente bem sobre uma maquina virtual XP no 7
custou 11 aereos, bem diferente dos 150+IVA da SIEMENS...............................................................................................CHULOS
mais uma vez, obrigado
Jaime Reis